Artigo científico apresenta a música como aliada nos estudos

Artigo científico apresenta a música como aliada nos estudos

A música como aliada na preparação / estudos para Exame da OAB
Que a música faz bem à saúde todo mundo já sabe. Pesquisas recentes tem demonstrado que ela também pode deixá-lo mais esperto. Então, para todos aqueles que pensam que estudar é tedioso, aqui vai mais uma forma de tornar a sua preparação muito mais leve e melhorar o seu desempenho na preparação para o Exame de Ordem.
 
Uma pesquisa feita pelo serviço de streaming de música Spotify, com a análise técnica de um psicólogo, descobriu que os estudantes que ouvem música enquanto estudam estão mais propensos a ter um melhor desempenho em provas e atividades acadêmicas.
 
Mas não é qualquer música. A pesquisa identificou que é importante escolher a música certa para o tema que você está estudando.
 
A investigação descobriu que, a fim de estimular a aprendizagem e melhorar a concentração, os estudantes que ouviam música clássica (com 60-70 batidas por minuto) ao estudar marcou em média 12 por cento mais em seus exames que exigiam raciocínio lógico.
 
A melodia e o tom gama na música clássica ajudam os alunos a estudar mais tempo e reter mais informações. Ao ouvir música clássica sua mente fica mais calma, alerta, estimulada e a concentração é aumentada. E este é estado ideal para seu cérebro aumentar o aprendizado.
 
Se você, por outro lado, está tendo dificuldades para sentar e estudar propriamente, saiba que música Pop com 50-80 bpm (batimentos por minuto) pode lhe ajudar. Este tipo de música estimula o lado esquerdo do cérebro, responsável por processar a informação factual e resolver problemas. Tem efeito calmante sobre a mente, permitindo o cérebro aprender mais e lembrar de fatos novos com maior facilidade. Ouvir este tipo de canção antes de iniciar os estudos irá elevar o seu estado de ânimo.
 
No fim desta publicação deixarei indicações de músicas que se encaixam no estilo e número de batidas acima sugeridas. Mas e se você não gosta de música clássica, ou de música pop, como fica?
 
Tenha em mente que a música faz bem e ponto final. Escolha a música que você gosta e está familiarizado. Evite músicas que vão de um ritmo acelerado, em seguida suave, alto e, em seguida, acelerado novamente. A mudança de intensidade será perturbadora para o seu cérebro e irá puxar sua atenção para longe. Mas  música instrumental (sem letra) é geralmente sempre o melhor caminho a percorrer.
 
Para muitos estudar é uma tarefa dolorosa. Para diminuir essa dor, a música pode ser o antídoto perfeito. Então, por que não usá-lo para sua vantagem? Escolhendo com cuidado, só há benefícios.
 
 

Músicas clássicas que aumentam o aprendizado

  • Beethoven, o Concerto para Violino e Orquestra em D Major, Op 61
  • Tchaikovsky, o Concerto No. 1 em B bemol menor para Piano e Orquestra
  • Mozart, Concerto para Violino e Orquestra, Concerto No. 7 in D major
  • Haydn, Sinfonia Nº 67 em Fá Maior; Symphony No.69 em B. Maior
  • Beethoven, Concerto No. 5 em Mi bemol maior para piano e orquestra, Op. 73 (“Imperador”)

 
 

Músicas Clássicas que aumentam a memorização

  • Corelli, Concerti Grossi, Op. 6, N ° 2, 8, 5, 9.
  • Handel, The Water Music.
  • JS Bach, Fantasia em Sol maior, Fantasia in C Minor e Trio in D minor; As variações canônicas e Toccata.
  • Corelli, Concerti Grossi, Op. 4, N ° 10, 11, 12
  • Vivaldi, Cinco Concertos para Flauta e Orquestra de Câmara.

 
 

Música Pop Nacional para antes do estudo

 
Claro que estas são apenas indicações de algumas músicas para você ter uma ideia do tipo de música que trouxe e apresentei como benignas ao cérebro na a sua preparação para o exame de ordem. Faça você mesmo a sua playlist ideal para os estudos e compartilhe conosco.
 
Por que, a partir de agora, ouvir ESTUDAR será música para os seus ouvidos.
 
Confira o artigo científico que utilizei para referenciar a matéria de hoje, clique aqui.