Estudo Estatístico sobre Exame da OAB

Estudo Estatístico sobre Exame da OAB

Estudo divulga índice de aprovação na OAB por Estado

Nesta última sexta-feira, dia 14/02, a OAB em parceria com a FGV Projetos divulgou estudo que compila uma série de estatísticas de desempenho referentes às últimas nove edições do Exame de Ordem. Os resultados desta análise são apresentados a partir de diferentes enfoques e critérios, colaborando para uma avaliação multidimensional do desempenho dos candidatos ao longo das edições contempladas.

Nas primeiras páginas do estudo, a OAB apresenta uma seção designada exclusivamente à apresentação da importância do Exame da OAB e seu reflexo na melhoria da qualidade de ensino das Ciências Jurídicas e da melhor qualificação dos novos ingressos ao quadro de advogados da OAB.

A seguir é apresentada a evolução do crescimento do número de Cursos de Direito no Brasil, conforme ilustra o gráfico a seguir. A partir do grande crescimento da oferta de cursos, a Ordem dos Advogados do Brasil passou a ter desafios ainda maiores para a manutenção da qualidade de ingressos em seu quadro de advogados, o que levou a diversas mudanças na instituição e no próprio Exame de Ordem.

Gráfico 1: Evolução do número de Cursos de Direito

Evolução do número de Cursos de Direito

Em decorrência do incremento da oferta de cursos de Direito e do grande aumento no número de inscrições ao Exame de Ordem, fica cada vez mais latente a necessidade de monitoramento e análise de dados estatísticos a respeito deste cenário, visando a melhoria tanto do Exame como da própria Instituição. Através da tabela a seguir, pode-se visualizar o incremento de examinandos a cada edição.

Tabela 1: Incremento de Examinandos por Edição do Exame da OAB

Incremento de Examinandos por Edição do Exame da OAB

O estudo ainda demonstra que há uma grande concentração de inscrições nas regiões Sul e Sudeste. Para ter uma ideia do volume de inscritos nestas regiões, somente o Estado de São Paulo concentrou 21,9% do total de inscritos, o que representa 86.659 candidatos, seguido por Minas Gerais (11,2%) e Rio de Janeiro (9,6%) no ranking de número de inscrições por Estado.

Outro dado de bastante destaque no estudo é a apresentação da evolução de desempenho dos examinandos em cada uma das edições que fazem parte do estudo, conforme apresentado na próxima tabela.

Tabela 2: Evolução do desempenho por fase e edição do Exame da OAB

Evolução do desempenho por fase e edição do Exame da OAB

Para finalizar os dados de maior relevância apresentados no estudo, foi elaborada uma tabela que apresenta a taxa de aprovação por Estado.

Tabela 3: Aprovação no Exame da OAB por Estado

Aprovação no Exame da OAB por Estado

O Estado do Ceará atingiu neste estudo o índice de 54, 9% de aprovação, seguido por Rio Grande do Sul (51,2%) e Minas Gerais (50,6%). Na outra ponta do ranking de aprovação por Estados aparecem Amapá (33,3%),Amazonas (34,8%) e Roraima (36,7%).

Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.