Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Prova da Ordem

por

Site especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame de Ordem. Conquiste sua aprovação na OAB!

Estudo Estatístico sobre Exame da OAB

Nesta última sexta-feira, dia 14/02, a OAB em parceria com a FGV Projetos divulgou estudo que compila uma série de estatísticas de desempenho referentes às últimas nove edições do Exame de Ordem. Os resultados desta análise são apresentados a partir de diferentes enfoques e critérios, colaborando para uma avaliação multidimensional do desempenho dos candidatos ao longo das edições contempladas.

Nas primeiras páginas do estudo, a OAB apresenta uma seção designada exclusivamente à apresentação da importância do Exame da OAB e seu reflexo na melhoria da qualidade de ensino das Ciências Jurídicas e da melhor qualificação dos novos ingressos ao quadro de advogados da OAB.

A seguir é apresentada a evolução do crescimento do número de Cursos de Direito no Brasil, conforme ilustra o gráfico a seguir. A partir do grande crescimento da oferta de cursos, a Ordem dos Advogados do Brasil passou a ter desafios ainda maiores para a manutenção da qualidade de ingressos em seu quadro de advogados, o que levou a diversas mudanças na instituição e no próprio Exame de Ordem.

Gráfico 1: Evolução do número de Cursos de Direito

Evolução do número de Cursos de Direito

Em decorrência do incremento da oferta de cursos de Direito e do grande aumento no número de inscrições ao Exame de Ordem, fica cada vez mais latente a necessidade de monitoramento e análise de dados estatísticos a respeito deste cenário, visando a melhoria tanto do Exame como da própria Instituição. Através da tabela a seguir, pode-se visualizar o incremento de examinandos a cada edição.

Tabela 1: Incremento de Examinandos por Edição do Exame da OAB

Incremento de Examinandos por Edição do Exame da OAB

O estudo ainda demonstra que há uma grande concentração de inscrições nas regiões Sul e Sudeste. Para ter uma ideia do volume de inscritos nestas regiões, somente o Estado de São Paulo concentrou 21,9% do total de inscritos, o que representa 86.659 candidatos, seguido por Minas Gerais (11,2%) e Rio de Janeiro (9,6%) no ranking de número de inscrições por Estado.

Outro dado de bastante destaque no estudo é a apresentação da evolução de desempenho dos examinandos em cada uma das edições que fazem parte do estudo, conforme apresentado na próxima tabela.

Tabela 2: Evolução do desempenho por fase e edição do Exame da OAB

Evolução do desempenho por fase e edição do Exame da OAB

Para finalizar os dados de maior relevância apresentados no estudo, foi elaborada uma tabela que apresenta a taxa de aprovação por Estado.

Tabela 3: Aprovação no Exame da OAB por Estado

Aprovação no Exame da OAB por Estado

O Estado do Ceará atingiu neste estudo o índice de 54, 9% de aprovação, seguido por Rio Grande do Sul (51,2%) e Minas Gerais (50,6%). Na outra ponta do ranking de aprovação por Estados aparecem Amapá (33,3%),Amazonas (34,8%) e Roraima (36,7%).

Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.