Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Escrita Manual é essencial na preparação para 2ª Fase da OAB
Avatar Prova da Ordem

por

Site especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame de Ordem. Conquiste sua aprovação na OAB!

Escrita Manual é essencial na preparação para 2ª Fase da OAB

Na preparação para a prova de 2ª Fase do Exame de Ordem, você deve ter em mente que é extremamente importante a prática com escrita manual. Na matéria de hoje, vamos apresentar algumas informações que você precisa saber para uma preparação adequada à prova de 2ª fase.

Muitos dos examinandos que se prepararam para o Exame de Ordem utilizam computadores e laptops para redigirem suas peças, no espaço de tempo que estaria destinado ao “treino” para a prova de 2ª fase.  Apesar disso, você deve ter em mente que no dia da prova será disponibilizado apenas papel e caneta para resolver sua peça e questões dissertativas, sendo que todo o treino executado em seu computador de pouco lhe ajudará na hora da prova.

Que o computador e demais dispositivos tecnológicos auxiliam o examinando através de todo o conteúdo disponível na internet e demais vias digitais é inegável. Apesar disto,o treino na elaboração de peças através de meios digitais é algo inapropriado para a prova de segunda fase,uma vez que a escrita manual é completamente diferente. Escrever um parágrafo, por exemplo, usando um teclado ou qualquer outro dispositivo eletrônico, exige muito menos tempo comparado com a escrita manual do mesmo texto. Além disto, o espaçamento entre letras/caracteres e palavras, o tamanho de letra/fonte e o próprio corretor ortográfico formam um ambiente totalmente diferente daquele que você terá no dia de sua prova.

IMPORTANTE: use e abuse do computador e demais dispositivos tecnológicos. Estes têm muito a agregar na sua preparação para o Exame de Ordem. Apesar disto, o treino para a prova de 2ª Fase deve ser manualmente, para que você tenha um melhor aproveitamento no dia de sua prova.

 

Caderno Oficial de Prova

Um detalhe que pode fazer toda a diferença; esta é a melhor forma de descrever a necessidade de utilização do caderno oficial de prova para responder a peça e questões dissertativas. Muitos examinandos que fazem simulados para a segunda fase da OAB utilizam cadernos ou até mesmo folhas em branco para elaborar suas peças, o que é um grande equívoco. O caderno oficial de prova possui espaçamentos únicos e este pequeno detalhe pode significar diversas linhas a mais ou a menos no dia de sua prova, experiência que ninguém gostaria de passar. Acostume-se ao caderno oficial. No dia da prova seu espaço será este!!

 

Hábito no manuseio de seu Vade Mecum

Seguindo essa mesma linha de pensamento, surge a necessidade de utilização do Vade Mecum impresso, em substituição aos materiais digitais, em sua preparação diária para a prova da 2ª Fase. Dominar a utilização do Vade Mecum poderá trazer impacto muito positivo em sua nota final,uma vez que este será seu único aliado no dia da prova.

Em relação à versão de Vade Mecum que você pretende utilizar para a prova de 2ª Fase, dê sempre preferência para o material mais atualizado, tendo em vista que a FGV pode cobrar atualizações legislativas e súmulas que saíram até a data de publicação do edital da prova e que você não encontrará no Vade de anos anteriores.

Nessa fase de preparação para a 2ª Fase, evite pesquisas na internet, apostilas e resumos. Faça do Vade Mecum uma extensão de seu conhecimento, utilizando em TODOS os dias daqui por diante. Você poderá precisar dele no dia da prova e se você não estiver dominando a pesquisa no índice remissivo e seu padrão de marcações, você perderá muito tempo na consulta, sendo que a FGV geralmente vence os examinandos pelo relógio.

Dicas para TURBINAR seu Vade Mecum

Sugestão de marcações para seu Vade Mecum

 

Identificação da peça

A prova de segunda fase tem uma peculiaridade muito importante: a identificação da peça é crucial para sua aprovação. Se você errar na identificação da mesma, você não terá chances de aprovação. Por esse motivo, sugerimos que durante a sua preparação você aproveite para aprimorar sua prática na identificação de peças e respectivas fundamentações.  A identificação correta da peça será o ponto de partida para sua aprovação, mas vale ressaltar também a necessidade de indicação correta e completa do Nomem Iuris e fundamento legal.

Para avaliar sua preparação para identificação de peças, propomos um exercício bem fácil de fazer. Sem auxílio de nenhum material de apoio, liste numa folha de papel as possíveis peças cabíveis em sua prova prático-profissional. A seguir, identifique a fundamentação legal para cada uma delas, também sem apoio de nenhum material. A facilidade com que você executa esse breve exercício, abrangendo TODAS as possibilidades, apontará o quão você está preparado em relação à identificação de peças.

Confira as peças mais recorrentes na 2ª Fase da matéria de sua escolha.

 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.