Com 10 dias para 1ª Fase da OAB, o que priorizar?

Com 10 dias para 1ª Fase da OAB, o que priorizar?

Com 10 dias para 1ª Fase da OAB, o que priorizar?

Reta final de preparação para a prova de primeira fase, o maior desafio do Exame de Ordem. Com apenas 10 dias para a prova, a dúvida sobre o que priorizar nos estudos faz parte das incertezas da grande maioria dos examinandos em relação ao exame. Na matéria de hoje vamos apresentar algumas dicas de como e o que você deve estudar, visando seu melhor aproveitamento na prova objetiva.

A primeira coisa que você precisa para fazer o desfecho de sua preparação para a prova objetiva do Exame de Ordem é identificar seu nível de preparação. Para isso, não há mistérios. Aplique um simulado de 80 questões, sem consulta, com cronometro em mãos e deixando para olhar o gabarito somente ao final da prova. Sugerimos que você utilize um de nossos simulados, que foram montados com a mesma proporção de questões por matéria. Para fazer o download, clique aqui.

Primeira dica para 1ª fase OAB

Mensurar seu nível de Aproveitamento

Ao final deste simulado, veja qual foi seu aproveitamento total. Você conseguiria os 40 pontos necessários para sua aprovação? Lembre-se que a grande maioria dos examinandos fica entre 36 – 39 acertos e a banca examinadora, sabendo disso, não tem facilitado em relação às anulações. No dia da prova você terá que fazer o mínimo de 40 acertos para conquistar sua aprovação. Depender de anulação é praticamente o mesmo que contar com MILAGRES, mesmo havendo erros gritantes na prova!!

 A visão do todo é essencial para saber seu nível de preparação, mas a melhor análise será feita com a soma das partes. Após fazer a leitura de seu aproveitamento geral, faça o cálculo de seu aproveitamento por matéria. Para saber seu aproveitamento em cada matéria o cálculo é bem simples:

O simulado possui 7 questões de Direito Civil.

Obtive 6 acertos em Direito Civil.

Qual meu aproveitamento em Direito Civil?

Aproveitamento em Direito Civil (%) = ( 6 / 7 ) x 100 = 85,71%



Segunda dica para 1ª fase OAB

Identificar Pontos Fortes e Pontos Fracos

Mas agora que você já sabe seu aproveitamento por matéria, o que fazer?

Seu próximo passo deve ser comparar aproveitamento por matéria com o dos demais examinandos.  A seguir, apresentamos um estudo estatístico divulgado pela própria FGV com o aproveitamento por matéria do II ao X Exame de Ordem. Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.

 

1º) Ética Profissional – 64,4% de aproveitamento médio (10 questões)

2º) Direito do Consumidor – 61,7% de aproveitamento médio (2 questões)

3º) Filosofia do Direito – 60,6% de aproveitamento médio (2 questões)

4º) Estatuto da Criança e do Adolescente – 55,1% de aproveitamento médio (2 questões)

5º) Direitos Humanos – 48,3% de aproveitamento médio (3 questões)

6º) Direito Administrativo – 48,1% de aproveitamento médio (6 questões)

7º) Direito Ambiental – 47,1% de aproveitamento médio (2 questões)

8º) Processo Penal – 45,5% de aproveitamento médio (5 questões)

9º) Direito Tributário – 45,3% de aproveitamento médio (4 questões)

10º) Direito do Trabalho – 41,7% de aproveitamento médio (6 questões)

11º) Direito Constitucional – 41,6% de aproveitamento médio (7 questões)

12º) Direito Civil – 40,6% de aproveitamento médio (7 questões)

13º) Direito Internacional – 40,3% de aproveitamento médio (2 questões)

14º) Processo Civil – 39,6% de aproveitamento médio (6 questões)

15º) Processo do Trabalho – 38,9% de aproveitamento médio (5 questões)

16º) Direito Penal – 38,0% de aproveitamento médio (5 questões)

17º) Direito Empresarial – 31,8% de aproveitamento médio (5 questões)



Terceira dica para 1ª fase OAB

Redirecionando seus Estudos

Saber seus pontos fortes e fracos é essencial para ser bem sucedido em uma prova tão difícil com a 1ª fase da OAB. Em suma, as matérias que você tiver desempenho abaixo de 50% devem ser REVISADAS. Se o desempenho for abaixo de 50% e também abaixo do aproveitamento médio dos demais examinandos, você acaba de identificar um pouco fraco que pode lhe custar a REPORVAÇÃO! Dê maior ênfase no estudo das matérias consideradas como ponto fraco e assim aumente suas chances de aprovação.

Mas com tão pouco tempo para estudar, você precisa de técnicas de estudos que amplifiquem a assimilação do conteúdo e sua fixação. Nesse momento é que a resolução de questões se apresenta como a melhor técnica de estudo para essa reta final. Diferentemente do formato de simulação de prova utilizado para mensurar seu nível de preparação, a resolução de questões também deve ser utilizada no formato ESTUDO. A resolução de questões como técnica de estudo é a melhor forma de preparação para Exame da OAB e Concursos segundo a publicação científica Psychological Science in the Public Interest.

Para utilizar a resolução de questões no formato estudo a abordagem é um pouco diferente da mensuração de seu nível de preparação, que simula as condições de prova (tempo cronometrado e sem material de apoio). No formato estudo, a consulta do gabarito da questão deve ser feita imediatamente após sua resolução; você pode utilizar diferentes materiais de apoio antes e/ou depois de conferir o gabarito; não há necessidade de mensuração do tempo despendido em cada questão, afinal,você está estudando; e também é bastante aconselhável que você justifique porque cada uma das alternativas está correta / incorreta.

Utilizando este formato de estudo, você estará melhorando a assimilação do conteúdo desejado, estudando o efetivamente é cobrado no Exame de Ordem e no formato específico em que irá este será apresentado.