Recorrência das Peças cobradas na 2ª Fase da OAB

Recorrência das Peças cobradas na 2ª Fase da OAB

Recorrência das Peças cobradas na 2ª Fase da OAB

Na matéria de hoje vamos tratar de dois assuntos imprescindíveis para sua aprovação na 2ª Fase do Exame da OAB. A estruturação do esqueleto e a prática na identificação da peça são dois fatores cruciais para sua aprovação. Para facilitar sua preparação na identificação de peças, apresentamos um estudo muito interessante que analisa a recorrência das peças ao longo dos últimos 7 anos que o Exame de Ordem é aplicado.

Você já está preparado? Vamos começar?

 

Esqueleto de sua peça

Uma das técnicas mais importantes para a prova de 2ª fase com certeza é estruturar o esqueleto da peça prático-profissional, algo que lhe trará uma nova perspectiva para aprovação no Exame de Ordem. O esqueleto tem a serventia de assumir o papel de um mapa para um bom desempenho na peça, uma vez que certifica que o candidato cumpriu alguns dos critérios especificados no edital e auxilia no processo de fundamentação legal.

Como este tópico é um pouco extenso, decidimos por tratá-lo em separado. Clique aqui para entender como montar o esqueleto de sua peça pode trazer sua aprovação na 2ª fase do Exame da OAB.

 
 

Identificação da peça

A prova de segunda fase tem uma peculiaridade muito importante: a identificação da peça é crucial para sua aprovação. Se você errar na identificação da mesma, você não terá chances de aprovação. Por esse motivo, sugerimos que durante a sua preparação você aproveite para aprimorar sua prática na identificação de peças e respectivas fundamentações.  A identificação correta da peça será o ponto de partida para sua aprovação, mas vale ressaltar também a necessidade de indicação correta e completa do Nomem Iuris e fundamento legal.

Para avaliar sua preparação para identificação de peças, propomos um exercício bem fácil de fazer. Sem auxílio de nenhum material de apoio, liste numa folha de papel as possíveis peças cabíveis em sua prova prático-profissional. A seguir, identifique a fundamentação legal para cada uma delas, também sem apoio de nenhum material. A facilidade com que você executa esse breve exercício, abrangendo TODAS as possibilidades, apontará o quão você está preparado em relação à identificação de peças.

Clique aqui para visualizar TODAS as peças cobradas desde 2007.

 
 

Peças mais recorrentes em Direito Administrativo

Recorrência de peças em Direito Administrativo - 2ª Fase Exame da OAB

 
 

Peças mais recorrentes em Direito Civil

Recorrência de peças em Direito Civil - 2ª Fase Exame da OAB

 
 

Peças mais recorrentes em Direito Constitucional

Recorrência de peças em Direito Constitucional - 2ª Fase Exame da OAB

 
 

Peças mais recorrentes em Direito do Trabalho

Recorrência de peças em Direito do Trabalho - 2ª Fase Exame da OAB

 
 

Peças mais recorrentes em Direito Empresarial

Recorrência de peças em Direito Empresarial - 2ª Fase Exame da OAB

 
 

Peças mais recorrentes em Direito Penal

Recorrência de peças em Direito Penal - 2ª Fase Exame da OAB

 
 

Peças mais recorrentes em Direito Tributário

Recorrência de peças em Direito Tributário - 2ª Fase Exame da OAB