Grandes VACILOS cometidos na 1ª Fase da OAB

Grandes VACILOS cometidos na 1ª Fase da OAB

Grandes VACILOS cometidos na 1ª Fase da OAB

A prova objetiva do Exame de Ordem será seu primeiro desafio rumo à aprovação. Um pequeno detalhe faz TODA diferença entre a lista de aprovados e o universo de reprovados, portanto FIQUE ATENTO às informações que vamos apresentar! Que a prova é uma verdadeira PEDREIRA e que você deve estar devidamente preparado para isso, você já deve estar cansado de saber.

Nessa matéria reunimos os seis grandes erros que a maioria dos reprovados cometeram ao longo desses últimos anos que a prova tem sido aplicada. E claro, também ouvimos os depoimentos dos aprovados, que nos compartilharam suas estratégias rumo à aprovação.

Algo que você precisa ter em mente é que o Exame da OAB é feito para reprová-lo. A banca examinadora tem uma meta de reprovação para ser alcançada e se você não se preparar, vai acabar contribuindo para o seu cumprimento! Por trás das 80 questões que você será submetido, há uma matemática dos grupos de matérias mais relevantes para sua aprovação. Outro dado importante é o estudo estatístico de assuntos mais recorrentes na 1ª Fase do Exame da OAB. Você PRECISA saber desses detalhes para poder dar o devido direcionamento aos seus estudos.

Mas a intenção de hoje é apresentar os seis grandes ERROS cometidos na 1ª Fase!

Então, vamos começar…

 
 

1)      Falta de Planejamento

Planejamento e Sucesso são duas palavras que se atraem. Planejamento traz sucesso, da mesma forma com que o sucesso depende do planejamento. Isso é FATO, não há como negar. Nos estudos, na formação de uma carreira, em sua vida pessoal… Se você almeja o sucesso, você terá que conviver com o PLANEJAMENTO.

Em se tratando de planejamento para o Exame da OAB, você deve primeiramente criar uma rotina de estudos. Quantas horas você vai estudar por dia? Como você irá encaixar esse intervalo de horas em sua rotina diária? Quanto tempo você irá se dedicar a cada uma das 17 matérias? E talvez o mais importante: você já possui um CONOGRAMA de Estudos? Para resolver esses dois últimos questionamentos, preparamos um excelente material. Clique aqui para baixar nosso Cronograma de Estudos para 1ª Fase.

 

Falta de Planejamento no estudo para Exame da OAB

 
 

2)      Chegar atrasado ao local da prova

Você já imaginou o tamanho da frustração de uma pessoa que se prepara durante 4 meses para a prova de 1ª Fase (sem falar nos anos de graduação!) e chega no dia da prova, por uma mera distração, acaba chegando atrasada e PERDENDO uma grande oportunidade de começar a advogar mais cedo?

Acredite se quiser, mas todas as edições do Exame da OAB que acompanhei, SEMPRE tem um grupo  candidatos que, ao perceber o atraso, ficam completamente desolados…

Está no edital e não tem “jeitinho brasileiro”…. Os portões fecham às 13hrs e quem se atrasar, PERDE A PROVA!

Evite problemas, chegue com 30 minutos de antecedência e faça sua prova tranquilamente! 

 
 

3)      Perda de controle Emocional

O nervosismo faz parte do Exame de Ordem. Todos ficam nervosos na hora da prova, sem exceções! O que não pode ocorrer é um descontrole emocional, algo que tire sua concentração e prejudique sua capacidade de discernimento…

Você precisa ter em mente que a prova é um obstáculo que separa sua formação de uma carreira de sucesso, mas não faça desse obstáculo uma montanha intransponível! Encare a prova de forma leve, não a transforme em um monstro de sete cabeças se não quiser ter de fazer o Exame sete vezes para aprovar!

Caso você precise de algumas dicas sobre como melhorar seu controle emocional, clique aqui.

 

Perda do controle emocional no estudo para Exame da OAB

 
 

4)      Na dúvida, opte sempre pela primeira escolha!

Fiquem pasmos, mas um dado que tenho notado empiricamente dentre os examinandos da OAB é que: na dúvida entre duas alternativas, a primeira escolha geralmente é a que possui maior probabilidade de estar correta (ou pelo menos tem maior recorrência de estar). Isso não possui nenhum dado estatístico ou estudo científico por trás… Essa é apenas uma percepção que temos coletado empiricamente dentre os usuários do site Prova da Ordem, mas,acredite ou não,é bem RECORRENTE.

Explicar o porquê ou como poderia existir uma correlação é algo muito difícil de atestar e nem seria nossa intenção nesse momento. Fato é que em muitas questões você ficará em dúvida entre duas alternativas. Possivelmente, numa primeira análise seus conhecimentos identificarão uma opção como sendo a melhor resposta, mesmo sem ter certeza disso. Mas, talvez numa segunda análise você acabe mudando de ideia… Em casos como esse, geralmente a primeira opção é a correta, mesmo sem haver uma explicação lógica para isso…

Em casos como esse, acredite em sua primeira percepção!

 
 

5)      Ingerência do tempo de prova

Um dos maiores erros dentre os examinandos da 1ª Fase da OAB é a ingerência em relação ao tempo de prova. Essa falta de monitoramento do tempo disponível pode resultar em diversas consequências: chutar questões sem ao menos ler o enunciado; deixar questões sem resposta por falta de tempo; se atrapalhar na transcrição de respostas para o caderno oficial ou pior, não ter tempo de fazê-lo.

Todos esses efeitos colaterais são consequências da ingerência do tempo de prova. E para ter maior controle do tempo disponível, não existe remédio, só a prática poderá lhe ajudar! Para isso, você deverá fazer simulados reais, com 80 questões e tempo cronometrado. Para isso, existem sites como o Prova da Ordem, especializado na aplicação de simulados para sua aprovação no Exame da OAB. Para mais detalhes sobre o site, clique aqui.

 

Ingerência do tempo de prova no Exame da OAB

 
 

6)      Trocar ordem de transcrição das respostas

Pode-se dizer que a troca da ordem na transcrição das respostas também é um efeito colateral da ingerência do tempo de prova, ou até mesmo da falta de planejamento. Mas, por esse erro ser tão impactante, optamos por tratá-lo em um tópico à parte.

Transcrever suas respostas para o caderno oficial deve ser considerado um procedimento imprescindível para sua aprovação.  Devido ao grau de concentração necessária e sua importância, você deve reservar pelo menos 20 minutos de dedicação exclusiva para essa atividade. De nada adianta você ter respondido a prova inteira com 100% de acerto, se não sobrar tempo para a transcrição de respostas; e não são poucos os examinandos que cometem esse grande erro! Mas o problema não se resume à ausência de transcrição.

 A falta de concentração nessa atividade também pode resultar na transcrição errônea, algo que não pode ser consertado devido à impossibilidade de rasuras no caderno oficial de respostas. Esse é um dos detalhes que, por mera falta de atenção, podem definir sua reprovação no Exame da OAB.

 
 

Desejamos a você uma ótima semana de Estudos!

Equipe Site Prova da Ordem