O que priorizar na preparação para 1ª fase da OAB?

O que priorizar na preparação para 1ª fase da OAB?

O que priorizar na preparação para 1ª fase da OAB?

Com menos de duas semanas para a tão esperada prova de 1ª fase, você deve começar preocupar-se com os ajustes finais de sua preparação. Muitos daqueles que estão lendo essa matéria já se preparam para essa 1ª fase há pelo menos 90 dias, outros,com menos planejamento e/ou empenho, começaram a se preparar nos últimos 30 dias. Tudo isso é muito comum em todas as edições, embora todos saibam que o ideal ter um preparo mínimo de 3 a 6 meses. Independente de qual seja seu caso, o tempo está ESGOTANDO e você precisa iniciar a etapa de desfecho de sua preparação.

 

Mas o que seria a etapa de desfecho?

Faltando apenas alguns dias para a prova, você deve adotar uma estratégia de encerramento para seus estudos. Algo bem objetivo e eficaz. Nesta etapa final não é aconselhável o estudo de assuntos que não foram contemplados anteriormente, assim como você precisará ter um foco maior em matérias de maior relevância para sua aprovação (em especial Ética e Estatuto da OAB) e na fixação de seu aprendizado, através da aplicação de testes práticos. Como sugestão, para iniciar esta etapa final de sua preparação, faça um simulado com questões de provas anteriores, cronometre o tempo para resolução da prova e avalie seu desempenho. A esta altura, você precisa saber quão preparado você está para não ter surpresas, sabendo que em alguns casos ainda há tempo para tomar medidas corretivas.

Em síntese, nestes últimos dias que antecedem a prova, seu maior foco deve ser a resolução de provas de edições anteriores em duas abordagens:

 Resolva a prova simulando as condições da Prova da OAB: neste formato você deverá resolver a prova inteira nas mesmas condições que você encontrará no dia 03/08, ou seja, com tempo cronometrado (reservando 20 minutos para passar as alternativas corretas para o caderno de respostas), sem consulta de nenhum material e com conferência do gabarito após o término da prova. Através deste formato você terá uma avaliação real de sua preparação!

 Resolva a prova ao mesmo tempo que você revisa cada matéria: neste formato pouco importa o tempo despendido em cada questão, pois o importante é REVISAR e APRENDER. Isso mesmo! Resolva a prova sabendo que quando as dúvidas surgirem, você deverá consultar seu material de apoio para auxiliar o processo de assimilação do conteúdo. Após resolver cada questão, consulte o gabarito e revise os motivos pelos quais cada alternativa está correta ou incorreta. Procure comentários de professores sobre cada questão após resolvê-la! Através deste formato você estará REVISANDO conteúdos já estudados e APRENDENDO conteúdos que passaram desapercebidos.

Essa seria nossa recomendação para a etapa de desfecho de sua preparação, lembrando que do dia 29/07 (terça) ao dia 01/08 (sexta) aconselhamos que você reserve para estudo de Ética e Estatuto da OAB. Sábado, dia 02/08, você deve intercalar aulões de véspera de prova com resolução de questões de provas de edições anteriores, focando a revisão do conteúdo como já explicado anteriormente. Domingo (03/08) faça uma manhã tranquila e uma refeição leve no almoço, pois com certeza será um dia de boas lembranças na sua iniciante carreira jurídica!!!

 

Não vou lhe desejar sorte…

Desejo a você muita calma e que você faça jus ao esforço despendido em toda sua preparação!!!

 

Quer gabaritar na 1ª Fase da OAB?

Técnicas para transpor a 1ª Fase com facilidade

Avaliação de 10 técnicas de estudos para Exame da OAB e Concursos