Dicas para escolher a disciplina de 2ª Fase

Dicas para escolher a disciplina de 2ª Fase

Dicas para escolher a disciplina de 2ª Fase

Escolher a disciplina certa para sua prova da segunda fase do Exame de Ordem pode ser fator decisivo para sua aprovação na OAB. Você precisa ter em mente que o período de preparação para a segunda fase gira em torno de 45 dias, ou seja, não se deve escolher uma disciplina para ‘começar do zero’, o desejável é que se tenha um mínimo de afinidade com a matéria escolhida.

Não existe formula mágica e o examinando deve estar ciente de que esta escolha é extremamente pessoal, não adianta escolher a disciplina porque o amigo disse que foi fácil ser aprovado, cada um tem suas preferências e limitações.

 

Algumas dicas para facilitar sua escolha

A primeira sugestão é que o candidato analise seu histórico de notas e conhecimento em cada uma das matérias de segunda fase. As disciplinas de segunda fase são:

      Direito Administrativo Dúvidas sobre qual disciplina escolher para 2ª Fase OAB

      Direito Civil

      Direito Constitucional

      Direito do Trabalho

      Direito Empresarial

      Direito Penal

      Direito Tributário

 

Não existe matéria mais fácil do que a outra, a ideia é que todas as matérias tenham o mesmo grau de dificuldade com exigências pertinentes e equilibradas. Foi-se o mito de que Administrativo e Direito do Trabalho aprovam mais candidatos (o histórico do X e XII exame demonstram os problemas na segunda fase de administrativo, e no XIII a banca admitiu duas peças para direito do trabalho).

Não há uma lógica sobre qual disciplina ‘pode dar problema’, o fato é que a banca está se aprimorando a cada exame para que os examinandos não encontrem muitas dificuldades na identificação das peças.

A segunda sugestão é escolher uma disciplina que tenha ligação com os locais onde o candidato tenha realizado estágios durante a graduação. Não importa se você só fez estágio em Tribunais ou Ministério Público, se há afinidade com a matéria, há facilidade de leitura e entendimento. Ademais, ainda que o examinando não tenha feito peças privativas de advogado, os casos vivenciados no estágio podem ajudar nas questões dissertativas que equivalem 50% da nota da 2ª fase.

A terceira possibilidade para facilitar a escolha da disciplina da prova prático-profissional é ter em mente qual área do Direito você irá trabalhar, afinal,estudar para algo que você irá utilizar em seu dia-a-dia é muito mais interessante do que estudar apenas para ser aprovado no Exame.

Lembre-se que você somente conseguirá estudar o necessário para sua aprovação se a disciplina estudada fizer sentido para você,caso contrário, qualquer coisa vira motivo para dispersão em sua rotina de estudos.

Para consultar a análise do Edital e fazer sua inscrição no XV Exame de Ordem, clique aqui.

 

Precisando de materiais de estudo para 1ª fase XIV Exame de Ordem?

Baixe Mapa Mental de Estudos para 1ª fase OAB

 

 

Cristiane Cota - Central dicas para OAB

Cristiane Cota

fb.com/CentraldeDicasOAB

Grupo de Estudos Central Dicas OAB

Grupo de Estudos Prova da Ordem

 

Dificuldades com sua aprovação no Exame de Ordem?