Mapa mental para 1ª Fase da OAB

Mapa mental para 1ª Fase da OAB

Mapa mental para 1ª Fase da OAB

Quando ingressamos no universo de preparação para 1ª fase OAB, tudo aquilo que aparentemente venha a facilitar nosso estudo, chama nossa atenção.

E assim é com os Mapas Mentais, que estão cada vez mais em voga no mundo dos estudos de forma geral.

A técnica do Mapa Mental, se bem usada, é uma poderosa ferramenta de síntese, além de facilitar muito o processo de revisão.

Especificamente no caso do Mapa Mental para 1ª Fase OAB, em que temos uma gama grande de assuntos complexos, com regras e exceções que precisam ser lembradas, com certeza o uso dessa técnica poderá ajudar na sua compreensão e memorização do conteúdo.

Se você tem interesse por técnicas que otimizem seu aprendizado, continue lendo esta publicação!

📌 O que é um mapa mental?

Em miúdos, o mapa mental nada mais é do que a representação livre de informações que estão dispostas a partir de um conceito central.

O nome mapa mental foi dado pelo inglês Tony Buzan, e o método foi idealizado com a finalidade de:

  • Compreender e solucionar problemas;
  • Otimizar a memorização e aprendizado
  • Facilitar a criação de manuais, livros e palestras
  • Servir como ferramenta de brainstorming
  • Melhorar a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual

Essas são apenas algumas das possíveis utilidades do método, mas ele pode ser aplicado para diversas finalidades.

Dentre elas, a finalidade que mais nos interessa é o seu uso para otimizar a memorização e aprendizado. E é nela que iremos focar nesta publicação.

📌 Como fazer um Mapa Mental para 1ª Fase OAB?

  • Inicie a partir do centro da página, inserindo o conceito principal e utilizando, preferencialmente, três cores ou mais – cores ativam a memorização.
  • A fim de facilitar a associação, também utilize imagens, ilustrações, códigos ou símbolos (que você mesmo pode criar).
  • Utilize o mínimo de palavras possível, forme frases que sintetizem ao máximo a informação – elas devem servir como um gatilho para memória a fim de que seu cérebro busque a informação completa.
  • Coloque cada informação em um ponto (linha) específico, evitando confusão entre eles.
  • As linhas devem estar conectadas ao conceito central.
  • Utilize letras grandes e evite o excesso de informações e a poluição visual do seu Mapa Mental.
  • Dê funções específicas para cada cor utilizada no mapa mental (verde = regra, vermelho = exceção, por exemplo). Crie sua própria legenda de cores.
  • Não se preocupe em como os outros fazem. Desenvolva seu próprio estilo, afinal de contas, o Mapa Mental precisa fazer sentido apenas para você e mais ninguém.
  • Use e abuse da criatividade para criar associações.
  • Estabeleça uma ordem hierárquica para cada ramificação do seu mapa mental (números, letras “a)”, “b)” etc).
  • Seja prático e evite o excesso de perfeccionismo, sob pena de perder a praticidade da técnica. Nos mapas mentais, o menos é mais (até rimou).
  • Prefira o modo manual de produção de mapas mentais. Normalmente o uso de softwares torna o processo muito mais complexo e demorado.

Abaixo segue um exemplo simples de Mapa Mental para 1ª Fase OAB, com pilares centrais da preparação de um examinando.

Mapa Mental para 1ª Fase OAB

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

📌 Como fazer um Mapa Mental para 1ª Fase OAB se não sou bom com desenhos?

Muitas pessoas deixam de utilizar esta técnica por não julgarem-se com pouca habilidade manual para desenhar.

Também porque costumam comparar seus mapas mentais com materiais que circulam na internet, normalmente feitos por especialistas, artistas ou pessoas que fazem dos mapas mentais um produto comercial.

Mas você não quer, em princípio, um negócio, mas, sim, criar mapas mentais que sirvam para seu estudo, memorização e revisão.

Tenha em mente que quando o assunto é mapa mental, a regra é que não há regras. O importante é que o Mapa Mental para 1ª Fase OAB faça sentido para você.

Você também não pode sacrificar um dia inteiro de estudo para criar apenas um mapa mental para 1ª fase OAB.

Então comece pelo simples, e, depois, aos poucos, vá acrescentando elementos ao seu mapa mental para 1ª fase OAB. Encontre um equilíbrio entre o detalhamento e velocidade de produção satisfatória.

No começo, realmente vai parecer difícil. Mas com pouco tempo de aplicação, você irá perceber que é muito mais simples e fácil do que você imagina.

📍 Posso fazer Mapas Mentais sem desenhos ou imagens?

Sim. Quando você ainda não está familiarizado com o uso da técnica, é possível deixar de lado a inserção de desenhos ou imagens.

Você também pode produzi-los apenas com texto e, depois, num segundo momento, enquanto os revisa, inserir os desenhos ou imagens.

Mesmo que gradativamente, é importante que você faça uso de desenhos ou imagens em seu Mapa Mental para 1ª Fase OAB, pois é um dos fatores que ajuda na efetividade da técnica.

📍 Como revisar utilizando meu Mapa Mental para 1ª Fase OAB?

Revisar utilizando Mapas Mentais é bastante simples. Em posse de seus Mapas Mentais, fixe o olhar ao centro para captar o conceito central do qual trata seu mapa e, em seguida, vá fazendo a leitura e análise de cada uma das ramificações, seguindo a ordem hierárquica que você estabeleceu.

Após concluir a leitura do Mapa Mental, passe para o seguinte, como se fosse um Flash Card, repetindo o processo.

📍 Gostei da técnica, mas gostaria de adquirir material pronto.

Embora não seja tão simples encontrar Mapas Mentais no mercado, com formato similar ao idealizado por Tony Buzan, muitas editoras têm publicado livros com Mapas Mentais prontos.

Dentre os que podem ser encontrados no mercado, indicamos o livro Exame da OAB Mapamentalizado, composto de organomapas dos temas mais relevantes para 1ª fase da OAB.

Segue alguns detalhes da obra:

Exame da OAB Mapamentalizado - 1ª Fase - 1º Edição 2018

Exame da OAB Mapamentalizado – 1ª Fase

(Autores: Arthur Trigueiros, Bruna Vieira e outros)

Preço: de R$ 199,00 por R$ 139,30
utilizando o cupom provadaordem30 – com 30% de desconto

Visitar Livraria

“Sempre que nosso cérebro recebe informações, ele as classifica ao extremo e as armazena em uma série de “caixinhas”. O problema é que os livros técnicos em geral apresentam aos leitores textos extremamente compridos e pouco classificados, o que faz com que a leitura, além de árida, exija da mente classificações em tempo real e posterior organização disso tudo no cérebro.

Por conta disso você demora muito tempo para estudar, não consegue classificar tudo o que lê e acaba sem organizar isso tudo no cérebro, deixando a maior parte das informações soltas e perdidas, o que faz com que elas sejam esquecidas em pouco tempo.

Imagine agora um livro que já organizasse todas essas informações exatamente da forma como a sua mente e o seu cérebro funcionam. Um livro assim certamente multiplicaria a velocidade dos seus estudos e também garantiria que todas as informações estudadas ficariam organizadas no cérebro.

Pois é. Pela primeira vez você tem à disposição um livro com todas as disciplinas do Exame de Ordem, num volume só, elaborado exatamente da forma como a sua mente e o seu cérebro aprendem mais, que é pela forma de “Mapas Mentais”. Com esse livro a sua velocidade de estudo e o seu nível de compreensão e retenção serão levados ao extremo, o que certamente fará diferença para a sua aprovação no Exame de Ordem.

Visitar livraria

Para adquirir o livro com 30% de desconto, confira o tutorial abaixo:

Como Utilizar nosso Cupom de Desconto na Loja da Editora Foco

Passo 1 – Seleção do Produto

Selecione o produto desejado no site da Editora Foco e clique em COMPRAR para adicioná-lo ao seu carrinho de compras. Repita este processo em todos os materia de seu interesse.

Como utilizar nosso Cupom

Passo 2 – Aplicação do Cupom de Desconto e Conclusão do Pedido

Nesta etapa, primeiramente você deverá inserir o CEP para que seja calculado o valor do frete do seu pedido.

Em seguida, preencha o espaço destinado ao cupom de desconto com provadaordem30 e clique em APLICAR para receber o desconto de 30% em seu pedido.

Por fim, clique em CONCLUIR PEDIDO para ser finalizar sua compra e optar pela forma de pagamento desejada.

Quem pode realizar o Exame de Ordem

Pronto, utilizando o cupom “provadaordem30” você receberá 30% de desconto em qualquer livro da Editora Foco.