Como direcionar seus estudos para 2ª fase OAB

Como direcionar seus estudos para 2ª fase OAB

reta final XIII exame de Ordem

O grande momento se aproxima: a prova de 2ª fase da OAB está logo ali, dia 1º de junho, e você mais do que nunca deve estar preparado para mais este desafio. Nossa intenção com esta matéria é tentar auxiliar examinandos da 2ª fase do Exame de Ordem a serem aprovados de uma vez por todas. A prova da OAB é uma pedreira, mas isso você já deve saber. O que vamos apresentar são técnicas para obter melhor aproveitamento diante dos conhecimentos que você adquiriu nestes últimos meses de estudo.

Nossa sugestão para estes dez dias que antecedem a prova de 2ª fase é que você dê uma parada na sua rotina atual de estudos e comece uma nova fase de preparação. O objetivo desta nova fase é consolidar o conhecimento que você adquiriu nestes últimos meses de estudo e trabalhar com a sua autoconfiança.

 

Roteiro de Estudos para reta final da prova de 2ª fase XIII Exame de Ordem

Roteiro de Estudo para 2ª fase do XIII Exame de Ordem

Para esta nova fase, a primeira etapa a ser executada é refletir sobre seu conhecimento acerca da matéria escolhida, tentando identificar deficiências a serem supridas ao longo destes últimos dez dias que antecedem a prova. Para isto, sugerimos que você liste de cabeça todas as possíveis peças e respectivas fundamentações. Esta atividade deve ser feita sem auxílio de materiais de apoio, tendo como objetivo inicial averiguar se você realmente está preparado.

A prova de segunda fase tem uma peculiaridade muito importante: a identificação da peça é crucial para sua aprovação. Se você errar na identificação da mesma, você não terá chances de aprovação, por isso sugerimos que nesta nova etapa de preparação você aproveite aprimorar sua prática na identificação de peças e respectivas fundamentações. Neste aprimoramento, pratique a identificação, no enunciado da peça, o problema, a causa, a razão da qual emerge a solução processual que será cobrada pela banca examinadora.  A identificação correta da peça será o ponto de partida para sua aprovação, mas vale ressaltar também a necessidade de indicação correta e completa do Nomem Iuris e fundamento legal que também será examinado conforme item 4.2.6.1 do edital do XIII Exame de Ordem.

Para a segunda etapa, sugerimos levar à exaustão a prática na formulação do esqueleto da peça profissional, ou seja, apresentação dos elementos básicos da peça: competência, parte,identificação da peça com Nomem Iuris e fundamento legal, causa de pedir e os pedidos. Quando você tiver dominado a formulação do esqueleto, na resolução da peça você terá apenas que discorrer acerca do que foi elucidado no esqueleto. Pratique a formulação do esqueleto com base em todas as possíveis peças a serem cobradas, não se esqueça disso!!

A terceira etapa que sugerimos para esta reta final é tratar com devida importância as questões dissertativas, muitas vezes negligenciadas pelos examinandos, devido ao peso que a peça possui na nota final da prova de 2ª fase. Seu segundo objetivo para esta etapa é resolver pelo menos as questões dissertativas das últimas 10 edições do exame.

Esperamos ter lhe ajudado com este roteiro de estudo para a reta final da prova de 2ª fase do XIII Exame de Ordem. Nossa intenção é que você seja aprovado nesta edição do exame, por isto conte conosco para o que precisar!!! 

 

Precisando de dicas para TURBINAR seu Vade Mecum?

Como TURBINAR seu Vade Mecum sem gerar problemas com fiscais de prova?

Dicas para facilitar a estruturação de peças com marcações em seu Vade Mecum