1ª fase OAB: Você está totalmente preparado?

1ª fase OAB: Você está totalmente preparado?

Últimas dicas do XII Exame de Ordem

Na última semana de preparação para a prova de 1ª fase do XIII Exame de Ordem, que ocorrerá dia 13/04 em todo o Brasil, preparamos um material exclusivo para auxiliar sua preparação nesta reta final. No post, vamos apresentar algumas dicas para esta reta final e link para algumas videoaulas gratuitas, ideais para sua última semana de estudos.

 
 

Variação no índice de aprovação na OAB

Tenha consciência da variação do grau de dificuldade a cada edição do Exame

Você precisa saber que existe variação no grau de dificuldade a cada edição do Exame de Ordem. Isso é feito para adequar um percentual de aprovação médio ao fim do ano. Geralmente, a OAB intercala uma ou duas edições com maior grau de dificuldade (menor índice de aprovação) com outra de dificuldade mais branda (maior índice de aprovação). Logo, esteja preparado caso a edição anterior do Exame da OAB tenha sido superior que a média recorrente.

 
 

surpresas prova OAB

Esteja preparado para surpresas indesejadas

Um fato recorrente em algumas provas objetivas da OAB é a banca examinadora tentar desestabilizar o examinando utilizando de artifícios para confundi-lo. Uma forma utilizada é,por exemplo, cobrar uma matéria que geralmente é estudada em Direito Administrativo na prova de Direito Constitucional.

 
 

Alguns números para sua aprovação na OAB

Alguns números que você precisa saber para ser aprovado

Visando alcançar sua aprovação, vamos apresentar alguns números que você precisa ter conhecimento. A prova objetiva da OAB (1ª fase) é composta de 80 questões de múltipla escolha com apenas 4 opções de resposta em cada uma (25% de chance de acerto). A prova abrange 17 matérias que você estudou durante sua formação como Bacharel em Direito e para respondê-la, você terá apenas 5 horas. Nesse período você terá que acertar 50% das questões da prova,o que totaliza 40 acertos. Para mais dicas sobre a prova objetiva, clique aqui.

Para a prova de 2ª fase (prova prático-profissional) os números são distintos, embora a prova tenha o mesmo caráter eliminatório da primeira fase. A prova abrange apenas 7 matérias, sendo que você precisa selecionar apenas uma matéria para referenciar a peça e questões dissertativas. Nessa prova você será submetido a 1 peça prático profissional (valendo 5 pontos) e 4 questões dissertativas (valendo 1,25 pontos cada). Para ser aprovado, você precisará somar 6 pontos. Para dicas sobre como escolher a matéria da prova prático-profissional, clique aqui.

 
 

A matemática para sua aprovação na OAB

Sobre o número de questões por matéria

A cada edição do Exame de Ordem, a OAB pode trazer uma pequena variação no número de questões por matéria, apesar de geralmente manter a mesma medida. Tenha em mente que algumas matérias são mais importantes que outras para sua prova de 1ª fase, tendo em vista o número de questões desta matéria dentre as 80 questões que compõem a prova. As matérias mais relevantes para a prova objetiva são: Ética e Estatuto da OAB; Direito Civil; Processo Civil; Direito Penal; Processo Penal; Direito do Trabalho; Processo do Trabalho; Direito Constitucional; e Direito Administrativo. Como já foi dito, as quantidades de questões por matéria pode variar em cada edição do Exame, mas,em média, esse conjunto de matérias representa em média 58 questões da prova, ou seja, 72,5% do total de questões.

Para finalizar, separamos um mini-curso inteiramente grátis desenvolvido pela AlfaCon em parceria com a revista Veja. Abaixo seguem as disciplinas abrangidas pelo curso:

  – Direito Penal

  – Direito Processual Penal

  – Direito Civil

  – Direito Processual Civil

  – Direito do Trabalho

  – Direito Processual do Trabalho

  – Ética e Estatuto da OAB

  – Direito Tributário

 

Para acessar as videoaulas, clique aqui.