Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

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Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

10 Ensinamentos do Budismo para aprovação na OAB

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Se você estuda bastante e mesmo assim sente desânimo, dificuldade de concentração, estresse, insônia e aquela sensação de que não vai conseguir ser aprovado na OAB, hoje vou te mostrar como entender e combater isso tudo com base em ensinamentos Budistas.

Na filosofia budista, suas ações (do corpo, da fala e da mente), que brotam da intenção mental, resultam no carma.

Assim, quanto mais puro estiver seu carma, mais perto você estará perto da paz, equilíbrio e iluminação.

É fácil perder-se em si mesmo quando estamos cegos pela falta de harmonia.

Então, como andam suas ações? Tens agido gentilmente, de forma equilibrada e leve? Ou andas tão estressado(a) e preocupado(a) que todo dia é uma verdadeira guerra em sua vida?

Sei que parece clichê e até papo de coach, mas a realidade é que vivemos em um tempo no qual perfis de “blogueirinho(as) do estudo” cultuam e vendem uma imagem de perfeição, compartilhando cargas horárias de estudo impraticáveis, e a comparação com isso tudo faz com que muitos acabem ficando ainda mais preocupados sobre o rumo que estão dando para sua preparação.

No ano passado, saiu no G1 uma notícia com o seguinte título: “Concurseiros passam quase 20h por dia estudando e dão dicas sobre como se preparar para provas, em Goiás.”

Quando vi essa notícia, pensei na hora: “- Coitados dos que acreditam nisso e que darão atenção para essas dicas”. 😒

Muitos dos que a leram devem ter pensado: “- Vou tentar fazer o mesmo. É isso que está faltando. Vou me matar de tanto estudar”. 😰

Mas acredite, esse não é o caminho. 👎

Se você tem que se matar para fazer algo, provavelmente você não está fazendo certo.

O objetivo é passar na OAB, mas você precisa sair vivo(a) e com saúde física e mental deste desafio para valer a pena.

Ou seja, apesar de ter que estudar com bastante dedicação, é indispensável o equilíbrio entre preparação, lazer, cuidados com a saúde e relações interpessoais – é o que os budistas chamam de “o caminho do meio” -. 👍

A falta disso, fatalmente irá resultar em esgotamento e você terá um rendimento muito baixo, independente de quantas horas você estude.

📌 Precisão, Moderação e Suficiência

Segundo a Monja Zentchu, professora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, trabalhar excessivamente é tão nocivo quanto faltar por uma semana inteira no emprego. E, com certeza, isso também se aplica ao estudo.

Assim, você deve buscar ter precisão, moderação e suficiência. Esses são os atributos de uma preparação saudável e eficaz.

  • 🎯 Precisão = Estudar com estratégia.
  • ☯️ Moderação = Equilíbrio entre estudo e vida pessoal.
  • 📈 Suficiência = Saber o quanto é o bastante para não exagerar.

Cada pessoa tem um ponto de equilíbrio e somente ela pode descobrir qual é.

Para os budistas, essa descoberta passa, invariavelmente, pela prática da meditação.

Se a palavra meditação soa estranha ou de alguma forma lhe parece impraticável, pense nela como um momento de reflexão, oração, autoconhecimento e\ou de encontro consigo mesmo.

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📌 DICAS PARA MEDITAR SEGUINDO O BUDISMO

Sente-se numa cadeira, sem encostar a coluna, ou no chão, sempre mantendo uma postura confortável.

Concentre-se na respiração.

  • Inspire: pense que você está bem, feliz e em paz.
  • Expire: mentalize o mesmo para ou outros.

📌 DICAS PARA MEDITAR SEGUINDO A IOGA

Sente-se no chão, com a coluna alinhada, e dobre as pernas na postura de lótus, com os pés trançados sobre as coxas.

Se não conseguir, pode colocar os pés sob as coxas, esticar as pernas ou sentar-se numa almofada ou cadeira.

Mentalmente e lentamente, comande o relaxamento dos pés, dos tornozelos, das pernas, do tronco, dos braços, do pescoço e da cabeça.

Observe sua respiração. Se você se distrair, reconduza calmamente o foco novamente. 🙏

Faça esse exercício por cinco a dez minutos por dia, num local silencioso. [Fonte]

📌 O Caminho para o Fim do Sofrimento na Preparação para OAB

Se estudar tem lhe causado sofrimento, pode ser que o seu sofrimento não tenha origem, necessariamente, no ato de estudar.

O nobre caminho óctuplo fala sobre uma revelação enunciada pelo próprio Buda após dois meses meditando em solidão. Sua conclusão foi a de que a vida anda lado a lado com o sofrimento.

No entanto, este sempre tem uma causa que pode ser tratada e aliviada para poder transcender e avançar em paz. A forma de alcançar isso requer que coloquemos em prática oito regras muito específicas.

Ele tem oito seções, cada uma começando com a palavra samyak (que em sânscrito significa “corretamente” e “devidamente”), e são apresentadas em três grupos:

Divisão Item Descrição
Sabedoria 1. Visão correta Enxergar a realidade como ela é, não como ela parece ser
2. Intenção correta Intenção de renúncia, libertação e inofensividade
Conduta Ética 3. Fala correta Falar de forma verdadeira e não agressiva
4. Ação correta Agir de forma não agressiva
5. Viver corretamente Viver de forma não agressiva
Concentração 6. Esforço correto Se esforçar para melhorar
7. Atenção correta Estar atento para enxergar as coisas com a consciência clara; estar consciente da realidade presente dentro de si mesmo, sem qualquer desejo ou aversão
8. Concentração correta Correta meditação e concentração

Quando sua vida estiver mais equilibrada, você notará melhora em todos os aspectos de sua preparação.

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📌 10 Ensinamentos do Budismo para sua aprovação na OAB

Feitas essas considerações, deixo algumas citações de ensinamentos budistas para que você reflita. Sugiro, inclusive, que você anote os que você mais gostar e ponha em algum lugar visível em seu local de estudo para meditação diária.

Faça a mesma coisa com as descobertas resultantes do exercício de meditação. Há vezes em que você já sabe o que deve ser feito, mas precisa relembrar a si mesmo.

“Não busque defeitos nos outros. Se eles se comportam mal, você não precisa sofrer.”

Ajahn Chah – Monge budista tailandês (1918-1992)

“Guardar raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em alguém. Quem se queima é você.”

Siddhartha Gautama (Buda) – Fundador do budismo (623 a.C.? – 543 a.C.?)

“Só há um livro que merece ser lido: o coração.”

Ajahn Chah – Monge budista tailandês (1918-1992)

“Se algo não for bom, deixe-o morrer. Se não morrer, torne-o bom.”

Ajahn Chah – Monge budista tailandês (1918-1992)

“A satisfação está no esforço, não na conquista. Esforço completo significa vitória completa.”

Mahatma Gandhi – Líder pacifista indiano (1869-1948)

“Se você quiser ser gentil com os outros, seja gentil consigo mesmo.”

Siddhartha Gautama (Buda) – Fundador do budismo (623 a.C.? – 543 a.C.?)

“Buscar professores não vai resolver as suas dúvidas. Investigue a si mesmo para encontrar a verdade – dentro, não fora.”

Ajahn Chah – Monge budista tailandês (1918-1992)

“Havendo relacionamento, faço. Não havendo, crio relacionamento.”

Mestre Zen – Citação anônima

“Coisas ruins e prejudiciais para você são fáceis de fazer. Coisas positivas e benéficas são dificílimas.”

Siddhartha Gautama (Buda) – Fundador do budismo (623 a.C.? – 543 a.C.?)

“Temos de ser a transformação que queremos no mundo.”

Mahatma Gandhi – Líder pacifista indiano (1869-1948)
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Referências:

[1] HERST, Chad. Como Praticar Meditação Budista. Visitado em: 07.08.2019

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