05 Técnicas Mentais para Garantir Aprovação na OAB

05 Técnicas Mentais para Garantir Aprovação na OAB

05 Técnicas Mentais para Garantir Aprovação na OAB

Se tem algo que a maioria dos brasileiros já fez, é assistir na TV a largada da corrida de rua “São Silvestre”, com aquelas milhares de pessoas, algumas estranhamente trajadas e que fazem disso, inclusive, uma tradição.

Naquela multidão há atletas, que realmente disputam um lugar ao podium, mas, também, milhares de pessoas que estão ali puramente para pôr-se à prova e superar seus próprios limites.

Enfrentar um desafio, sabendo que não estará entre os primeiros classificados e que talvez sequer chegue à linha de chegada, é algo intrigante se você parar para pensar.

Talvez passe despercebido, mas muitas pessoas que a gente vê na rua todos os dias, podem ser uma daquelas lá no meio da multidão da largada; talvez até uma das que conclua o desafio, mesmo não tendo o estereótipo etíope de maratonista.

É como se houvesse algo além do físico envolvido em uma maratona. E se você pesquisar um pouco, irá concluir que realmente há. Existem fatores mentais que influenciam diretamente no sucesso.

A aprovação na OAB também. O ato de simplesmente estudar nem sempre é suficiente, sendo necessário ir um pouco além.

Por isso, nesta publicação traremos 05 Técnicas Mentais utilizadas por maratonistas que lhe ajudarão a Garantir Aprovação na OAB.

Elas servem tanto para quem está fazendo a prova pela primeira vez, como para quem já fez e precisa reavaliar sua preparação.

📌 1 – Conheça a prova antes de começar a estudar

Harry Thomas Jr, corredor de rua com mais de 25 anos de experiência, ensina que para ter sucesso em uma maratona, é preciso estudar a altimetria da prova. Ou seja, saber em quais quilômetros estarão os postos de abastecimentos, onde estará o isotônico. Planejar em quais quilômetros (ou tempo de competição) irá consumir aquela cápsula de sal ou carboidrato em gel que leva consigo.

Para garantir aprovação na OAB, não é diferente. Antes de começar a estudar aleatoriamente, é preciso conhecer a prova, o desenho da pista que você irá percorrer. Saber quais são as regras do edital, ter noção das características da banca examinadora resolvendo provas anteriores, conhecer os assuntos mais cobrados etc.

👉 Conheça os Assuntos Mais Cobrados no Exame de Ordem

📌 2 – Treino difícil, prova fácil

O título deste tópico é praticamente um mantra entre quem treina para maratonas. Estudar com dedicação e seguir o planejamento é garantia de mais tranquilidade na hora da prova.

E nada melhor para o lado emocional, do que saber que você está preparado. Isso também evita cobranças e ansiedade durante a prova. Prepare-se com antecedência e cumpra sua meta de estudos diária.

👉 Confira o Mapeamento de Sua Aprovação

📌 3 – Não foque nas dificuldades

Harry também relata que sua experiência o ensinou a respeitar as subidas (lombas) e mentalizar a postura correta, observando a extensão da subida e, logo em seguida, voltando seus olhos para baixo. Durante esta parte do percurso, ele sobe visualizando pouco mais de 3 metros à sua frente. E quando encara a subida para ver quanto falta para terminar o sofrimento, retorna rapidamente ao foco de cada passo.

No Direito há temas e assuntos que demandam mais tempo de estudo e que serão como as subidas que os maratonistas têm que encarar.

Seja pela falta de afinidade com o assunto ou pela sua complexidade, estudá-los será uma tarefa mais sofrida.

Focar no topo pode ser intimidante, então mantenha sua atenção para baixo, poucos metros à sua frente, dando atenção para cada passo que lhe levará ao fim desta subida.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

📌 4 – Divida o trajeto

No exame de ordem são 17 disciplinas, em que pode ser exigido praticamente qualquer coisa dentro do universo das poucas questões da prova.

Tudo que você teve 05 anos para estudar agora deverá ser revisto, em média, em apenas 04 meses. Pensar nisso é algo desestimulante, parece uma tarefa impossível!

Então, outra dica dos maratonistas que se aplica ao caso para assegurar sua aprovação na OAB, é a divisão dos percursos de longas distâncias em pequenas partes.

Pegue os assuntos de cada disciplina e os distribua entre cada um dos dias disponíveis até o dia da prova. Com esse Roteiro de Estudos em mãos, estudando a meta diária você dilui o todo e mentalmente isso aliviará o peso do volume de conteúdo.

👉 Conheça o Roteiro de Estudos para 1ª Fase OAB mais baixado da internet

📌 5 – Para Aprovação na OAB, esqueça a performance virtual

É inevitável, as pessoas ao seu redor acabam sabendo que você está estudando para o Exame de Ordem. Isso também ocorre no mundo das corridas.

E na era das redes sociais, acabamos criando expectativas além das usuais, já que há muito mais pessoas observando o que você está fazendo ou deixando de fazer.

Se você se cobra em relação a isso, se a presença virtual gera mais cobranças do que motivação, talvez seja importante pensar em isolamento durante o processo de preparação.

Para alcançar aprovação na OAB, não dê atenção para isso e lembre-se sempre que você terá oportunidades para tentar outra vez. Derrotado é apenas aquele que desiste.

“Seu maior adversário é você; só a “ele” você deve satisfações.”

Fontes consultadas: JR., Harry Thomas. Estratégias mentais para maratonas. Acesso em: 14 jan. 2019.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado