Bolsonaro quer o fim do Exame da OAB?

Bolsonaro quer o fim do Exame da OAB?

Bolsonaro quer o fim do Exame da OAB? O presidente da OAB, Claudio Lamachia, rebate as críticas.
O presidente eleito Jair Bolsonaro ainda não assumiu seu posto, mas já deixou claro o que pensa sobre o fim do Exame da OAB.

Questionado sobre a ideia do seu futuro Ministro da Saúde de tornar o Revalida uma avaliação periódica, disse ser contra a avaliação e aproveitou para fazer um paralelo com a Prova da OAB, afirmando ser uma “prova para fazer boys de luxo”.

Para Bolsonaro:

Nós não podemos formar jovens no Brasil, cinco anos no caso dos bacharéis em direito, e depois submetê-los a serem advogados de luxo em escritórios de advocacia”, completou ele, corrigindo sua explicação em seguida: “Advogados de luxo, não. Boys de luxo em escritórios de advocacia.” – Assista ao vídeo.

Isso não é nenhuma novidade, pois Bolsonaro, enquanto parlamentar, nunca escondeu seu descontentamento, tanto em relação aos posicionamentos da OAB, quanto em face da avaliação dos bacharéis para o ingresso nos quadros da advocacia, inclusive propondo o fim do Exame da OAB.

Até mesmo no período em que era apenas presidenciável, aproveitou para receber e dar apoio às lideranças dos movimentos que sempre lutaram pela extinção do certame – confira.

Em que pese já tenha havido diversos ataques à existência do Exame da OAB, esta será a primeira vez que teremos alguém à frente do Executivo Nacional que sustente tal posição abertamente.

E, naturalmente, isso trouxe à baila, mais uma vez, o tema “Fim do Exame da OAB”, que já estava adormecido há algum tempo, desde a última investida contra o certame arquitetada por Eduardo Cunha.

Então a pergunta que fica é:

Bolsonaro irá acabar com o Exame da OAB?

Para responder a esta pergunta é preciso voltar um pouco no tempo e analisarmos o retrospecto de mais de 10 anos de luta do Presidente Jair Bolsonaro contra o Exame da OAB.

Sua investida contra o certame teve início como Deputado Federal, em 2007, quando propôs o PL 2.426/07, a fim de que fosse extinto o exame. O projeto então foi apensado a outro de mesmo tema, o PL 5801/2005, de autoria de Max Rosenmann.

Sobre sua proposta, Bolsonaro afirmou: “nós devemos derrubar as paredes da Ordem. São paredes blindadas. E se está blindada, é porque tem um cofre lá dentro. O concurso, no meu entender, é o meio para isto.”

O fundamento do seu PL justificava que a exigência do Exame da OAB fere os princípios constitucionais presentes nos arts. 22-XVI e 205 da CF.

A constitucionalidade do Exame da OAB então foi tema do plenário do STF, que, em 2011, por unanimidade, decidiu pela sua constitucionalidade.

Na sequência, a luta pelo Fim do Exame da OAB ganhou mais um aliado, desta vez o então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tentou por meio de diversas artimanhas aprovar o Fim do Exame da OAB.

Sem sucesso em suas investidas mirabolantes contra o certame, após a cassação e prisão de Eduardo Cunha em 2016, embora haja outros simpatizantes da ideia de pôr fim ao certame, Bolsonaro seria o sucessor de Cunha como voz ativa desta luta.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

OAB se manifesta sobre as declarações de Bolsonaro acerca do Fim do Exame da OAB

Claro que a OAB não iria ficar silente e, o então presidente, Claudio Lamachia, veio à público e por meio de nota defendeu a manutenção do certame e ressaltou sua importância.

“O Exame de Ordem é um importante meio para aferir a qualidade do ensino do Direito. Trata-se de uma prática comum em inúmeros países do mundo, como Estados Unidos e Japão e em praticamente toda a Europa, que tem por objetivo preservar a sociedade de profissionais que não detenham conhecimento suficiente para garantir o resguardo de direitos fundamentais, como a liberdade, a honra e o patrimônio das pessoas.
É sempre importante esclarecer que o Exame de Ordem não tem número de vagas limitado, todos os que atingem a pontuação mínima podem vir a exercer a advocacia.
A OAB busca constantemente o aperfeiçoamento dos cursos de direito no país, requerendo inclusive maior controle por parte do Ministério da Educação para a autorização de abertura de novas vagas, para que a qualidade do ensino não seja comprometida.
Aliás, seria importante o comprometimento do futuro governo contra o uso político do MEC que tem patrocinado ao longo dos últimos anos um verdadeiro estelionato educacional ao autorizar o funcionamento de faculdades de direito sem qualificação, contrariando pareceres da OAB e os interesses de toda a sociedade.”

O que a população pensa sobre o Fim do Exame da OAB?

Por ser um tema sensível a todos, em 2015 o site da Câmara dos Deputados promoveu uma enquete, que apresentou um índice considerável de apoio à extinção do Exame da OAB:

Enquete sobre o Fim do Exame da OAB

Todavia, por ser um sistema de consulta relativamente simples de ser fraudado, foi encomendada uma pesquisa promovida pelo Datafolha, a fim de ter números mais exatos.

Confira o resultado:

Pesquisa DataFolha sobre o Fim do Exame da OAB

Como é possível inferir, a população é extremamente favorável à manutenção do certame. Assim como os estudantes de Direito, que, apesar de tecerem críticas, também o são.

Não obstante a opinião popular, soma-se à defesa do certame o fato de termos hoje no Brasil o inacreditável número de 1517 cursos de Direito aprovados pelo MEC em pleno funcionamento, formando mais de 10 bacharéis por hora.

É mais do que todos os cursos de Direito do mundo juntos!

O que fazer diante da polêmica do Fim do Exame da OAB?

Não é de hoje que esse tema é colocado em debate. Sempre que as especulações sobre o “fim do Exame de Ordem” retornam, causam azia aos examinandos. E no meio de tudo isso, está você, que apenas quer exercer a advocacia.

Fui aprovado no Exame da OAB logo depois que o STF confirmou sua constitucionalidade e recordo muito bem como era ficar navegando entre notícias e grupos que debatiam o tema.

Como bom estudante de Direito que não foge de uma treta, perdi horas e horas lendo e pensando sobre o assunto. Tempo que poderia estar sendo empregado na preparação para OAB.

A intenção era boa, mas o momento não.

Aprendi que existem muitos interesses e forças dedicadas tanto na manutenção, quanto na extinção do certame, que são muito maiores que nós, reles mortais. E que minha energia estava sendo muito mal empregada, já que, como vocês podem verificar, essa batalha já acontece há muito tempo e até hoje a OAB mantém o Exame de Ordem.

A Prova da OAB merece diversas críticas, desde o valor de inscrição, até o modo como ela avalia o conhecimento dos candidatos, que PRECISA ser melhorado. Não podemos compactuar com uma prova que cobra do bacharel em direito conhecimentos que, muitas vezes, vão além do mínimo necessário para o exercício da advocacia. Afinal, esse é, em teoria, o objetivo do certame. Mesmo assim, também não podemos esquecer que o Exame de Ordem cumpre um importante papel na sociedade.

Mas enquanto as forças dos dois pólos estão em confronto, estude! Você só tem a ganhar com isso e só tem a perder se apostar unicamente na remota possibilidade de extinção da prova.

Se por um acaso chegar à mesa do Presidente Jair Bolsonaro qualquer Projeto de Lei que ponha fim ao Exame da OAB para sanção, será uma medida, no mínimo, impopular.

Embora ele esteja disposto a aprovar medidas não tão populares que julga necessárias para o crescimento do País, o então Presidente eleito certamente pesará se vale a pena gastar um de seus cartuchos para pôr fim ao Exame da OAB.

Apesar de já ter proposto o Fim do Exame da OAB, não é possível afirmar que ainda hoje ele queira isso com a mesma intensidade de outrora. Acredito que ele tenha muitas outras prioridades antes de encarar esse tema.

Na minha época de examinando, quando também havia rumores sobre o “Fim do Exame de Ordem”, quem decidiu esperar pela extinção da prova está até hoje sem advogar. Já eu, fui aprovado.

Talvez essa seja uma boa experiência a transmitir a você que deve estar um pouco perdido diante de tantos rumores… Como diria o dito popular: “Não espere que lhe tragam flores. Cultive seu próprio jardim.”

Contem sempre conosco e bons estudos!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado