O que fazer na última semana para o Exame de Ordem?

O que fazer na última semana para o Exame de Ordem?

Últimos dias OAB
Olá OABeiros,
 
Eis que é chegada a reta final para a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem. E, engana-se quem pensa que a última semana para Prova da OAB é como qualquer outra, muito pelo contrário, ela é decisiva e possui um ritual totalmente diferenciado.
 
Naturalmente, nesse momento, a ansiedade invade sem bater na porta, bem como a mente pode acusar sinais de cansaço devido ao longo período de estudo e de volume de conteúdo a que foi submetido.
 
Por isso, este é o momento de ter o cuidado redobrado, para que todo esse esforço não acabe sendo prejudicado por um detalhe qualquer.
 

 

 

1 – Revisar todas as matérias

 
NÃO HÁ tempo hábil para uma revisão geral de todas as matérias.  O ideal é que você realize um simulado da Prova da OAB, identifique quais suas principais deficiências e se programe para revisão pontual destas matérias e/ou temas que possuam maior relevância em níveis de incidência.
 
Confira: Assuntos mais cobrados no Exame de Ordem
 
Se, mesmo assim, você decidir fazer uma revisão de todas as matérias, faça sem se sobrecarregar, com resumos bastante objetivos. Tentar recuperar o que não foi aprendido em todo o tempo anterior, acredite, trará mais resultados negativos do que positivos.

 

2 – Se antecipe, monte uma estratégia

 
Recentemente, a OAB/FGV alterou a estrutura da prova, deixando cada caderno com uma ordem de matérias diferente. Para complicar, claro. Porém, isso denota o quanto era relevante para os candidatos esta ordem, pois, por ser sempre a mesma, “facilitava” na hora da execução de suas estratégias de resolução da prova.
 
No entanto, apesar de mais esta dificuldade criada pela OAB/FGV, é importante que nesta derradeira semana você visualize uma tática para execução da prova, determinando, por exemplo: questões de quais ramos do Direito você pretende focar inicialmente; de quanto em quanto tempo você irá fazer uma pequena pausa estratégica; o que pretende levar para reposição de energia (alimento e água); itinerário para chegar até o local da prova etc.
 
Tudo que você puder antecipar, deixará mais leve o dia da prova.
 
 
 

3 – Estude ÉTICA

 
Nesta altura da jornada, com certeza você já deve saber que Ética é a matéria base de qualquer aprovação. Pontuar entre 8 e 10 acertos nesta matéria pode significar muito.
 
Por isso, apesar de que você possa considerar que já tenha estudado o suficiente, acredite, estudar ética nunca é demais quando falamos de Prova da OAB. Por essa razão, reserve, no mínimo, três oportunidades para revisão da matéria nesta última semana. Se possível, estude ética também na véspera.
 
Na hipótese de você não ter um material legal para revisão de Ética, confira nosso Combo de Apostilas para 1ª fase da OAB totalmente atualizado.
 

 

4 – Sem exageros

 
Não é o momento para exagerar, seja no que for. Por isso, evite coisas como:
 

  • Comer coisas fora do comum e em quantidades que você não esteja habituado(a);
  • Festas muito prolongadas;
  • Atividades físicas fora do comum;
  • Abuso de bebidas alcoólicas, etc.;
 
Dê preferência à programas relaxantes e que lhe exijam pouco, tanto do físico quanto mentalmente.
 
 
 

 

5 – Priorize-se

 
É natural que neste período você fique mais suscetível à variações de humor e, consequentemente, há uma maiores chances de que você entre em atrito com a família, cônjuge, companheiro(a), namorado(a), amigos e quaisquer pessoas que tenha contato – pessoal ou virtualmente.
 
Por isso, afaste-se de qualquer possibilidade de discussão ou situações que lhe tragam desequilíbrio emocional. Priorize-se! Independentemente do que seja, deixe para depois da prova.
 
Confira: Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional
 
 
Boa semana de estudos.
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado