Como contornar a Ansiedade para o Exame da OAB?

Como contornar a Ansiedade para o Exame da OAB?

controlar a ansiedade pode ajudar na conquista de sua aprovação no exame de ordem
O Exame de Ordem é uma avaliação admissional com características únicas e que merecem a atenção do candidato que almeja a tão sonhada “vermelhinha”. A maioria do material que se encontra na internet falando sobre Exame de Ordem está relacionado às técnicas e métodos de estudo, deixando de lado alguns porquês que expressam o perfil do candidato aprovado no Exame da OAB.

E um desses porquês gira em torno de algo que, tenho certeza, lhe soará familiar. Alunos que sempre tiraram boas notas durante a faculdade encontram maiores dificuldades e aqueles que, mesmo sem ir às aulas e estando entre os últimos da turma, tendem a conquistar a aprovação com maior facilidade, por mais contraditório que isso deva parecer.

O importante é ressaltar que quem estudar com eficiência vai ser aprovado. Todavia, não podemos ignorar este episódio, bastante comum quando se trata de Exame de Ordem. E por que isso acontece? Acredite, não é sorte do aluno relapso que passou e nem azar do estudioso reprovado. Buscando respostas para entender este “fenômeno”, conversando com diversas pessoas que se enquadravam em ambas as situações, consegui identificar que o fator ANSIEDADE esteve presente na maioria dos casos e foi decisivo na maioria destes.

Em muitos casos, os bons estudantes que reprovam costumam afirmar que “é muita pressão”, “na hora da prova dá um branco”, “fiquei doente na véspera da prova” e por aí segue… Enquanto os estudantes com menos dedicação durante a faculdade, geralmente relatam que foram fazer a prova sem muita pretensão e foram aprovados, contando coisas do tipo: “fiz só para ver como que era”, “a prova nem é esse bixo de sete cabeças como falam por aí” ou “fiz a prova sem me dedicar tanto e passei”.

Ou seja, uma das diferenças entre os dois perfis é a importância, a relevância que a prova têm para eles e, consequentemente, a existência desse peso ou não, algo que influencia diretamente no fator ansiedade do candidato. Em pesquisas, identifiquei que os relatos daqueles bons estudantes que não passam, se aproximam muito dos efeitos que a ansiedade tem sobre as pessoas.

 

📌 Exame de Ordem e o Gatilho da Ansiedade

Segundo especialistas em psicologia, a visão Freudiana propõe que nossa vida psíquica possui três instâncias:

⚜️ 1ª) ID = Parte Inconsciente: composta pelos instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.

⚜️ 2ª) SUPEREGO = Parte Inconsciente: age como repressora do ID e do EGO, sendo regida pela nossa moral e valores sobre o certo e errado.

⚜️ 3ª) EGO = é a consciência submetida aos desejos do ID e repressão do SUPEREGO: obedece ao Princípio da Realidade. Vive sob angústia constante, pois busca um equilíbrio entre os desejo do ID e a repressão do SUPEREGO, busca satisfazer ao mesmo tempo o ID e o SUPEREGO. Quando o conflito é muito grande e o EGO não consegue satisfazer o ID, este é rejeitado, determinando o processo chamado REPRESSÃO. Mas o que foi reprimido não permanece no inconsciente e reaparece então sob a forma de SINTOMAS (representantes do reprimido). Ex.: O momento “deu branco” nada mais é do que uma resposta de defesa da psique diante de um conflito emocional interno de grande representatividade, ou seja, é uma consequência e /ou até um sintoma de que algo não está bem. [Fonte]

Podemos trazer esses conceitos para nossa realidade, onde o Exame de Ordem funciona como um tipo de gatilho que aciona um sistema de autopreservação, aliado a algum fator psíquico inconsciente (ID e SUPEREGO), que causa o sofrimento e os outros males resultantes da ansiedade e assim prejudicam o desempenho do candidato. Ficar doente na véspera do Exame, por exemplo, é um dos sinais mais visíveis da ansiedade, pois ela provoca a baixa do sistema imunológico, deixando você mais suscetível à doenças como gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e vulnerável à patologias virais.

Aflição, agonia, impaciência e inquietação também são indicativos de ansiedade. [Fonte].

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 

📌 Como superar a ansiedade

Costumo sempre afirmar que há solução para tudo nessa vida. Com a ansiedade, não poderia ser diferente. A ansiedade pode ser superada, só depende de você identificar se está ou não sofrendo dela e por em prática ações que irão lhe ajudar a diminuí-la.

Praticar exercícios físicos regulares, Cuidar da alimentação, ter um sono de qualidade, cultivar a harmonia familiar, amorosa e o equilíbrio entre as atividades profissionais, lazer e estudo, são formas de evitar a ansiedade. Além disso, evite sobrecarregar-se, tentar estudar toda a matéria de uma hora para a outra também deve ser evitado. Por isso é tão importante você cultivar a organização e possuir um cronograma de estudos bem estruturado.

Especificamente sobre a ansiedade pré-prova (a mais comum), já escrevi aqui no Blog do site Prova da Ordem sobre coisas para você tomar cuidado na véspera da prova. Clique no link abaixo e confira.

👉 Sete coisas para fazer na véspera do Exame de Ordem

E se persistirem os sintomas, claro, busque ajuda de um profissional.

Bons estudos.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado