Quando a Reforma Trabalhista poderá ser cobrada no Exame da OAB?

Quando a Reforma Trabalhista poderá ser cobrada no Exame da OAB?
Afinal, quando a Reforma Trabalhista poderá ser cobrada no Exame da OAB?
Depois do Novo CPC e do Novo Código de Ética, eis que está chegando mais uma alteração significativa em um outro ramo do Direito, com grande impacto no Exame de Ordem. Desta vez, no Direito do Trabalho.
 
Os senadores aprovaram o chamado texto-base por 50 votos a 26 e, em seguida, analisaram três destaques (sugestões de alteração à proposta original). Todos foram rejeitados. Sem modificação de texto, a reforma trabalhista vai à sanção.
 
Não obstante, em face da atual conjuntura política, o presidente Michel Temer tem pressa para que os termos da reforma passem a vigorar tão logo seja possível. Por isso, muito em breve as modificações deverão estar sendo publicadas no Diário Oficial da União – D.O.U.
 
Considerando que a vacatio legis será de 120 dias, as projeções indicam que provavelmente até a segunda quinzena de novembro a nova lei esteja em pleno vigor.
 
Mas o que a gente quer mesmo saber é:

Em qual Exame de Ordem a Reforma Trabalhista será cobrada?

De acordo com o Calendário de Provas da OAB em 2017, o último edital da Prova da OAB publicado este ano será o da XXIV edição, que está prevista para o dia 19/09/2017, com a aplicação da prova Prova prático-profissional – 2ª fase – no dia 21/01/2018.
 
Assim, quando o edital do XXIV Exame de Ordem for publicado, a reforma trabalhista muito provavelmente ainda estará em período de vacatio legis. Portanto, em 2017 não há mais tempo hábil para que as modificações da legislação trabalhista sem exigidas na prova da OAB.
 
Todavia, em 2018, tudo indica que na primeira oportunidade – a XXV edição do Exame de Ordem – tudo esteja de acordo para que as mudanças estejam presentes na avaliação.
 
Logo, podemos cravar que a reforma trabalhista será cobrada no XXV Exame de Ordem.

Apostila CERTA para GABARITAR Processo do Trabalho

Apostila Processo do Trabalho
A apostila de Processo do Trabalho aborda, de forma prática, as matérias com maior recorrência nas provas da OAB.
 
Imagem Ilustrativa – material digital em PDF

Para mais detalhes sobre a Apostila, clique aqui

 

Quando será o XXV Exame de Ordem?

Tomando por base as datas do Exame de Ordem deste ano, é possível fazer uma projeção de que o edital do XXV Exame de ordem seja publicado no final de janeiro/início de fevereiro, e que a prova objetiva aconteça em meados do final de março/início de abril.
 
Segue o link para a Redação Final, aprovada pelo Senado, da Reforma Trabalhista:

PL 6787/2016 – Redação Final

Muito em breve os livros e cursos preparatórios devem estar se atualizando sobre esta inovação legislativa. Mas para você, que se prepara para a prova da OAB e pretende ser aprovado logo, ainda há dois Exames de Ordem pela frente até que isso faça parte efetivamente da sua realidade.
 
Portanto, sem pânico. E, nada obstante, embora significativas, a mudanças na legislação trabalhista ainda se tratam de uma reforma, diferentemente do que ocorreu em Processo Civil e Ética, com a publicação de novas codificações.
 
OABeiro(a) que é OABeiro(a), está sempre pronto, venha o que vier.
 
Mantenha-se sempre informado sobre o que está rolando no Exame de Ordem seguindo nossas redes sociais:
 
Instagram: @ProvaDaOrdem
Facebook: Prova da Ordem
Twitter: @ProvaDaOrdem
 
 

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Use ferramentas para Avaliar sua Preparação para o Desafio!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

Deixe seu Comentário