Qual o melhor horário de estudo para OAB?

Qual o melhor horário de estudo para OAB?

melhor horário para estudar
Se você está sempre cansado na hora de estudar ou não consegue assimilar a maioria do conteúdo que estuda, pode ser que a sua rotina de estudos esteja em desacordo com o seu cronotipo. Não sabe o que é isso? Então continue lendo esta publicação e descubra que existem certos horários do dia em que a sua produção é muito maior, bem como alguns cuidados específicos para cada horário de estudo.
 
 
 

📌 Qual o seu cronotipo?

Antes de avançar você precisa identificar como funciona seu relógio biológico, descobrindo seu cronotipo através deste quiz adaptado livremente, sem valor cientifico, de ‘A self-assessment questionnaire to determine morningness-eveningness in human circadian rhythms, de Horne J.A & Ostberg O. Esta é uma versão do teste completo traduzido pelo Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP, disponibilizada pela Revista Galileu.
 

👉 QUIZ: DESCUBRA O SEU CRONOTIPO

 
 
Dica: Você pode, ainda, fazer um teste prático utilizando a Plataforma de Questões Comentadas do Curso Prova da Ordem. Realize um simulado em cada horário, depois veja o seu desempenho em cada um deles para definir em que período do dia seu rendimento cognitivo é melhor.
 
Definindo o seu cronotipo, vamos às dicas específicas para cada horário de estudo.
 

 

📌 Dicas para estudar de manhã

Se você é matutino, espécie rara que tem a sua maior produtividade no período da manhã, parabéns. Em que pese possa variar o horário em que cada um possa ter um melhor desempenho cognitivo, há consenso no meio científico de que o cérebro está mais descansado e, portanto, funcionará melhor, no despertar, logo após o sono recuperador.
 
Também é um bom horário pela circunstância de ficar livre para resolver os problemas e as rotinas do dia. Não obstante, como a maioria das pessoas não costuma acordar muito cedo, você será menos perturbado por distrações de todos os tipos.
 
Se você decidir estudar pela manhã:
 
 

⚜️ 1 – Não estude sem se alimentar

A alimentação é um dos pilares de qualquer projeto que uma pessoa resolva desenvolver. E, pela manhã, após horas em jejum, é ainda mais importante injetar energia no corpo para começar bem o dia. Estudar de estômago vazio é um grande erro. A atividade cerebral consome tanta energia quanto a prática de exercícios físicos, não se engane.
 

Confira 👉 Alimentação para melhor desempenho no Exame da OAB

 
 

⚜️ 2 – Impulsione o seu despertar

Considerando que você está saindo de um período de total repouso, o seu corpo precisará de alguns instantes para se colocar em plena disposição para começar o dia. É como se fosse o tempo de inicialização de um computador, a primeira vez que ligamos sempre demora mais.
 
Por isso, considere começar o dia com alguma bebida energizante, como um café ou chá.
 
 

⚜️ 3 – Deixe seu material de estudo organizado antes de dormir

Essa é uma dica que se aplica a qualquer horário de estudo, mas pela manhã ela é ainda mais útil, uma vez que você não irá dispender energia para organizar tudo antes de estudar. É desestimulante ter que organizar e separar o material. Para evitar esse atraso, tente deixar tudo pronto para no dia seguinte acordar e poder utilizar todo seu esforço ao estudo.
 

 

📌 Dicas para estudar à tarde

Provavelmente um dos horários de estudo menos utilizados, pois normalmente é quando as pessoas desenvolvem suas principais atividades do dia. Mas se você possui este horário disponível e quer tirar o melhor proveito dele, atente para o seguinte:
 
 

⚜️ 1 – Evite refeições pesadas

Alimentos com alto índice de gordura, exigem mais do sistema digestivo. E, consequentemente, causam sonolência, uma vez que o corpo estará direcionando suas forças para a digestão desta refeição. Por isso, prefira alimentos com baixo índice de gordura. Os alimentos integrais também ajudam a manter a sensação de sacies por mais tempo. Sempre lembrando que é indicada a consulta de um profissional da área de nutrição.
 
 

⚜️ 2 – A soneca salvadora

Não são todas as pessoas que possuem o privilégio de ter tempo livre suficiente para tirar uma soneca antes de realizar suas atividades durante a tarde. Mas se você tem esse tempo disponível para estudar, considere dormir de 15 a 30 minutos após o seu almoço antes de começar os estudos.
 
Além de restabelecer o seu desempenho cognitivo que já está desgastado pelo decorrer da manhã, isso ajudará na sua digestão. Deixando seu corpo mais disposto e sua mente mais esperta.
 
 

⚜️ 3 – Tome um banho gelado

O banho gelado quebrará a sua sonolência, que é corriqueira no período da tarde, principalmente no primeiro horário, após a refeição.  Por isso, tomar um banho gelado pode ajudar a contornar esse obstáculo.
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 
 

📌 Dicas para estudar à noite

Estudar à noite é muito comum, principalmente para a maioria dos brasileiros que precisa trabalhar durante o horário comercial e possuem apenas o fim do dia livre para se dedicar aos estudos. Mas apesar de ser o período em que sua mente mais está cansada, também é um horário que costuma ser silencioso e pode muito bem render bons frutos.
 
Vejamos algumas dicas para quem prefere ou precisa estudar à noite:
 
 

⚜️ 1 – Evite comer algo pesado

Mais uma vez a dica da alimentação para evitar a sonolência. Mas vale repetir, pois estudar com sono é melhor não estudar. A mente deve estar esperta para que você possa desenvolver satisfatoriamente a sua preparação. Por isso, faça um lanche leve e evite alimentos com alto teor de gordura.
 
 

⚜️ 2 – Avise que você vai estudar

A noite também costuma ser o horário em que todos estão em casa, portanto é mister que você informe as pessoas próximas que durante o tempo X você não pode ser interrompido(a). O seu cérebro, por estar mais cansado do que o normal, demoraria ainda mais tempo para recuperar o raciocínio a cada interrupção.
 
 

⚜️ 3 – Se estiver estressado, medite

Considere que você teve um dia inteiro de atividades e que seu corpo e sua mente já não são os mesmos desde a manhã. Por isso, relaxe alguns instantes antes de cair de cabeça nos livros. Respire fundo, esvazie a mente e concentre-se na tarefa que você vai realizar a partir de agora, deixando para trás todo o resto. Faça isso sempre que você se sentir ansioso, desmotivado ou com os pensamentos desorganizados, para só depois estudar.
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado