O Perfil dos Aprovados no Exame de Ordem

O Perfil dos Aprovados no Exame de Ordem

o perfil do candidato aprovado no exame de ordem
Caros leitores, na publicação de hoje abordarei um tema muito relevante aos examinandos que preparam-se para Exame de Ordem: a postura que o candidato deve adotar (sentido comportamental e não físico), durante a preparação para a prova. E acreditem, esta publicação será útil não somente em se tratando de Exame de Ordem, mas para a vida de qualquer profissional que pretende construir um futuro sólido em qualquer carreira jurídica.
 
 

Humildade, a postura dos vencedores

Ser humilde, ao contrário do que possam pensar alguns, não é sinônimo de inferioridade. É possível dizer que a humildade é o antagonismo da arrogância e prepotência.
 

Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. (Wikipédia)

 
A decisão de estudar, aprender alguma coisa, está intimamente ligada à humildade. Aquele que se coloca em posição de aprendiz de pronto reconhece a ausência de um saber que, com algum auxílio, se pretende adquirir. Não assumir esta uma postura de humildade é contradizer a própria natureza do “ser aluno”.

O impacto positivo da humildade na preparação para o Exame de Ordem

O Exame de Ordem é um teste de aptidão a que se submetem os alunos nas últimas fases da graduação em Direito (9º e 10º semestres), bem como aqueles que já concluíram o curso e buscam exercer a advocacia. Ou seja, a aprovação, teoricamente, deveria ser um resultado esperado de qualquer candidato, uma vez que o seu conhecimento jurídico presume-se estar em um patamar que lhes capacite para tanto. Em acordo com essa premissa, estatísticas publicadas pela FGV comprovam que os graduandos das últimas fases e recém-formados lideram o número de aprovados no certame.
 

Mas e quando essa aprovação não acontece?

É possível manter essa presunção de conhecimento?

O recomendado é que não. Então, através da grande virtude denominada humildade, o examinando é capaz de reavaliar sua preparação e seu empenho enquanto acadêmico a fim de transcender suas limitações. É preciso que o candidato assuma o papel de agente de sua própria transformação pessoal para conseguir lograr êxito na próxima oportunidade, o que pode ser traduzido no famoso dito popular “aprender com seus próprios erros”.
 
O comportamento descrito acima é muito diferente, por exemplo, daqueles que assumem uma postura arrogante e/ou prepotente perante o resultado negativo. Uma das fugas mais comuns é atribuir o fracasso a fatores externos, como: injustiças na correção da prova (que de fato ocorrem mas não são a regra!); intenção de reserva de mercado da OAB; e por aí vai.
 
Não são poucos os exemplos que já vi de pessoas tidas como despreparadas que foram se lapidando prova após prova, reprovação após reprovação, e que hoje possuem a sua carteira da OAB, exercendo a advocacia com dignidade e o devido zelo que a profissão exige. Por outro lado, já conheci muitos candidatos teoricamente muito bem preparados que reprovaram e foram acometidos por sentimentos que lhes levaram ao inconformismo, desistência da obtenção da carteira da OAB e certo descaso permanente com o certame. E o que justifica esses comportamentos é exatamente a postura que o candidato assume frente ao resultado da prova.
 
Evidentemente que não basta ser humilde para ser aprovado, todavia a postura de aprendiz diante de cada insucesso circunstancial pode ser o divisor de águas entre um retorno glorioso ou a repetição dos mesmos erros. Via de regra, se você faz as mesmas coisas tende a obter os mesmos resultados.
 

A humildade não te faz melhor do que ninguém, mas te fará diferente de muitos.



Uma postura positiva sobre o Exame de Ordem

O Exame de Ordem sofre muitos ataques na atualidade, acusações de reserva de mercado, caráter arrecadatório, dentre tantas outras. No entanto, hoje há mais consenso sobre a necessidade da prova e o seu importante papel na manutenção da qualidade do profissional da advocacia no Brasil. Dessa forma, discordar sobre um ou outro ponto sobre a forma de condução do Exame de Ordem é normal, mas radicalizar e ir contra o certame não costuma levar o candidato a caminhos muito ensolarados.
 
Por essas e outras razões é que não recomendo que estudantes que se preparam para a prova acompanhem “polêmicas” envolvendo o Exame de Ordem nem mídias que se valham dessa exploração para alimentar a sua audiência. Ou, no mínimo, que não se prendam a estas discussões.
 
E acredite, uma postura positiva com relação a prova e humildade para reconhecer os seus erros pode ser a diferença entre o festejo da aprovação ou o limbo da reprovação.
 
Bons estudos.
 
 

 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.