Lições de uma História de superação para Aprovação no Exame de Ordem

Lições de uma História de superação para Aprovação no Exame de Ordem

Jovem supera barreiras sociais e é aprovado no Exame de Ordem - Juliano Silva Dias

(Foto: Caroline Tatsch – OAB/RS)
 
 

Recentemente houve uma publicação no site da OAB-RS ressaltando a história de Juliano da Silva Dias, um dos novos integrante dos quadros da advocacia brasileira, que superou as barreiras sociais que lhe foram impostas e outras atribulações para se formar no curso de Direito e alcançar a sua aprovação no Exame de Ordem antes mesmo de colar grau.
 
Ao ler as declarações de Juliano, percebi muitas lições relevantes que merecem destaque e que certamente servem de exemplo para todos que estudam para o exame de ordem.
 
 

Me apaixonei pelo Direito

Sempre tive essa vontade de ser advogado. Quando passei a estudar Direito, me apaixonei”.

 
Se você leu essa afirmação e não se identificou, saiba que este é um dos grandes diferenciais dos aprovados que passam com mais tranquilidade no exame de ordem, a paixão pelo que fazem.
 
Quando a gente gosta de uma determinada matéria, por exemplo, é natural que tenhamos mais facilidade de aprendê-la. Mesmo que ela seja, aos olhos dos demais, uma matéria difícil. E a explicação para isso é essa, que aprendemos mais rápido aquilo que nos traz prazer. O seu cérebro recebe melhor a informação e deixa ela mais “acessível”.
 

Se você for apaixonado por nenhuma disciplina, sequer pelo Direito, o que fazer?

Isso é realmente algo que pode estar passando por sua cabeça nesse exato instante.
 
 
Primeiramente você deve pesar se essa falta de vontade de potência (como diria o filósofo Nietzsche) está de alguma forma influenciando para que você não tenha um bom desempenho na prova da OAB. Pergunte a si mesmo se você tem colocado sua preparação para o Exame de Ordem em grau de importância maior que outras ocupações que você tenha e que não estão ligadas ao Direito. Se a resposta for não, existem algumas atitudes que podem lhe ajudar a transformar esta realidade:
 

  • Substituir as leituras convencionais por literatura (não necessariamente manuais) ligadas ao Direito.
  • Participar de círculos sociais que discutam ou estejam de alguma forma relacionados ao Direito;
  • Buscar por entretenimento e informação relacionada ao curso, como: seriados, filmes, notícias, periódicos etc.
  • Refletir constantemente sobre a aplicação do seu conhecimento no seu dia-a-dia. Por exemplo: relacionar as placas de trânsito a atos administrativos.

 
Essas são algumas estratégias para que você perceba o mundo jurídico em ação e que podem lhe auxiliar na construção de um universo do Direito em sua mente. Se mesmo assim você não se apaixonar ou identificar o que pode lhe trazer prazer na atuação jurídica, não descarte considerar que sua realização pessoal pode não estar na área do Direito e até mesmo partir para outra. Não há nada errado nisso.
 
Confira também nosso artigo sobre o perfil dos aprovados no Exame de Ordem.

Um motivo nobre para o exercício da profissão

Acredito que fazendo meu trabalho de forma correta, fazendo o meu melhor e sendo um bom profissional são uma forma de contribuição para a sociedade. Se cada um fizer um pouco, doar um pouco de si, a tendência é a evolução da nossa sociedade. Então, tenho como meta ser um bom advogado, abrir um escritório e ser professor. Crescendo profissionalmente, quero ajudar aqueles que precisam.

 
Sempre que ministro aulas em cursos preparatórios para concursos, quando se inicia uma nova turma, os primeiros minutos reservo para uma pequena introdução que chamo de “conhecimento, o melhor investimento”. E um dos pontos que destaco para os estudantes é que ter um motivo nobre para o que se pretende faz muita diferença quando o assunto é o alcance de determinado objetivo.
 
E eis aqui mais um dos pontos que gostaria de destacar sobre a história do nobre colega Juliano. Suas metas no exercício da profissão é muito esclarecedor: contribuir para a sociedade, doar um pouco de si para que haja uma evolução socialcrescer profissionalmente na medida em que ajuda aqueles que precisam. Uma verdadeira inspiração esse garoto!
 
Essa ideia altruísta é o seu combustível e certamente enche o seu coração e sua mente de energia, vontade de potência e foco para alcançar seus objetivos. A realização financeira é importante, sem dúvidas, mas acredite, ela é consequência de um trabalho bem desenvolvido e não o objetivo propriamente dito.
 
Parabéns ao Juliano, você é um exemplo de atitude e obstinação para todos que estudam o Direito.
 
Bons estudos.



Aprovação no Exame de Ordem

Estude através das Provas Anteriores do Exame da OAB!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.