FGV pisa na bola feio no XXI Exame de Ordem

FGV pisa na bola feio no XXI Exame de Ordem

FGV comete grande erro na divulgação de resultados dos aprovados na 2ª Fase do XXI Exame de Ordem
Olá OABeiros.
 
É com muito pesar que faço esta publicação. Não acredito estar presenciando, mais uma vez, a FGV agredindo o psicológico dos candidatos do Exame de Ordem com seus erros – só quem faz essa prova sabe a dimensão disso.
 
Quando soube das lambanças da FGV nesta 2ª fase, quase não acreditei que estava realmente acontecendo o que vi ser relatado.
 
Vamos aos relatos:

  • Um grande número de candidatos está afirmando que ao acessar o resultado individual se depararam com o espelho referente a reaplicação da prova da 2ª fase de Porto Velho (do XX Exame), dentre os quais alguns foram aprovados e outros reprovados;
  • Outros examinandos estão reclamando por terem recebido nota ZERO em suas provas apesar de ter optado pela peça correta, e que isso aconteceu por que suas provas teriam sido corrigidas usando o espelho da prova de Porto Velho; e,
  • Ainda há outros que relatam algo ainda mais bizarro, que zeraram a peça e mesmo assim foram aprovados.

 
Fico quase sem palavras, mas tentarei trazer algumas considerações sobre o ocorrido, levando em conta as dúvidas que vi circulando nas redes sociais:

Meu nome está na lista de aprovados, posso ser reprovado?

Se eu fosse apostar todas as minhas fichas, diria que a lista preliminar de aprovados na 2ª fase do XXI Exame de Ordem será MANTIDA. Afinal se alguém foi aprovado, muito provavelmente foi porque o espelho utilizado na correção foi o correto. Caso contrário, adoraria ver a FGV explicar como o candidato que teve a sua prova corrigida pelo espelho errado acabou sendo aprovado. Além disso, duvido muito que a FGV transformaria alguém formalmente aprovado em reprovado – o judiciário seria acionado com certeza.
 
 

A 2ª fase do XXI Exame de Ordem poderá ser anulada?

Não. Considerando que as provas foram aplicadas sem nenhum problema, ocorrendo erros “apenas” nas correções, não há, em princípio, suporte para justificar a anulação de todo o certame. Provavelmente será feita alguma “operação correção” para sanar os erros.
 
 

Como eu recorro se estou entre os reprovados pelo espelho incorreto?

Primeiramente, acredito que o prazo para interposição de recursos será estendido/remarcado. Isso porque a FGV deve parar para avaliar a extensão dos erros do sistema a fim de garantir que nenhum problema novo apareça, também, durante a fase recursal.
 
Além disso, todos estão apostando que a FGV irá providenciar uma reavaliação geral das provas dos examinandos que foram reprovados.

Chega de FGV aplicando Exame da Ordem

De toda sorte, pessoal, a indignação de todos os candidatos não só é compreensível, como deve ser mantida até que a FGV dê uma solução satisfatória para o ocorrido.
 
A pior coisa que pode acontecer para a Prova da OAB é a perda de credibilidade, e a FGV tem contribuído bastante – vide o histórico de problemas – para a desmoralização do certame e da própria instituição OAB, a qual, apesar dos constantes ataques, tem tentado se manter como fiscalizadora da qualidade dos profissionais que ingressam na advocacia. Para aqueles que questionam a legitimidade da prova este é um prato cheio – e com razão.
 
Não é possível que problemas como esse ocorram e que nenhuma providencia seja tomada, sério… é inadmissível.
 
O pessoal já vem engolindo seco as não anulações injustificáveis na 1ª fase, mas agora todos os limites foram ultrapassados. Só consigo pensar que a FGV não tem competência para continuar aplicando essa prova.
 
E este é um ponto em que todos concordam, a FGV já deu o que tinha que dar. É hora da OAB considerar, seriamente, o fim deste contrato.
 
Deu até saudades da era CESPE.
 
#foraFGV #acordaOAB
 
 

Confira links atualizados da correção de sua Prova


 
 

Comunicados Emitidos Pela FGV sobre o Ocorrido

 

Comunicado FGV sobre Erro na Divulgação de Resultados na Lista Aprovados na 2ª Fase XXI Exame

 
 

Comunicado FGV sobre Erro na Divulgação de Resultados na Lista Aprovados na 2ª Fase XXI Exame

 
 

Sua Aprovação não foi dessa vez?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.