Exame da OAB – Diferença entre Estudar e Aprender
É possível “estudar sem aprender” e “aprender sem estudar”?
MIRA Y LÓPEZ (1968) defende a tese que é possível “estudar sem aprender” e “aprender sem estudar”. REZZANO (1987, p.xi) alicerça este mesmo princípio quando associa APRENDER a uma decisão pessoal do aluno: “O sonho dourado de todos os estudantes, de aprender sem estudar, não é um mito: a fixação espontânea de conhecimento se realiza sempre que no ato de aprender intervém o interesse ou a emoção, ou ambos juntos”. Tais afirmativas poderiam ser consideradas polêmicas. Como separar o aprendizado do estudo? Na verdade, o que ocorre é que a mesma palavra comporta diferentes significados. Dito de outra forma, cabe perguntar: O que é estudar? O que é aprender? (Malvezzi, Yara Curvacho – O aluno, o estudar e o aprender – link – consulta 23/05/2015)
1 – A decisão de Aprender
A palavra decisão está ligada a opção. Quando você pega um livro ou material de estudo a decisão de aprender está em suas mãos. É você quem decide se fará uma leitura fria do material ou se realmente haverá uso do “tutano” para concretar a matéria em seu íntimo. Dessa forma, decidir estudar é mais do que sentar em uma cadeira e abrir um livro, você deve estar pronto para “ENTRAR DE CABEÇA” na matéria.
Para BARNES, há duas formas de postar-se diante dos estudos: o estudo aquisitivo e o estudo interativo.
No quadro abaixo podemos verificar as principais características de cada opção. E, fazendo a correlação das consequências de cada forma de encarar os estudos, assim como da maneira na qual você vem estudando, você poderá responder se tem feito um Estudo Aquisitivo ou Interativo.
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Variáveis |
Estudo aquisitivo |
Estudo interativo |
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Postura do aluno |
· Passiva | · Ativa |
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Características das informações |
· Conjunto fixo de idéias
· A informação está pronta |
· Idéias vão se transformando
· A informação precisa ser processada |
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Busca do conhecimento |
· Dependente da aquisição
· Conhecimento gerado a partir de idéias isoladas e proposições desconexas · O cérebro está em estado neutro |
· Independente da aquisição
· Conhecimento gerado a partir de idéias correlacionadas e proposições comparadas · O cérebro está processando · Relações são importantes |
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Tratamento das informações |
· Relações NÃO são importantes
· Preocupação com fatos e informações · Não procura fazer comparações · Visão estreita do assunto |
· Preocupação com significados e questionamentos
· Procura comparar e contrastar · Ampla visão do assunto · Questiona as informações |
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Conseqüências |
· Armazena as informações
· Ameaçado por novas idéias · Medo de ser testado · Gera insegurança |
· Novas idéias aguçam o interesse
· Compreensão ampliada · Intrigado com pontos de vistas diferentes · Gera segurança |
Não vá na onda daqueles que dizem “estude apenas para passar na OAB”. Estude para APRENDER e COMPREENDER o Direito em si. É importante acertar, mas mais importante ainda é entender o raciocínio que levou aquela resposta, mesmo que você a tenha errado.
Aluno e aula são estranhos um ao outro, pois o primeiro se tornou apenas o proprietário de um conjunto de afirmações feitas por outra pessoa” (BARNES, 1995).
2 – A Emoção
Já foi falado aqui no Blog do Prova da Ordem sobre a Preparação para o Exame da OAB e o prazer em aprender, destacando a importância de se envolver com o processo de aprendizado durante a preparação para o exame de ordem.
E, juntamente com a decisão de aprender e uma postura interativa diante dos estudos, ter prazer em aprender é determinante para a fixação do conteúdo estudado e melhor aproveitamento na realização de provas da OAB.
Tire da sua cabeça que estudar é chato, pois estudar é uma das melhores coisas que você pode fazer nessa vida. A pessoa que estuda, vive mais e é mais feliz. Tem dúvidas sobre essa afirmação? Confira a pesquisa que aponta que o estudo faz as pessoas mais felizes
Alie todos esses conceitos dispostos nesse artigo com a resolução de questões de edições anteriores do exame de ordem e, ao praticar, você poderá acertar ou errar inúmeras vezes, mas é justamente isso que fará você APRENDER. Somente a prática pode demonstrar quais são seus pontos fortes e fracos para que você possa direcionar de forma mais inteligente seus estudos, evitando vacilos que podem comprometer a sua aprovação no Exame da OAB.
Que o ato de estudar, no fundo, é uma atitude frente ao mundo (…) não se reduz à relação leitor-livro ou leitor-texto (…) e também é sobretudo pensar a prática e pensar a prática é a maneira de pensar certo” (FREIRE, 1974)
Não desperdice mais o seu tempo de estudo sendo um aluno passivo, que esquecerá tudo após a prova. Respire fundo e decida APRENDER!