Desabafo sobre o XXI Exame de Ordem

Desabafo sobre o XXI Exame de Ordem

desabafo sobre o XXI Exame de Ordem
Olá, OABeiros.
 
Todo mundo deve estar de ressaca, não é mesmo? E não estou falando das festas de final de ano, mas sim da ressaca que esta última 1ª fase do XXI Exame de Ordem deixou em todos nós. E que tenebrosa foi esta prova, não é verdade?
 
Sempre que há uma prova como esta, tão polêmica, o pós prova é difícil. É praticamente impossível não sentir um certo desânimo e sentimento de injustiça, principalmente porque só você sabe o esforço que você fez para chegar em condições de realizar a prova. O mínimo que você esperava, naturalmente, era encontrar questões razoáveis, que estivessem dentro da proposta do Exame de Ordem – que é uma prova de habilitação.
 
Logo após a OAB/FGV ter publicado o comunicado ratificando apenas as duas anulações de ofício, fui questionado por um aluno sobre o que eu achava disso tudo. A minha resposta foi: – A Prova da OAB, infelizmente, é assim. Bola para frente que logo mais tem outra 1ª fase.
 
Inclusive aqui no Portal Prova da Ordem sempre fomos muito claros em relação as chances de anulação, pois conhecemos o histórico da OAB/FGV.
 
Percebi então que ele não recebeu muito bem minha colocação e de pronto questionou novamente: – Como assim, é assim? Isso deveria ser caso de polícia! Estão violando letra da lei para justificar seus gabaritos!
 
Bom, eu já estive aí do lado que vocês estão. Então sei muito bem como é sentir o que muitos de vocês estão sentindo neste momento. E sei, também, que não é fácil engolir a seco tudo e voltar a estudar novamente.
 
Mas não posso me furtar, com relação a isso, de compartilhar duas coisas que conversei com este aluno, coisas que aprendi durante a minha odisseia em busca da vermelhinha, e que podem lhes ser úteis quando você está com este mesmo sentimento.

Buscar na justiça a anulação de questões do Exame de Ordem

É possível recorrer do resultado da 1ª fase na via judicial? Sim. Afinal de contas, esse é um direito constitucionalmente garantido a todos.
 
Mas quem também estuda para concursos, já está mais acostumado com o posicionamento do judiciário com relação a interferência em questões de provas. O Poder Judiciário não é unânime ao analisar as demandas dos candidatos, mas alguns juízes entendem que esse tema corresponde à discussão do critério de correção adotado pela banca, afastando a competência do Judiciário para proferir decisões.
 
Quais as chances do seu direito ser confirmado em sentença definitiva?
Se não for hipótese de erro material ou erro grosseiro, praticamente nulas.
 
Além disso, são tão poucas as chances – fica a dica – que o custo benefício do emprego de energia, tempo e dinheiro para tentar alcançar esse intento, não vale a pena.
 
Poxa, mas isso é conformismo… Se eu não fizer nada, a OAB/FGV sempre irá fazer praticar essas injustiças – alguns poderão pensar. Mas não! Isso é colocar na balança o que é mais eficiente para que você alcance o objetivo, que é a sua aprovação.
 
Isso não significa que você concordou com eles, é apenas FOCO. Essa energia será muito melhor aproveitada se preparando melhor ainda para a próxima prova. Mesmo que você não esteja sozinho em sua indignação, nem sempre o altruísmo te levará a diante.

Enfrente a OAB/FGV e faça do Exame de Ordem uma prova melhor

O maior ato de protesto contra a OAB/FGV é você ESTUDAR AINDA MAIS e LOGRAR ÊXITO NO CERTAME.
 
E quando você passar, porque é questão de tempo, exerça uma atividade profissional digna, ética e continue lutando e fomentando uma prova da OAB cada vez melhor.
 
Esse é o verdadeiro protesto!
 
Então fica este desafio/convite: Passe no Exame de Ordem e venha lutar do lado de cá, por uma advocacia cada vez mais ética e uma avaliação cada vez mais eficiente e digna.
 
 
Aproveite e confira o Calendário da OAB em 2017 e se prepare com antecedência.
 
Bons estudos.
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.