Construindo internamente sua Aprovação no Exame da OAB

Construindo internamente sua Aprovação no Exame da OAB

motivação dia da Prova no Exame OAB
Com menos de 20 dias para a próxima edição do Exame de Ordem, é normal que o candidato sinta-se inseguro com relação à avaliação. A sensação de aperto no peito, o olhar fixo e perdido ao longe são os sinais mais comuns de que o candidato está demasiadamente preocupado com a prova. 

O melhor remédio para estas circunstâncias, segundo minha sincera opinião, é uma boa dose de motivação, colocando um pouco mais de energia no seu dia-a-dia! Relembrar aquilo que traz a sustentação de seus objetivos e força para enfrentar o desafio que se aproxima é a chave para limpar a sua mente dos anseios lhe acometem.

O preparo emocional é indispensável para prova, pois evita que o examinando esqueça daquelas coisinhas básicas e por vezes óbvias, mas que, como consequência da espiral de ansiedade e temor pela possibilidade de falha, acabam ocasionando aquele famoso   “BRANCO” no dia da prova! Por essa razão, nesta publicação trarei pílulas de motivação para que você medite, reflita e recupere a tranquilidade necessária para enfrentar a prova com maestria.

1 – Não é hora para duvidar de si mesmo

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. – Roberto Shinyashiki

Se você chegou até aqui, enfrentou 05 anos de faculdade, dias e noites dedicados ao estudo de um conhecimento tão complexo, como é o estudo das Ciências Jurídicas e Sociais, é porque você não é qualquer um. Desista dos pensamentos negativos do tipo: não passarei por que não tenho o dia livre para os estudos; ou por que não esgotou o Código Civil; por ter faltado um aulão ou perdido uma videoaula ao vivo. Não sabote a si mesmo, acredite no seu potencial, você pode, você consegue!

2 – Aceite o inevitável

Há um ditado antigo que diz “O que não tem remédio, remediado está”; e sua sabedoria é indiscutível. Se não há como evitar o que se aproxima, por que se preocupar? Aproveite esse momento e deleite-se com a chance de por a prova os seus conhecimentos.

foto bebe motivacional - aprovação no Exame de Ordem

Como assim não é nada?
É o meu sonho, a chance de responder “SIM, PASSEI!” para todos que me perguntam se já fui aprovado(a) no Exame da OAB!

Ok. Ela é uma prova importante para você, tudo bem. Mas em si mesma, o Exame de Ordem é só mais uma avaliação. Isso é o que a afirmação epigrafada tenta traduzir. A prova da OAB não define quem você é, você continuará sendo um guerreiro independentemente do resultado. Em que pese a sociedade atribua prestígio aos aprovados e desonra aos reprovados, não caia nessa armadilha compartilhando desta valoração equivocada. Você escolheu estudar um dos caminhos mais nobres da essência humana. Lembre-se sempre disso.

4 – Mantenha o desejo de vitória na vida

Posso apostar que ser aprovado no exame de ordem não é o seu maior objetivo, mas, sim, uma meta, uma fração, que participa de um caminho muito maior que você deseja trilhar em sua vida. Ser um grande jurista, ter um escritório de renome, ser um professor universitário, não importa. O exame de ordem não pode ser um fim em si mesmo, assim como não pode significar um fim para você.

O grande campeão brasileiro de fórmula 1, Ayrton Senna, fala sobre o desejo de vitória na vida e dá um ótimo conselho:

 

 “Tenha sempre como meta muita força, determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus. Que um dia você chega lá, de alguma maneira você chega lá.” – Ayrton Senna

5 – Evite pensamentos negativos

Quando o diálogo com você mesmo(a) é muito negativo, ele traz consequências danosas para sua saúde física e mental. Confira alguns exemplos de diálogos internos negativos:

  • “Sou muito burro(a)”.
  • “Não estudei o suficiente”.
  • “Não consigo passar nessa prova”.
  • “Advogar não é para mim”.

Este tipo de pensamento só aumentará a sua ansiedade e os males dela resultantes. Quando você se pegar pensando dessa forma, ouça uma música que te traga sentimentos edificantes, ligue para aquela pessoa que te dá força, medite (ore, se você segue alguma religião) e não se deixe abater.

Até adversidades podem ser positivas:

  • Os tempos difíceis que acontecem na nossa vida, podem ajudar-nos a compreender e a apreciar os momentos em que as coisas nos correm bem.
  • Olhe para as oportunidades de aprendizagem que todas as situações adversas contêm.
  • Decida se você vai permitir que a sua experiência o deite a baixo. Dependendo da forma como você interpreta a situação, acha que a poderia olhar de uma outra forma, de preferência mais capacitadora.
  • Esteja preparado para aceitar o pior quando ele ocorrer. Quando você estiver preparado mentalmente para o pior, isso raramente acontecerá, e se acontecer, parece menos catastrófico, porque você estará melhor estruturado para lidar internamente com isso.
  • Cultive a coragem, auto-confiança e superação. Quanto mais dessas qualidades você conseguir reunir, menor será o impacto da adversidade.
  • Lembre-se que a adversidade faz parte da vida. Aceitar as adversidades, ajuda a superá-las. [Fonte]

 

Deseja GABARITAR na 1ª Fase da OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.

Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.

Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.