Como identificar a hora certa de dar uma pausa nos Estudos?

Como identificar a hora certa de dar uma pausa nos Estudos?

como escolher a disciplina de 2ª Fase?
Corriqueiramente observo conversas em grupos de estudo das redes sociais estudantes dizendo que estão “dando um tempo” nos estudos e que pretendem voltar a prestar o exame de ordem apenas depois desta pausa. E as razões para justificar esta conduta são as mais diversas.
 
Nesta publicação irei analisar algumas das situações mais corriqueiras que são usadas pelos estudantes para justificar sua vontade de dar um tempo nos estudos e ponderar sobre seus ônus e bônus desta decisão para que você pense sobre o assunto com bastante cuidado antes de resolver tomar esta decisão.

Você está parando porque não superou uma reprovação?

O maior número de incidência dos “pausantes” está quando acontece em uma prova da OAB alguma polêmica que acaba levando alguns candidatos à reprovação mesmo que eles estivessem, teoricamente, certos. Por exemplo, quando há uma prova de primeira fase com questões claramente anuláveis que não são anuladas pela banca; ou quando em uma prova de 2ª fase a peça processual não é aceita pelo gabarito, em que pese fosse possível juridicamente valer-se dela para atender a demanda do problema.
 
Nestes casos o sentimento de injustiça é venenoso e a primeira reação de proteção é essa: querer parar. É comum que nestes casos o candidato tente até mesmo “salvar” outros injustiçados, buscando alternativas para boicotar o próprio certame, acabando por questionar a sua legitimidade e até mesmo unindo-se a pessoas que lutam pela extinção da prova. Isso é até certo ponto natural, porém, PERIGOSO, uma vez que pode levar o estudante a uma espiral crescente de impotência e angústia.
 
Então, antes de abraçar a causa da oposição ao Exame de Ordem, é preciso entender que nem sempre é possível conseguir proteger ou mudar o que está “errado”. Se isso já passou pela sua cabeça, fica a dica.
 
 

Uma pausa para restaurar a harmonia da vida

Outra razão bastante recorrente que leva os candidatos a pensar em uma pausa nos estudos é para tentar recuperar a harmonia entre a vida social, profissional e os estudos. Em que pese o ideal seja o equilíbrio entre estas facetas da vida, quando se está estudando é salutar que sejam feitos alguns sacrifícios, principalmente do lado social, em prol da preparação para a prova. Mas não raro acabam surgindo cobranças da família, amigos, relacionamentos e afins quando percebem que esta fase pode durar um pouco mais do que se imaginava. Logo, quando não se obtêm um resultado positivo ao final destes esforços, a ideia é de que houve prejuízo, já que não se conseguiu uma coisa nem outra.
 
Caso este seja o seu caso, em vez de parar por um longo período de tempo, talvez repensar o seu cronograma de estudos possa ser o caminho. Uma semana para descansar a mente e mais alguns dias para reconstruir sua estratégia a fim de encontrar/recuperar este equilíbrio podem já ser suficientes. Evite intervalos muito grandes, pois há grande risco de você ficar desatualizado, perdendo o fio da meada, ou desviar-se do seu objetivo neste período. E uma pausa para quem está em busca de um objetivo significa, quase sempre, retrocesso.
 
 

Resiliência, a qualidade de quem alcança objetivos

resiliência
substantivo feminino
1. fís propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
2. fig. capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças
Fonte: Google

 
Tavares define como “a capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis, obtendo uma atitude otimista, positiva e perseverante e mantendo um equilíbrio dinâmico durante e após os embates”Fonte
 
Independentemente do motivo que esteja lhe fazendo pensar nesta pausa, é importante que você busque uma atitude resiliente a fim de superar este desafio.
 
O conhecimento é algo acumulativo, razão pela qual o ato de dar um tempo normalmente não acrescenta muito para quem está estudando. A lógica é de que a cada dia estudado, cada questão resolvida, cada prova realizada (mesmo que haja reprovação), você estará mais perto de lograr êxito.
 
E por isso é tão importante que você não deixe de prestar o exame de ordem, independentemente de qualquer coisa, pois sempre haverá a chance, considerando esta característica cumulativa do conhecimento, de que você seja aprovado se você estiver regularmente empenhado neste desafio. Não havendo disposição financeira para isso, o que é compreensível já que o exame de ordem é uma das provas mais caras do país, mesmo assim resolva a prova assim que ela for disponibilizada.
 
O fato de você ter sido reprovado hoje, não significa necessariamente que se houvesse outra prova amanhã, você não lograria êxito.
 
Então, antes de resolver dar uma pausa, pense muito bem e determine um prazo curto e certo para que você volte a se dedicar aos estudos.
 
Bons estudos.
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.