Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo.

Como Estudar por Conta Própria para Exame da OAB?

Estudar por conta própria para Exame da OAB é uma realidade cada vez mais frequente para candidatos que se preparam para enfrentar o Exame de Ordem.
 
E grande parte disso é resultado do avanço tecnológico, que permitiu o estudo através de cursos online, facilitando o acesso para quem não tinha um cursinho local em sua cidade ou não conseguiam conciliar sua rotina com o horário limitado de um curso presencial.
 
Além disso, estudar por conta própria para Exame da OAB também é uma opção para quem não dispõe de recursos financeiros suficientes para arcar com os custos de um curso preparatório, que, diga-se de passagem, não é barato.
 
Não obstante, se somarmos o valor de inscrição, curso preparatório, material de estudo e, às vezes, deslocamento e hospedagem para poder realização da prova, o gasto final de uma prova da OAB facilmente chega a mil reais.
 
Por isso, nesta publicação trarei algumas dicas e cuidados para quem escolhe estudar em casa para o exame de ordem a fim de fazer valer da melhor forma o seu investimento de tempo e de dinheiro.

[adrotate group=”9″]

Como Estudar por Conta Própria para Exame da OAB?

 

1 – Organização do ambiente

Um ambiente de estudo deve ser um local limpo e livre de distrações, e estudar em casa é exatamente o inverso, um verdadeiro universo de possibilidades que podem atrapalhar sua concentração, muitas vezes tornando o estudo ineficiente.
 
É recomendado que se antecipe e previna-se das coisas que possam lhe tirar o foco, tais como: desligar o celular; comunicar os familiares sobre o seu horário de estudo, pedindo que não lhe interrompam durante este tempo; evitar o acesso à redes sociais; etc.
 
Por essa razão, para estudar por conta própria para Exame da OAB é preciso deixar o local de estudos limpo e organizado, facilitando o manejo do material e a condução do estudo.
 
 

2 – Comprometa-se com o seu Roteiro

Aprender e fixar o conteúdo é algo que dispende tempo. Por isso, para que se tenha um bom aproveitamento do estudo é necessário condicionar seu corpo e mente a uma rotina. Assim como quando se vai até um local externo para ter aula, emular isso em casa, determinando horários e seguindo-os à risca, tornará seu cérebro, naquele período, predisposto a absorção de informações.
 
Dessa forma, ter disciplina não é apenas uma recomendação, é elemento imprescindível do aprendizado. Vejamos
 

Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado. – Autor Anônimo

 
Se você desejar bom desempenho no Exame da OAB e tiver pouco tempo, afie bem seu machado!
 
 

3 – Conheça seus limites

O sono é muito importante para a cognição do conhecimento. O cérebro depende de condições químicas adequadas para que possa fazer o seu trabalho (reter e organizar informações) com precisão. Dessa forma, é essencial dormir o suficiente e estar atento para não exagerar na carga de estudos diante da realidade do conforto que estudar em casa proporciona. É recomendado que a cada 50 minutos de estudo seja feita uma pausa de 10 minutos para “reiniciar” o desempenho cerebral.
 
Além disso, ter a cama ao seu alcance pode ser muito convidativo para tirar algumas sonecas, o que pode ser útil no sentido de recuperar o vigor para estudar, mas que deve ser visto com cautela para não ser feito em demasia.

[adrotate group=”38″]

4 – Tenha foco

O professor William Douglas tem uma afirmação muito boa sobre ter foco que diz mais ou menos o seguinte: “Faça com total dedicação as coisas no momento em que estejam sendo feitas, divirta-se quando for para se divertir e estude quando for para estudar.” Ou seja, significa dizer que de nada adianta você estar estudando e pensando na diversão e o inverso também.
 
Por essa razão, é preciso ter foco na realização das atividades do dia-a-dia para tirar o maior proveito delas, o que se aplica aos estudos bem como ao lazer.
 
 

5 – Simulados

Os cursos preparatórios em geral oferecem simulados de provas da OAB para seus alunos como parte do processo pedagógico. E isso também deve estar presente na programação de quem escolheu o conforto do lar como reduto de preparação, realizar simulados do exame de ordem, tantos quantos puder.
 
Isso proporcionará ao estudante uma visão mais ampla e precisa sobre a forma como irá direcionar o seu estudo, focando naquilo que mais precisa e aparando arestas de pequenas dúvidas que o fazem errar algumas questões que, muitas vezes, ele possui o conhecimento suficiente para resolvê-las.
 
Estar habituado na forma como o conhecimento será exigido, bem como na estrutura que se apresenta a prova, é parte essencial da preparação. Por isso, o examinando não deve deixar de fora do seu planejamento a prática através da resolução de questões de provas anteriores.
 
Estudar por Conta Própria para Exame da OAB carece de alguns cuidados, mas é uma prática libertadora e que lhe trará independência para enfrentar a Prova da OAB.
Bons estudos!
 
 

Sistema de Provas Online

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! A melhor técnica de estudo é a prática na resolução de questões de edições anteriores.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo

 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.