Como Estudar por Conta Própria para Exame da OAB?

Como Estudar por Conta Própria para Exame da OAB?

depoimento aprovado Exame de Ordem
Estudar por conta própria para Exame da OAB é uma realidade cada vez mais frequente para candidatos que se preparam para enfrentar esse importante desafio.

E grande parte disso é resultado do avanço tecnológico, que permitiu o estudo através de cursos online, facilitando o acesso para quem não tinha um cursinho local em sua cidade ou não conseguiam conciliar sua rotina com o horário limitado de um curso presencial.

Além disso, estudar por conta própria para Exame da OAB também é uma opção para quem não dispõe de recursos financeiros suficientes para arcar com os custos de um curso preparatório, que, diga-se de passagem, não é barato.

Não obstante, se somarmos o valor de inscrição, curso preparatório, material de estudo e, às vezes, deslocamento e hospedagem para realização da prova, o gasto final de uma prova da OAB facilmente chega a mil reais.

Por isso, nesta publicação trarei algumas dicas e cuidados para quem escolhe estudar em casa para o exame de ordem a fim de fazer valer da melhor forma possível o seu investimento de tempo e dinheiro.

📌 Como Estudar por Conta Própria para Exame da OAB?

⚜️ 1 – Organização do ambiente

Um ambiente de estudo deve ser um local limpo e livre de distrações e estudar em casa é exatamente o inverso, um verdadeiro universo de possibilidades que podem atrapalhar sua concentração, muitas vezes tornando o estudo ineficiente.

É recomendado que você faça um planejamento e previna-se das coisas que possam lhe tirar o foco, tais como: desligar o celular; comunicar os familiares sobre o seu horário de estudo, pedindo que não lhe interrompam durante este tempo; evitar o acesso à redes sociais; etc.

Por essa razão, para estudar por conta própria para Exame da OAB é preciso deixar o local de estudos limpo e organizado, facilitando o manejo do material e a condução do estudo.

⚜️ 2 – Comprometa-se com o seu Roteiro

Aprender e fixar o conteúdo é algo que dispende tempo. Por isso, para que se tenha um bom aproveitamento do estudo é necessário condicionar seu corpo e mente a uma rotina. Nesse sentido, da mesma forma como os alunos de cursos presenciais vão até um local externo para assistir suas aulas, emular isso em casa, determinando horários e seguindo-os à risca, tornará seu cérebro, naquele período, predisposto a absorção de informações.

Dessa forma, ter disciplina não é apenas uma recomendação, é elemento imprescindível do aprendizado. Vejamos

Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado. – Autor Anônimo

Se você desejar bom desempenho no Exame da OAB e tiver pouco tempo, afie bem seu machado!

⚜️ 3 – Conheça seus limites

O sono é muito importante para a cognição do conhecimento. O cérebro depende de condições químicas adequadas para que possa fazer o seu trabalho (reter e organizar informações) com precisão. Dessa forma, é essencial dormir o suficiente e estar atento para não exagerar na carga de estudos, diante da realidade do conforto que estudar em casa proporciona. É recomendado que a cada 50 minutos de estudo, seja feita uma pausa de 10 minutos para “reiniciar” o desempenho cerebral.

Além disso, ter a cama ao seu alcance pode ser muito convidativo para tirar algumas sonecas, o que pode ser útil no sentido de recuperar o vigor para estudar, mas que deve ser visto com cautela para não ser feito em demasia.

⚜️ 4 – Tenha foco

O professor William Douglas tem uma afirmação muito boa sobre ter foco que diz mais ou menos o seguinte: “Faça com total dedicação as coisas no momento em que estejam sendo feitas, divirta-se quando for para se divertir e estude quando for para estudar.” Ou seja, significa dizer que de nada adianta você estar estudando e pensando na diversão e o inverso também.

Por essa razão, é preciso ter foco na realização das atividades do dia-a-dia para tirar o maior proveito delas, o que se aplica aos estudos, bem como ao lazer.

⚜️ 5 – Simulados

Os cursos preparatórios em geral oferecem simulados de provas da OAB para seus alunos como parte do processo de ensino-aprendizagem. E isso também deve estar presente na programação de quem escolheu o conforto do lar como reduto de estudo. Realize simulados na preparação para o exame de ordem, tantos quantos puder.

Isso lhe proporcionará uma visão mais ampla e precisa sobre a forma como irá direcionar o seu estudo, focando naquilo que ser revisado e dirimindo dúvidas que poderiam fazer você errar algumas questões.

Estar habituado na forma como o conhecimento será exigido, bem como na estrutura que a prova é apresentada, PRECISA fazer parte de sua preparação. Por isso, você também deve focar na resolução de questões de provas anteriores.

Estudar por Conta Própria para Exame da OAB carece de alguns cuidados, mas é uma prática libertadora e que lhe trará independência necessária para enfrentar a Prova da OAB.
Bons estudos!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB