A matemática da 1ª Fase OAB

A matemática da 1ª Fase OAB

A matemática para sua aprovação no Exame de Ordem

Muita coisa mudou na prova desde a primeira Matemática do Exame de Ordem postada aqui – nem irei referenciar pois está totalmente defasada.

A nova realidade da prova, que acrescentou matérias e regras, pede que se faça um novo levantamento do peso de cada matéria no exame de ordem.

*Levei em consideração a estrutura da XII edição da prova.

Matéria Nº de questões
Ética 10
Dir. Constitucional – Dir. Civil 7
Dir. Trabalho – Penal – Administrativo – Proc. Civil 6
Empresarial – Proc. Trabalho – Proc. Penal 5
Tributário 4
Direitos Humanos 3
Filosofia – Ambiental – ECA – Dir. Internacional – Consumidor 2

Se somarmos os três primeiros grupos de matérias (7 no total),em vermelho, teremos 48 questões, o que representa em um universo de 80 questões 60% da prova.

O segundo grupo, em laranja, com 4 matérias, representa  23,75% da prova.

Enquanto o último grupo, em verde, composto por 6 matérias, equivale aos 16,25% restantes.

Desta forma, considerando que não há um mínimo de questões para acertar de cada matéria e que 50% da prova é o suficiente para avançar de fase, se você estudar os dois primeiros grupos de matérias (vermelho e laranja) estará cobrindo 83,75% da prova estudando apenas 11 matérias.

Utilize este raciocínio para estabelecer a sua ordem de prioridade quando da construção do seu plano de estudos, além de ser um bom parâmetro para estabelecer prioridades, também, na reta final.

Devo fazer o esforço necessário apenas para alcançar o mínimo de 40 questões? Também não, você deve estudar para fazer 80 questões! Mas levando em consideração preparação estratégica,é relevante estabelecer uma ordem sobre o peso de cada matéria na prova. Lembre-se de que a primeira fase não aprova em nada, apenas te qualifica para a segunda fase, então o negócio é passar.

Bons estudos.

Fonte: Blog Assim Passei