Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Prova da Ordem

por

Site especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame de Ordem. Conquiste sua aprovação na OAB!

Você conhece o Conteúdo da PEC 37?

As investigações de crimes contra a administração pública, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal são atualmente apuradas pelo Ministério Público, Polícia Federal e Civil, em regime colaborativo. Para o Deputado Lourival Mendes ( do partido PT do B – MA), autor da PEC 37, a investigação de crimes não faz parte do círculo de competências legais do Ministério Público, motivo pelo qual a PEC 37 deveria ser aprovada.

A Proposta de Emenda Constitucional 37/2011 (ou apenas PEC 37) sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. Este item adicional trata a seguinte redação: “A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente”. Ou seja, esta proposta de emenda constitucional limitaria a apuração de crimes contra a administração pública à Polícia Civil e Federal.

Diante da limitação dos poderes do Ministério Público Federal,órgão que investigou e puniu os integrantes do escândalo do mensalão (um dos maiores esquemas de corrupção já investigado na história brasileira), muitos denominam a PEC 37 como a PEC da impunidade.

 

Reação da População

Diante da tramitação da PEC 37 na câmara dos Deputados ,diversas organizações lançaram a campanha “Brasil contra a impunidade”, acusando a proposta de beneficiar políticos e funcionários públicos criminosos. O Ministério Público Federal foi responsável por 15 mil ações penais entre 2010 e 2013. Se tais casos fossem repassados à Polícia Federal, os crimes poderiam não ser julgados e provavelmente seriam prescritos caso as investigações não se concluíssem em tempo hábil.

Como consequência ao trâmite desta Proposta de Emenda Constitucional, muitos manifestantes saíram às ruas reivindicando a reprovação desta proposta, além do maior compromisso do Estado contra a Corrupção e utilização equivocada dos recursos públicos.

 

Qual sua opinião sobre a PEC 37?

Se você não deseja que a PEC 37 seja aprovada, faça a sua parte. Ajude nas manifestações populares e assine o abaixo assinado contra sua aprovação.

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.