Oito dicas essenciais para Exame da OAB

Oito dicas essenciais para Exame da OAB

Dicas de Prova para Exame da OAB

 

Um recorde de inscrições foi registrado no 10º exame da AOB neste primeiro semestre de 2013. Uma razão para tantos inscritos é o baixo índice de aprovação auferido ao longo dos anos em que a prova é aplicada, que é de apenas 11% dos que realizam a prova.

A fórmula mágica para compor este seleto grupo de aprovados não existe, porém há alguns passos fundamentais para obter êxito e o controle emocional está no topo desta lista. Confira logo abaixo 8 dicas para você melhorar suas chances de aprovação:

 

1) Treine bastante sua redação e o bom português.

Esta é uma dica para sua fase preparatória. Muitos estudantes focam seus estudos para a primeira fase, mas esquecem que só serão aprovados se conseguirem êxito em ambas as etapas. Não cometa este descuido.

 

2) Se possível, faça um curso preparatório.

Um curso preparatório certamente irá auxiliar nos seus estudos. Mas o mais importante é revisar toda a matéria!

 

3) Resolva todas as provas anteriores que conseguir. A simulação é fundamental para seu sucesso.

O treino e acompanhamento de resultados é uma ótima forma de monitorar sua preparação para o exame. Se coloque fazendo o exame da OAB enquanto estiver resolvendo as provas anteriores. Cronometre o tempo de resolução de prova e tenha uma simulação real. Este exercício é uma ótima forma para desmistificar o desafio que você terá pela frente.

 

4) Tenha uma boa véspera.

Evite distrações desnecessárias na véspera de sua prova! Tenha um dia tranquilo e tente dormir cedo.

 

5) Mantenha o controle emocional durante a prova. No dia, não vá com a obrigação de ser aprovado.

Manter o controle emocional durante a prova é fundamental para sua aprovação. Você dificilmente será aprovado se ficar apavorado com a dificuldade das questões e com a falta de tempo. Quanto mais tranquilo você estiver, mais fácil será resgatar da memória a resposta da questão desejada.

 

6) Administre o tempo de prova.

Acompanhar o tempo de prova é outra dica fundamental. Não fique preso a uma questão por muito tempo. Lembre-se de deixar os 10 minutos finais para preenchimento do cartão resposta.

 

7) Comece resolvendo a prova pelas questões de Ética. Em seguida, resolva as disciplinas que você tem mais confiança!

Começar pelas questões de ética é uma boa estratégia. O motivo é simples: é uma matéria que depende de “decoreba” e é melhor fazer o quanto antes para garantir pelo menos 8 ou 9 questões. Depois de terminar a prova de Ética, parta para as disciplinas em que você se sente mais confiante, evitando assim deixar de responder questões que você tem maior confiança por falta de tempo. Outro fator importante é que depois de 2 horas de prova o cansaço se instala e geralmente prejudica seu rendimento.

 

8) Preencha o cartão resposta somente no final.

Separe os 10 minutos finais para o preenchimento do cartão resposta. Responder questão por questão marcando no cartão resposta pode fazer você perder muito tempo e é um procedimento passível de erros e desatenções.