FGV divulga Locais de Prova da 1ª fase – XVI Exame de Ordem

FGV divulga Locais de Prova da 1ª fase – XVI Exame de Ordem

locais de prova

A FGV divulgou nessa segunda-feira, dia 09/03, o edital com locais de prova da 1ª Fase do XVI Exame de Ordem. Fique atento pois foram feitas algumas modificações nos locais de prova de muitas cidades!!!

A prova será aplicada no próximo domingo, dia 15/03 em todo Brasil. A prova objetiva terá a duração de 5 (cinco) horas, sendo aplicada das 13:00 às 18:00 horas, no horário oficial de Brasília/DF.

Examinandos inscritos devem chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, com intuito de evitar maiores problemas e facilitar o acesso ao local exato de realização da prova. Não será permitido o uso de qualquer material de consulta (Vade Mecum) e dispositivos eletrônicos (Celudares, Tablets,etc). Examinandos devem levar caneta, lápis, borracha,água e barras de cereal.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º,IV, da Lei 8.906/1994. Podem participar da prova bacharéis em Direito, formados em instituição regularmente credenciada. Também poderão realizá-la os estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

 

Clique nos links abaixo para consultar o local de sua prova

Edital com Locais de Prova de todo Brasil
Consulta individual de seu local de Prova

 

Seu primeiro e maior objetivo: Prova Objetiva

Como já dito inúmeras vezes no Blog do site Prova da Ordem, a prova de 1ª fase, sem sombra de dúvidas, será seu maior desafio na busca pela sua aprovação no Exame de Ordem. Como a média de aproveitamento na segunda fase gira em torno de 50%,sendo que você tem duas oportunidades de realizar a prova devido à repescagem, sua aprovação na 1ª fase tem peso MUITO GRANDE para sua efetivação nos quadros da OAB. Vale salientar que a média de aprovação na 1ª fase é muito menor, ficando na ordem de 20% do total de participantes.

Em suma qualquer acadêmico ou bacharel em Direito pode realizar a prova, seja estudante do primeiro semestre ou do último, ou até anos após a colação de grau. Entretanto, para poder  validar sua aprovação no Exame da OAB, ou seja, para que sua aprovação tenha validade e você seja efetivado nos quadros da Ordem, você precisa estar formado ou ao menos cursando integralmente o último ano letivo de sua formação. Caso contrário, mesmo que você conquiste a pontuação necessária para aprovação, a prova só terá servido a título de experiência.

A primeira fase é composta por 80 questões objetivas que versam acerca de 17 disciplinas obrigatórias no curso de direito. Vale ressaltar que as matérias não possuem o mesmo peso para sua aprovação, ou seja, algumas matérias possuem maior número de questões em relação às demais, exigindo maior intensidade nos estudos. As questões possuem quatro alternativas disponíveis para resposta, sendo que apenas uma alternativa é a correta. Você terá 5 horas para resolver a prova e precisará de 40 acertos (50% de aproveitamento) para ser aprovado para a prova de 2ª fase. A seguir apresentamos a lista de matérias que compõem a prova de 1ª Fase:

1.       Direito Administrativo (6 questões);

2.       Direito Ambiental (2 questões);

3.       Direito Civil (7 questões);

4.       Direito Constitucional (7 questões);

5.       Direito do Consumidor (2 questões);

6.       Direito do Trabalho (6 questões);

7.       Direito Empresarial (5 questões);

8.       Direito Internacional (2 questões);

9.       Direito Penal (6 questões);

10.   Direito Tributário (4 questões);

11.   Direitos Humanos (3 questões);

12.   Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (2 questões);

13.   Ética e Estatuto da OAB (10 questões);

14.   Filosofia (2 questões);

15.   Processo Civil (6 questões);

16.   Processo do Trabalho (5 questões);

17.   Processo Penal (5 questões).

IMPORTANTE: para consultar os assuntos mais recorrentes na prova de 1ª fase, clique aqui.

 

Algumas dicas de Última Hora

1ª Fase OAB: Evite VACILOS! Leia essa matéria de extrema importância!
Com 10 dias para 1ª Fase da OAB, qual deve ser a prioridade em meus estudos?
47 pontos na 1ª Fase da OAB – Como conseguir sua aprovação com folga?