Você acredita na sua aprovação no Exame da OAB?

Você acredita na sua aprovação no Exame da OAB?

Você acredita na sua aprovação no Exame da OAB?

Poucos dias separam você de seu grande desafio: o Exame de Ordem. Todo conhecimento consolidado ao longo de sua formação e sua preparação emocional serão colocados em cheque. Como você se sente? Preparado? Quase? Na matéria de hoje vamos apresentar algumas dicas para essa sua reta final de preparação, com intuído de fortalecer a crença de que sua aprovação É POSSÍVEL SIM!!!

Como já dito inúmeras vezes aqui no Blog do site Prova da Ordem, a prova de 1ª fase, sem sombra de dúvidas,é crucial para sua aprovação no Exame de Ordem. Como a média de aproveitamento na segunda fase gira em torno de 50%,sendo que você tem duas oportunidades de realizar a prova devido à repescagem, sua aprovação na 1ª fase tem peso MUITO GRANDE para sua efetivação nos quadros da OAB.

Antes de entrar em maiores detalhes sobre o Exame de Ordem e apresentar as dicas para sua aprovação, vale fazer um adendo sobre a participação na prova. Em suma, qualquer pessoa pode prestar o Exame de Ordem, seja estudante do primeiro semestre ou do último, ou até mesmo anos após a colação de grau; qualquer acadêmico ou bacharel em Direito pode realizar a prova. Entretanto, para poder fazer validar sua aprovação no Exame da OAB, ou seja, para que sua aprovação tenha validade e você seja efetivado nos quadros da ordem, você precisa estar formado ou ao menos cursando integralmente o último ano letivo de sua formação. Caso contrário, mesmo que você conquiste a pontuação necessária para aprovação, a prova só terá servido a título de experiência.

Informações básicas sobre a 1ª Fase

A primeira fase é composta por 80 questões objetivas que versam acerca de 17 disciplinas obrigatórias no curso de direito. Vale ressaltar que as matérias não possuem o mesmo peso para sua aprovação, ou seja, algumas matérias possuem maior número de questões em relação às demais, exigindo maior intensidade nos estudos. As questões são de múltipla escolha com quatro alternativas disponíveis para resposta, sendo que apenas uma alternativa é a correta. Você terá 5 horas para resolver as 80 questões e precisará de 40 acertos para ser aprovado para a prova de 2ª fase. A seguir apresentamos a lista de matérias que compõem a prova de 1ª Fase:

1.       Direito Administrativo;

2.       Direito Ambiental;

3.       Direito Civil;

4.       Direito Constitucional;

5.       Direito do Consumidor;

6.       Direito do Trabalho;

7.       Direito Empresarial;

8.       Direito Internacional;

9.       Direito Penal;

10.   Direito Tributário;

11.   Direitos Humanos;

12.   Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);

13.   Ética profissional;

14.   Filosofia do Direito;

15.   Processo Civil;

16.   Processo do Trabalho;

17.   Processo Penal.

IMPORTANTE: para consultar os assuntos mais recorrentes na prova de 1ª fase, clique aqui.

Informações básicas sobre a 2ª Fase

A prova de segunda fase é vocacionada, ou seja, direcionada para uma matéria específica de sua escolha. Ao fazer sua inscrição no Exame de Ordem você terá escolher entre 7 disciplinas àquela que deseja realizar a prova de 2ª Fase, na hipótese de você conseguir sua aprovação na primeira etapa. A prova de 2ª fase, ao contrário da primeira,é dissertativa, composta por 1 peça prático-profissional  e 4 questões discursivas. A peça profissional tem peso de 5 pontos e cada uma as questões vale 1,25. Para ser aprovado, você precisa somar 6 pontos. Assim como na 1ª fase, você terá 5 horas para resolver a prova. Diferentemente da primeira etapa, na prova dissertativa é permitido o uso do Vade Mecum, com algumas ressalvas a serem consultadas no Edital da prova. A seguir apresentamos as 7 possíveis matérias da prova de segunda fase:

1.       Direito Administrativo;

2.       Direito Civil;

3.       Direito Constitucional;

4.       Direito do Trabalho;

5.       Direito Empresarial;

6.       Direito Penal;

7.       Direito Tributário.

Clique aqui para consultar alguns exemplos de provas resolvidas com espelho de correção.

Palestras motivacionais: Conquistando sua Aprovação na OAB

O nervosismo faz parte do Exame de Ordem. Todos ficam nervosos na hora da prova, sem exceções! O que não pode ocorrer é um descontrole emocional, algo que tire sua concentração e prejudique sua capacidade de discernimento…

Você precisa ter em mente que a prova é um obstáculo que separa sua formação de uma carreira de sucesso, mas não faça desse obstáculo uma montanha intransponível! Encare a prova de forma leve, não a transforme em um monstro de sete cabeças se não quiser ter de fazer o Exame sete vezes para aprovar! Nas palestras a seguir, você vai encontrar informações valiosas para melhorar seu controle emocional nessa reta final de preparação. E não se esqueça: LEVE A SÉRIO sua preparação emocional para a prova! Não são poucos examinandos que reprovam na Prova da OAB por conta disso.

Esperamos que vocês tenham gostado!

Contem sempre Conosco!