Incertezas sobre o desfecho do XIV Exame da OAB

Incertezas sobre o desfecho do XIV Exame da OAB

Incertezas sobre o desfecho do XIV Exame da OAB

Muitas incertezas rondam o XIV Exame de Ordem. Haverá anulações? Entro com recurso? Já faço minha inscrição no XV? Preparamos a seguinte matéria visando auxiliar examinandos que participaram da 1ª fase e aqueles que irão aproveitar a repescagem.

No dia 14/08 a FGV divulgará a lista preliminar de aprovados na 1ª Fase do XIV Exame da OAB. Junto com essa divulgação, iniciará o prazo recursal contra o resultado preliminar (do dia 14/08 ao 17/08). Para aqueles que obtiveram 39, 38 ou até 37 acertos, este é o período para dar entrada nos recursos em relação às questões passíveis de anulação. Examinandos com 36 ou menos acertos não devem criar expectativas e já começar sua preparação para o XV Exame de Ordem. A prova de 1ª Fase foi simplesmente a mais difícil das últimas edições do Exame e não é demérito algum não conseguir a aprovação diante de uma prova como esta! Para você que não foi aprovado e deve estar passando por um momento tão difícil como este, preparamos a seguinte mensagem – clique aqui.

 

Obtive 37, 38 ou 39 acertos – Devo entrar com Recurso?

Uma dica que sempre damos aos assinantes do site Prova da Ordem: não percam o foco de seus estudos na elaboração recursos para a 1ª fase… Deixe que os professores e cursinhos os façam! Caso haja alguma anulação, todos serão beneficiados, tanto os que entraram com recurso, como aqueles que aguardaram o gabarito definitivo!!! O recurso é algo que tem melhor aproveitamento para a prova de 2ª Fase, uma vez que trata de questões dissertativas que devem ser analisadas caso a caso.

A grande verdade é que a FGV não tem sido muito justa em relação às anulações. Nas duas últimas edições do Exame (XII e XIII) tivemos algumas questões com equívocos gritantes que deveriam ter sido anuladas, mas que foram totalmente ignoradas pela banca examinadora. Mesmo com 4 questões passíveis de anulação, a grande probabilidade é que 1 ou até mesmo nenhuma venha a ser anulada,devido ao histórico que a comissão examinadora tem se posicionado em relação aos recursos enviados.

Se você está aguardando o julgamento de recursos, nossa dica é que você esqueça um pouco esse assunto e retorne aos estudos. Se você conseguiu 39 acertos e estiver muito confiante na anulação, comece sua preparação para a 2ª Fase, pois o máximo que pode acontecer é você ganhar mais conhecimento e experiência para a etapa dissertativa. Se você conseguiu 37 acertos ou menos, tenha a certeza que você teve um desempenho muito bom, mas seria prudente de sua parte já recomeçar sua preparação para o XV Exame da OAB. Talvez a forma que você esteja estudando precise de algum aprimoramento, por isso sugerimos a leitura o seguinte artigo: comparação de 10 técnicas de estudos utilizadas para Exame da OAB e Concursos.

 

Sobre a Repescagem

Se você estiver lendo este tópico da matéria é porque provavelmente foi aprovado na 1ª Fase do XIII Exame de Ordem, mas por algum motivo não conseguiu superar o desafio da 2ª etapa. Não se preocupe. Isso é completamente normal e muitas vezes a correção não é muito justa! A primeira coisa que você deve saber é que você está de parabéns por chegar até aqui e pretendo te ajudar na aprovação da 2ª Fase.

A primeira coisa que você precisa saber é que o prazo de inscrição na repescagem já começou. Você terá do dia 05/08 ao dia 12/08 para fazer sua inscrição para a prova de 2ª Fase. Não deixe essa oportunidade passar, mesmo que você ainda não tenha retomado os estudos! Ainda dá tempo de ser aprovado para a 2ª Fase e ao final deste tópico vou lhe dar duas ótimas sugestões para sua preparação para a prova de 2ª Fase.

Nossa sugestão é que você PRATIQUE a resolução da peça e questões dissertativas até a exaustão! Sempre defendemos nosso ideal: somente a prática leva à aprovação!!! Com você não será diferente. Se você não praticar, pode passar dias inteiros assistindo videoaulas que você não será aprovado!!! Você precisa pegar as provas de edições anteriores e resolvê-las, uma a uma, até sentir-se totalmente preparado para a 2ª Fase.

Para te ajudar, escrevemos estas duas matérias:

Aprenda a fazer um esqueleto de sua Peça

Como TURBINAR seu Vade Mecum

Prazo de inscrição na repescagem do XIV Exame da OAB - 2ª Fase conforme edital

 
 

Calendários da OAB

A seguir, apresentamos três calendários muito importantes para vocês que estão lendo esta matéria. O primeiro refere-se ao XIV Exame da OAB, apresentando os dias que a lista preliminar e definitiva de aprovados serão apresentadas. Anote esses dias em sua agenda. Nos dias em que a FGV emite esses comunicados e assim como o gabarito definitivo, sempre lançamos uma nota no site para que nossos assinantes possam conferir a informação em primeira mão! Portanto, FIQUEM ATENTOS!

 

Calendário OAB - Datas de divulgação do gabarito definitivo e lista de aprovados na 1ª fase XIV Exame de Ordem

O segundo calendário trás os eventos para os examinandos que irão participar da REPESCAGEM do XIV Exame da OAB. Anote esses dias em sua agenda e o mais importante: NÃO PERCA O PRAZO DE INSCRIÇÃO!

 

Calendário OAB - Prazo de inscrição na repescagem 2ª fase XIV Exame de Ordem

O terceiro calendário trás as datas de prova e inscrição no XV Exame da OAB, para aqueles que não obtiveram êxito na prova de 1ª Fase. Lembrando que o site Prova da Ordem já está preparando seus assinantes para o XV Exame da OAB, levando em consideração que grande parte dos que se preparam com nossa equipe já estão merecidamente aprovados para a 2ª Fase!

 
 

XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO    
Publicação do Edital de Abertura            26/09/2014 
Período de Inscrição            26/09/2014 a 09/10/2014 
Prova Objetiva – 1ª fase                              09/11/2014 
Prova prático-profissional – 2ª fase             21/12/2014

 

Estas seriam nossas dicas de hoje!

Fiquem atentos as nossas redes sociais para receber informações como esta sempre em primeira mão!

fb.com/ProvadaOrdem          instagram.com/ProvadaOrdem          twitter.com/ProvadaOrdem