Sua semana de Estudos Começa Domingo à Noite!

Sua semana de Estudos Começa Domingo à Noite!

Chega domingo à noite e um peso começa a surgir em suas costas?
Isso é mais do normal. Para a maioria dos estudantes, o início da semana é estressante, como se a “alegria” houvesse acabado a partir do momento em que se pensa no que há de ser ser feito ao longo da semana que se inicia.
 
Todavia, com a atitude certa, o fim do final do dia de descanso também é capaz de ter um efeito impulsionador no seu ânimo, repercutindo em uma semana produtiva.
 
De acordo com Nicolas Cole, renomado consultor de carreira norte-americano, em seu artigo publicado na revista Inc., o hábito de planejar os dias seguintes pode ser esse agente transformador.
 
Segundo Cole, o Planejamento é a chave para que as pessoas tenham noites de domingo mais tranquilas e até estimulantes. A falta de planejamento, como já afirmei outras vezes aqui no blog do Prova da Ordem, gera ansiedade e insegurança no estudante.
 
Confira 04 (QUATRO) hábitos que podem fazer a diferença na hora de matar a preguiça de domingo à noite e começar a semana com o pé direito:

1 – Organize o seu material de estudo previamente

Sem dúvida o domingo à noite é um momento para repouso. Todavia, algumas coisas bem singelas podem ser feitas para facilitar bastante o seu início de semana. Uma delas é a organização prévia. Separar o material na noite anterior trará maior agilidade e ânimo para começar o estudo em sua retomada, tornando o dia seguinte mais leve e produtivo.
 
 

2 – Tenha um cronograma de estudos

Possuir um cronograma de estudos para o exame de Ordem é MUITO importante para que você otimize a sua eficiência, sabendo o que deve ser estudado e em que momento aquilo será estudado. Atendo-se apenas em estudar aquilo que está determinado, fazendo com que seu esforço seja concentrado, trazendo melhor RENDIMENTO. Segundo Cole, essa organização traz ganhos de produtividade imediatos.
 
Este planejamento também ajuda na redução da ansiedade. Pois possibilita que o estudante consiga visualizar e mensurar o que será estudado sem confusões. Se você ainda não tem um cronograma, acesse: Roteiro de Estudos para 1ª fase da OAB.
 
 

3 – Reflita sobre a semana que passou

Tão importante quanto pensar na semana seguinte, é aproveitar a noite de domingo também para analisar a semana de estudos que passou. Repasse tudo aquilo que você havia planejado estudar e verifique o que foi feito e o que não foi feito. “Pergunte-se então porque algumas atividades ficaram inacabadas”, sugere Cole. Essa reflexão servirá para autocorreção disciplinar.
 
Sendo possível, vale incluir no planejamento da semana que se inicia aquilo que ficou para trás; estando a semana cheia, vale considerar a exclusão do conteúdo definitivamente do seu cronograma. Isso evitará aquela sensação desagradável trazida pela procrastinação, renovando o seu foco.

4 – Use o domingo principalmente para descansar

É importante que o examinando da prova da OAB reserve um dia específico da semana para descanso, sendo o domingo normalmente reservado para este fim. Esse dia deve ser aproveitado para atividades leves, que exijam nenhum ou muito pouco esforço da mente. Por isso, evite tentar recuperar no seu dia de descanso tudo aquilo que você não fez durante a semana.
 
Esse intervalo é fundamental. Segundo Cole, a maior parte do domingo deve ser utilizada para atividades recuperadoras, voltadas para si. Vale meditar, ler um livro, fazer um passeio, assistir um filme etc. “Se você ficar em silêncio por pelo menos 15 minutos, ficará surpreso com o alívio que irá sentir”, afirma o consultor.
 
Tente também ficar longe das redes sociais, pois podem agir como desencadeadores de estresse desnecessário.
 
Bons estudos e um excelente início de semana.
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Conheça nosso Sistema da Provas Online

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.