Passar na OAB – Vantagens da aprovação precoce

Passar na OAB – Vantagens da aprovação precoce

Passar na OAB o quanto antes, este tem sido o mantra dos finalistas do curso de Direito. Mas, quais as verdadeiras vantagens de se obter a carteira da OAB com brevidade?
 
Em meio a tantas obrigações características do período conclusivo do curso, pensar em ser aprovado no Exame de Ordem pode até parecer improvável, mas, é exatamente no sentido contrário que a estatística dos exames de ordem aponta.
 
Os dados indicam que se considerarmos o grupo de estudantes que fizeram a prova pela primeira vez e ainda sem se formar, o percentual de aprovação é maior entre eles.
 
Quando analiso esta informação, buscando justificativas para tal indicativo, posso conjecturar que talvez:

  • a ausência de “obrigação” de ser aprovado (já que ainda não concluiu o curso);
  • o conhecimento fresco na mente do acadêmico(a); e,
  • a falta de temor em relação a prova,

 
possam ser alguns dos agentes que influenciam no resultado positivo daqueles que são aprovados ainda durante o curso.
 
De toda sorte, conseguir passar na OAB antes de se formar é algo que retira um peso considerável do estudante, limpando o seu horizonte profissional.
 
E será sobre isso que irei discorrer nesta publicação.
 
 
 

Principais vantagens de passar na OAB antes de se formar

 

01 – Início precoce da construção da sua rede de contatos

Para advogar não basta passar na OAB. Não irão chover clientes solicitando os seus serviços da noite para o dia, apenas porque é notório no seu atual círculo de contatos que você já está apto para por o seu jus postulandi em ação.
 
Iria mais longe, é possível que exatamente daqueles que lhe são próximos, é que não surja demanda alguma!
 
Por isso, superada a preocupação de passar na OAB, você terá mais tempo tempo disponível para se dedicar às atividades do Direito, sendo possível que você se dedique a planejar e executar iniciativas com o fito de ampliar o quanto antes os contatos para além daqueles angariados durante a sua formação.

02 – Para conseguir espaço em um escritório com mais facilidade

Se você ainda não se formou, tudo bem, as exigências são menores e muitos escritórios estarão de portas abertas para recebê-lo(a).
 
Mas, considerando a atual conjuntura da advocacia no Brasil, após a carapaça de universitário deixar de lhe servir, sem ter a carteira da OAB, dificilmente você conseguirá boas oportunidades de emprego em escritórios de advocacia. A maioria busca alguém que já tenha conseguido passar na OAB!
 
Conquistando a carteira antes de terminar a faculdade, você sai na frente daqueles que ainda terão que batalhar pela aprovação no exame de ordem.
 
Ou seja, quanto antes passar na OAB, mais rapidamente seus planos para se inserir no mercado de trabalho terão sucesso.
 
 
 

03 – Economia de tempo e de dinheiro

Estudar para o exame de ordem não é tarefa fácil, nem barata. Assim, o finalista que se engaja cedo para passar na OAB pode aproveitar o conhecimento ainda borbulhando em sua mente, juntamente com o material já adquirido para estudar para as matérias da faculdade, e enfrentar a prova com menos ônus.
 
Passar na OAB de forma precoce, com certeza, traz uma grande economia de tempo e de dinheiro!

Confira: O verdadeiro custo da reprovação na OAB

Tentei passar na OAB e não consegui, e agora?

Caso você tenha arriscado a aprovação na OAB no início do 9º período e não obtido êxito, não há razão para pânico nem terra arrasada.
 
O Exame de Ordem possui atualmente três edições por ano, logo, para tentar passar na OAB, você ainda terá mais duas chances além dessa antes de concluir o curso!
 
Além disso, é sempre bom lembrar que nenhum estudo é em vão. Para passar na OAB, é preciso conhecer o formato da prova, a forma como a banca aborda os temas nas questões, ter noção de gestão de tempo para realização da prova, dentre outras peculiaridades que somente a experiência de prova irá lhe proporcionar.
 
Por isso, uma das formas mais eficientes de estudo – e mais indicadas, principalmente para você que é finalista – é a preparação focada na resolução de questões de provas anteriores.

Confira: Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para Exame da OAB Aprovar no Exame OAB

 
Se você é finalista e está em dúvida se vale ou não a pena realizar a prova agora, estas são algumas das boas razões para você tentar passar na OAB o quanto antes!
 
Bons estudos!
 
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas objetivas para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.