Relato de uma Aprovada no XIX Exame de Ordem

Relato de uma Aprovada no XIX Exame de Ordem

relato aprovação no XIX Exame de Ordem
Meu nome é Judith Barroso Rodrigues, tenho 27 anos, sou estudante de Direito na Faculdade Iteana de Botucatu-SP que é mantida pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru-SP. Estou cursando o  10º período e fui aprovada no XIX Exame de Ordem ainda na 9ª fase de minha graduação. Minha caminhada até a aprovação não foi fácil, mas, se eu consegui, qualquer um com um pouco de força de vontade também consegue.
 

Nasci e cresci numa pequena cidade chamada Botumirim, localizada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. É uma cidade maravilhosa, de um povo acolhedor, rica em belezas naturais, mas esquecida pelo poder público e castigada pela seca. Lá, morava em um sítio onde a energia elétrica só chegou em 2001, ou seja, até então estudava sob a luz das lamparinas e realizava atividades típicas, como roçar, carpir, plantar, colher, e cuidava das poucas cabeças de gado que resistiam bravamente à seca, mas nunca faltava à escola, o que não era fácil, já que a primeira escola que também ficava na zona rural era aproximadamente uns 3 Km de distância da minha casa, e embaixo de sol forte já chegava à escola cansada. Depois de alguns anos, colocaram transporte escolar e passei a estudar na escola da cidade.
 
Aos 13 anos me mudei para a cidade onde morava e trabalhava em casa de família, e recebia em média R$ 30,00 por mês (você não leu errado, é trinta mesmo). Sabendo que estudar era o melhor caminho, aos 16 anos (2005), vim para Botucatu-SP com o objetivo de estudar e trabalhar. Demorou um pouco, muitas coisas aconteceram, mas deu tudo certo.
 
Hoje, as dificuldades são outras, tenho que estudar, trabalhar, cuidar da casa, tenho uma filha e um companheiro que precisam da minha atenção. Administrar tudo isso e conseguir tempo não é nada fácil, mas é com o apoio deles e dos amigos que consegui estudar.
 
Usei para a OAB o método usado na produção do meu TCC: Tinha uma hora e meia de almoço – comia correndo e estudava, chegava em casa 15:45 – estudava das 16:00 às 17:00, depois corria para arrumar a bagunça da casa, dar banho na pequena e me arrumar para faculdade. A van passa às 18:40 e eu chegava na faculdade parecendo um zumbi; retornava às 23:00 e estudava das 23:15 até às 02:00, tomava um banho e no dia seguinte tudo recomeçava. Aos finais de semana me dedicava mais, colocava as matérias em dia, fazia os trabalhos da faculdade e estudava para as provas tudo em conjunto com as atividades domésticas, enfim, coisas da rotina.
 
Fiz a primeira fase e quando saí da prova não sabia o que pensar, achei a prova difícil. Chegando em casa, logo saiu o gabarito e, juro, contei umas dez vezes, primeiro foi 52 questões e depois a FGV alterou o gabarito de 2 questões por erro material, majorando minha nota para 54 acertos. Fiquei muito feliz e preocupada ao mesmo tempo com a segunda fase.
 
Minha escolha para segunda fase foi Penal, confesso que não gostava muito, mas já havia escolhido, então tive que me esforçar ainda mais. A peça cobrada foi contrarrazões de apelação, eu tinha feito uma vez no quarto ano, nem lembrava direito. O tempo voava e a peça não ficava pronta. Mas finalmente, faltando cinco minutos entreguei a prova.
 
Quando da data do resultado, A FGV torturou o dia inteiro, liberou o resultado exatamente 18 hrs. Fui procurar meu nome na lista geral e não encontrava meu nome na bendita lista. Entrei desesperada na página do resultado individual e lá estava: APROVADA. Só vi isso. Chorava, gritava e parecia que eu estava 20 kg mais leve.
 
Isso mostra que é possível realizar nossos sonhos, podemos ser o que quiser, ainda que pareça uma utopia, basta estudar e buscar a cada dia. Vale a pena estudar, por mais que o caminho seja difícil, não desista!
 
Grande abraço e tenha força, é só o começo!
 
 

Prova de Judith Barroso Rodrigues – XIX Exame OAB – Direito Penal – Nota 6,20

—————
 
 
Parabéns, Judith.
Que seu exemplo de esforço e superação inspire muitos.
Continue contando com a Equipe do site Prova da Ordem.
 
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc) e legislação em áudio.
 
Saiba como conquistar sua Aprovação na OAB, clique aqui.