Como Estudar Direito Penal para o Exame OAB

Como Estudar Direito Penal para o Exame OAB

Como Estudar Direito Penal para o Exame OAB
Se você deseja saber Como Estudar Direito Penal para o Exame OAB, veio ao lugar certo!
 
Direito Penal é uma das disciplinas preferidas dos acadêmicos e estudantes do Direito.
 
As discussões envolvendo a matéria sempre estão entre as mais acaloradas e interessantes do universo jurídico.
 
Mas apesar de “legal”, é também uma das matérias mais complexas dentre os ramos do Direito. Cada crime, por exemplo, tem suas peculiaridades, e considerando os tipos de crimes possíveis, já é possível ter uma ideia do quanto há a ser estudado.
 
Mas não se assuste, para o Exame de Ordem algumas tenho algumas dicas que tornarão esta tarefa, não mais simples, mas menos tortuosa.
 
Isoladamente, o número de questões de Direito Penal na prova (seis – o equivalente a praticamente 7,5% da prova), é relevante. O que a coloca entre uma das principais disciplinas a serem estudadas para quem almeja aprovação no Exame da OAB.
 
Quem deseja ser aprovado, não pode negligenciar Direito Penal.
 
Mas com tamanha complexidade e variedade de assuntos, eis que surge a dúvida:
 

 

📌 Como estudar Direito Penal para o Exame OAB?

A primeira coisa que deve-se ter em mente para estudar Direito Penal para o Exame de Ordem, é que não é necessário decorar todo Código ou aprender tudo que compreende esta disciplina para sair-se bem na prova.
 
O necessário é dar ênfase ao estudo dos assuntos mais recorrentes na OAB.
 
Com essa estratégia, focando primeiramente naquilo que mais costuma ser cobrado pela banca, sua preparação será otimizada, não perdendo tempo com temáticas que raramente são exigidas.
 
Obs.: Como a banca pode exigir qualquer coisa dentro do escopo de assuntos de Direito Penal, também estude, mesmo que com menor avidez, os demais assuntos da disciplina.
 

👉 Confira: Assuntos Mais Recorrentes na OAB

 
 
 

📌 Como estudar Direito Penal para o Exame OAB? Tenha um Roteiro de Estudos

Depois de focar nos temas mais cobrados, o segundo passo para conseguir estudar Direito Penal para o Exame OAB, é possuir um roteiro de estudos.
 
Diante de conteúdos tão extensos, somente um bom planejamento lhe proporcionará a possibilidade de superar este desafio.
 
Isso não vale apenas para Direito Penal, mas para todas as 17 disciplinas que compõe o certame. Antes de sair estudando aleatoriamente, sente e planeje!
 
E se você nunca montou algo parecido e sente-se um tanto perdido sobre a construção de um Roteiro, para auxiliá-los, aqui no Prova da Ordem, divulgamos, mensalmente, nosso Roteiro de Estudos (de 120, 90, 60 e 30 dias), indicando o que deve ser estudado em cada dia de sua preparação para o Exame da OAB. Segue o link:
 

👉 Confira: Roteiro de Estudos para OAB

 

 

📌 Como estudar Direito Penal para o Exame OAB? Utilize material focado.

Outra medida utilíssima para estudar com eficiência esta disciplina, é: Utilizar material especializado durante a preparação.
 
No Exame da OAB é necessário ser prático. Esqueça as doutrinas e foque em materiais específicos para o certame, preferencialmente aqueles que apresentem uma abordagem mais objetiva acerca da matéria.
 
Materiais com profundidade podem trazer mais questionamentos do que soluções.
 
Você já estudou Direito Penal durante sua formação, neste momento o que você precisa é de um material que refresque sua memória e tire dúvidas de forma direta.
 
Existem diversas opções no mercado, mas antes que você saia comprando a primeira opção que encontrar, recomendo a leitura da publicação abaixo para auxiliar na sua decisão:
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

 
 

📌 Como estudar Direito Penal para o Exame OAB? Resolva questões de Provas Anteriores.

Por último e mais importante, é resolver questões de provas anteriores, notadamente dos assuntos mais cobrados em Direito Penal.
 
Além de trazer clareza sobre a forma como a banca costuma exigir os conhecimentos, resolver questões é uma das formas mais otimizadas de estudo.
 
Por meio desta prática, você poderá identificar quais assuntos ainda possui mau rendimento. E, assim, ter condições de aprofundar-se nestes pontos a fim de melhorar seu desempenho.
 
Ao analisar os porquês das alternativas certas e erradas, você navegará pelo conteúdo e ainda estará treinando para a prova.
 
A despeito da grande extensão de conteúdo disponível para a elaboração de questões, fica cada vez mais difícil para a banca inovar, fazendo com que a incidência de questões semelhantes seja, gradativamente, maior a cada nova edição da prova.
 
Ou seja, resolvendo questões de edições anteriores, há grandes chances de deparar-se com outra muito semelhante em sua prova.
 

👉 Confira: Resumo Processo Penal

 
 
 

📌 Como estudar Direito Penal para o Exame OAB? Viva a disciplina no seu dia-a-dia.

Se tem um ramo do Direito com que nos deparamos todos os dias, este é o Direito Penal
 
Faz muita diferença, e não só no Direito Penal, retirar o aprendizado do abstrato, do intangível, e trazê-lo para realidade.
 
Por isso, ao estudar um determinado tema, tente visualizar onde ele se aplica em sua vida. Assista aos noticiários e relacione com o conteúdo. Encontre erros nas resportagens ao compará-los com a realidade técnica.
 
Este exercício, no Direito, traz resultados incríveis.
 
Depois dessas dicas fica até fácil estudar Direito Penal para o Exame OAB, não é mesmo?
 
E você? Qual estratégia utiliza para estudar esta belíssima disciplina?
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB