XX Exame de Ordem – Primeiras impressões

XX Exame de Ordem – Primeiras impressões

primeiras impressões XX Exame de Ordem
A primeira semana pós 1ª fase do XX Exame de Ordem nem bem começou e já se tem a primeira bomba, literalmente.
 

“Homem-bomba” no XX Exame de Ordem

No município de Salvador/BA houve um incidente inusitado envolvendo uma ameaça de bomba durante a realização da 1ª fase do XX Exame de Ordem. Na Unijorge, Frank Oliveira da Costa, inconformado com sua reprovação na última edição do certame, resolveu manifestar a sua insatisfação coagindo a todos com duas bolsas e um colete cercado por cilindros do que supostamente seriam bombas.
 

homem bomba ameaça Salvador - XX Exame de Ordem

Frank Oliveira da Costa se entregou após negociação com a polícia (Foto: Alberto Maraux / Ascom SSP)

 
Após bastante pânico, tumulto, correria, pessoas pisoteadas e alguma negociação, Frank se entregou e a equipe policial constatou que o cilindros estavam carregados, na verdade, com balas de gengibre e que as sacolas continham apenas roupas. O “Homem-bomba” era, na verdade, “Homem-bala”.
 
Em entrevista o Coronel responsável afirmou “que o rapaz aparentava ter problemas mentais e já tem um processo contra a OAB.(…)”
 
 
 
A Unijorge informou por meio de nota que Frank Oliveira da Costa cursou direito há 10 anos na instituição, entre os segundos semestres de 2000 e 2006. De acordo com a universidade, o histórico escolar de Frank é de um aluno de conduta regular, sem qualquer registro de incidente durante o período de curso.

Suspensão do Exame de Ordem em Salvador/BA

“A Coordenação Nacional do Exame de Ordem e a Fundação Getúlio Vargas, no uso de suas atribuições, em face do caso fortuito ocorrido no município de Salvador/BA, que impossibilitou a continuidade da aplicação do XX Exame de Ordem Unificado, resolvem suspender a aplicação do Exame exclusivamente neste município, sem prejuízo aos demais locais de realização das provas. Demais decisões a serem deliberadas pelas diretorias da FGV e do CFOAB serão oportunamente comunicadas aos examinandos envolvidos.” – Fonte OAB/FGV

 
Agora a pouco a Coordenação Nacional do Exame de Ordem, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas, emitiu comunicado que houve deliberação e resolveram pela suspensão da aplicação do Exame no município de Salvador/BA. A nova data para aplicação de nova prova de 1ª fase para os candidatos inscritos neste município ainda será divulgada. Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar as atualizações do caso (FacebookInstagram).



Primeiras Impressões sobre o XX Exame de Ordem

Com exceção deste lamentável episódio das “balas explosivas”, a 1ª fase do XX Exame de Ordem transcorreu normalmente nas demais localidades sem nenhuma nota significativa. Sobre a dificuldade da prova em si, repercute que ela oscilou entre as matérias, com destaque para Ética, em que diversas questões exigiram conhecimento do Regulamento Geral da OAB surpreendendo muitos candidatos.
 
Ainda é cedo para afirmar quais questões serão passíveis de anulação no XX Exame de Ordem. Estão surgindo comentários sobre questões anuláveis em praticamente todas as matérias e sabemos que não há prova sem que não haja razões para interposição de algum recurso.  No decorrer desta semana deve haver algum consenso entre os professores e cursos preparatórios sobre os enunciados ou alternativas eivadas de vício nesta 1ª fase.
 
Continue companhando tudo que acontece no Exame de Ordem no blog Portal Prova da Ordem.
 
 
 

Sua Aprovação não foi dessa vez?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

LEIA TAMBÉM

Confira os segredos dos Aprovados no Exame da OAB

Aprovação no Exame da OAB: Talento ou Dedicação