XX Exame da OAB – Fiz 39, e agora?

XX Exame da OAB – Fiz 39, e agora?

o perfil do candidato aprovado no exame de ordem
O Exame de Ordem não é uma avaliação convencional, possuindo duas fases com datas distintas, com possibilidade de recurso em ambas as etapas e que ainda é oferecida três vezes por ano. Ou seja, o calendário é mais um dos adversários dos candidatos que almejam a aprovação no exame de ordem o quanto antes. Só quem já ficou entre os 37 e 39 acertos na prova sabe o quanto nesse momento a gente cogita que teria sido melhor ter feito 35 acertos ou menos logo de uma vez para não restar qualquer chance de aprovação e voltar para os cadernos rumo à uma nova tentativa de cabeça fria.
 
Mas como o  OABeiro é esperançoso por natureza, basta que surjam questões passíveis de anulação para que os corações dos examinandos já palpitem por vislumbrar uma luz no fim do túnel que possa lhe garantir o ingresso para a 2ª fase. De toda sorte, o problema é que o resultado definitivo da 1ª fase é divulgado restando pouco tempo para a prova prático-profissional. E é então que surge a dúvida: Enquanto aguardo o resultado, foco na 1ª ou na 2ª fase?
 

HISTÓRICO DE ANULAÇÕES

  • X EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XI EXAME DE ORDEM – 1 ANULAÇÃO
  • XII EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XII EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XIV EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XV EXAME DE ORDEM – 2 ANULAÇÕES
  • XVI EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XVII EXAME DE ORDEM – 2 ANULAÇÕES
  • XVIII EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XIX EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XX EXAME DE ORDEM – ?????

37 ACERTOS

Para aqueles que ficaram na casa dos 37 acertos, o histórico de anulações não é muito promissor. Nesta edição temos poucas questões passíveis de anulação, logo três anulações é uma hipótese muito remota. Carecendo, ainda, delas aproveitarem entre as que você errou para que isso lhe beneficie.
 
Friamente, minha recomendação seria para que você focasse novamente na preparação para a próxima edição da prova objetiva do exame de ordem, começando pela matéria que você escolheu para a prova de 2ª fase, em um possível mas remoto cenário de 3 anulações.
 
 

38 ACERTOS

A turma dos 38 acertos pode se sentir otimista porque nesta edição já temos uma questão – de Ética – que passa por uma possível violação do edital (Confira: Questões passíveis de anulação no XX Exame de Ordem), o que deixa a possibilidade de termos duas anulações mais factível. Mas ainda assim, se levarmos em conta o histórico de anulações das últimas 10 edições do Exame de Ordem, é preciso ter cautela antes de se agarrar com unhas e dentes na chance de duas questões serem de fato anuladas pela banca.
 
Então o que fazer? A minha recomendação para você que ficou com 38 acertos é que direcione seus esforços para enfrentar uma possível 2ª fase. E digo isso por causa de uma palavra: REPESCAGEM.
 
Imaginando que você acredite nas anulações, estude para a 2ª fase e que não haja anulações suficientes. Neste cenário, na pior das hipóteses, você terá iniciado os estudos e ainda haverá bastante tempo (em torno de 60 dias) para mirar o sucesso na próxima prova. Agora, se anulam o número de questões que você precisa, você fará uma 2ª fase com boas chances de aprovação e, em hipótese de reprovação, ainda poderá se valer da repescagem para uma nova tentativa diretamente na prova prático-profissional.



39 ACERTOS

Quem fez 39 acertos pode ser um pouco mais otimista, considerando que uma das questões anuláveis no XX Exame de Ordem – de Ética – fere o edital exigindo um provimento não previsto. Acredito que aqueles que erraram essa questão e que contemplariam os 40 acertos em caso de anulação desta podem focar na 2ª fase tranquilamente sem peso na consciência. Senão, faço a mesma indicação que dei para quem acertou 38, mire em uma possível 2ª fase.
 
Lembrando que o Prazo Recursal será do dia  12/08/2016 a 15/08/2016 e que o resultado final da 1ª fase será divulgado, em princípio, no dia 25/08/2016.
 
Por fim vale ressaltar que estas recomendações são fruto de anos de experiência analisando, acompanhando e escrevendo sobre o certame, a fim de iluminar possíveis obscuridades nas mentes inquietas que não sabem direito o que fazer em momentos que o Exame de Ordem nos coloca em uma encruzilhada. Mas o mais importante, com certeza, é que você opte por uma ação que lhe dê segurança e lhe traga conforto para continuar estudando em busca da aprovação no Exame de Ordem. Que virá, com certeza!
 
Bons estudos.
 
 

Sua Aprovação não foi dessa vez?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.