Técnicas para Aprimorar sua Memória nos Estudos

Técnicas para Aprimorar sua Memória nos Estudos

Exame da OAB: Esgotar uma matéria por vez ou estudar todas ao mesmo tempo?
Você estudou direitinho, seguiu religiosamente seu roteiro de estudos, mas na hora da prova tudo ficou muito confuso em sua mente?

 
Isso realmente acontece e quem sabe você está precisando aprimorar a sua técnica de revisão de conteúdo para prova. Revisar o material é a forma mais eficiente de fixar o conhecimento e organizar a consulta ao conhecimento que você já adquiriu. O que pode ser um aliado decisivo em se tratando de Exame da OAB.
 
Portanto, trago nesta publicação técnicas e cuidados para uma boa revisão antes da prova.
 
 

Estados da memória

De acordo com o site memorizacao.info, existem três estados da memória:
 

A memória ultra-rápida: a retenção não dura mais que segundos. Por exemplo, ouvir alguém ditando um número de telefone, na hora você lembra, mas quando passa uns segundos é incapaz de recordar.
 
A memória de curta duração (ou memória de trabalho e de curto prazo): tem acesso rápido e limitado, pois neste estado da memorização a informação também não dura mais que poucos segundos. Serve para organizar a realidade percebida pelo cérebro. Através dela, armazenamos informações essenciais para a resolução de problemas, para uso do raciocínio rápido ou elaboração de comportamentos (que podem ser esquecidos a seguir). Ex.: Lugar onde estacionamos o carro.
 
A memória de longa duração (ou permanente) – é responsável por armazenar todo o conhecimento que temos por já assimilado. O tempo de acesso para recuperação de informações em comparação aos outros tipos de memória é muito maior. Conhecimentos armazenados coma memória de loga duração podem durar dias, semanas ou até mesmo anos. Consolidação é o processo de armazenar novas informações nessa memória. [1]

 
 
A memorização ideal é a que dispõe a informação por maior tempo possível, ou seja, a memória de longa duração. E aí é que entra o processo de revisão e sua importância. Revisar é parte importante na medida em que condiciona seu cérebro a buscar a informação desejada, evitando os brancos ou confusão na hora de encontrar o conteúdo na sua memória.

Repetir para memorizar

Repetir, segundo especialistas, é um dos métodos mais usuais para estimular a fixação do conteúdo. O processo de repetição estimula uma área do cérebro conhecida por hipocampo, principal responsável pela memória.
 
Mas tome cuidado, pois nem tudo vale a pena ser repetido se a ideia é revisar e fixar o conteúdo. Após assistir uma videoaula, pouco produtivo seria, por exemplo, assisti-la novamente. Essa informação navegará entre a memória ultra rápida e de curta duração. Para realmente estimular o seu hipocampo e condicionar o seu cérebro ao acesso à informação, o ideal é que você pratique resolvendo questões do exame de ordem referentes ao tema que você pretende revisar.
 
Você pode fazer isso aqui mesmo no Portal Prova da Ordem facilmente, clique aqui.
 
E a razão é plausível, pois será este tipo de atividade que seu cérebro terá que repetir no dia da prova. Desta forma, a sua mente cuidará de organizar cada vez mais a informação, facilitando a sua busca e realizando a mágica da memorização para você.
 
Outra forma de colocar a memória em teste e estimulá-la, é realizar exercícios em períodos espaçados. Ao aprender um novo conteúdo e revisá-lo, programe para após alguns dias para revisá-lo novamente, realizando novos exercícios. Tenha em mente que na 1ª fase do exame de ordem são 17 áreas do Direito exigidas, com quase todo o conteúdo a disposição da banca para elaboração de questões. Nem tudo estará sempre fresco em sua memória. Por isso, realizar revisões periódicas da informação em períodos espaçados auxilia na fixação do conteúdo em sua memória.
 
 

Três pilares da boa revisão

Sabe o tal “Força, Foco e Fé” (não necessariamente nesta ordem)? Então, para você realizar uma boa revisão você precisará praticar o FDS (Foco, Descanso e Sono).
 
 

Foco

Sua mente não memorizará nada que não seja prioridade, nada que você não tenha dado atenção. Para estimular o seu hipocampo é preciso dar foco naquilo que você está fazendo. Mantendo o foco naquilo que você está fazendo dirá ao seu cérebro que aquele momento e aquela informação devem ser memorizadas.
 
Um exemplo disso é quando você chega em casa e larga suas coisas (chave, celular, óculos) em qualquer lugar, já pensando em outra coisa. Quando você precisar recordar onde deixou o objeto desejado, as vezes você sequer lembrará ou terá qualquer resquício de lembrança de onde o deixou. Senão, terá que fazer um bom esforço para lembrar.
 
Isso ocorre porque você não deu a devida atenção ao ato de largar o objeto em determinado local. Se você sempre der uma atenção, por mínima que seja, você certamente recordará com mais facilidade.
 
 

Descanso

Lembre-se de fazer intervalos de aproximadamente 20 a 30 minutos para descansar e deixar o cérebro absorver as informações. Um cérebro cansado é uma mente que não estará plena para cognição do conteúdo.
 
 

Sono

Dormir é diferente de descansar. Dormir é a forma mais eficiente que o seu cérebro tem de se recuperar. É durante o sono que o nosso cérebro termina de gravar o que foi registrado em nossa memória durante o dia.



Tomando estes cuidados e realizando bastante questões de provas anteriores você terá muito mais qualidade na sua revisão. Bons estudos.
 
[1] OS TIPOS DE MEMÓRIA. Disponível em: memorizacao.info – Acesso em: 10 de dezembro de 2015.
 
 

Ferramentas para monitorar sua preparação para o Exame da OAB

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.