Roteiro de Estudos para 1ª Fase do Exame OAB – 90 dias

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do Exame OAB - 90 dias
Planejamento é a palavra da vez, caso seu objetivo seja alcançar a aprovação no Exame de Ordem. Com provas cada vez mais complexas, a FGV tem mantido linha dura na 1ª fase do Exame, algo recorrente nas últimas edições. Devido a regra de repescagem, a 1ª fase da OAB passa a ser crucial para o examinando que almeja conquistar sua inscrição nos quadros da OAB e é por esse motivo que o site Prova da Ordem tem atualizado mensalmente seu Roteiro de Estudos.
 

Baixe nosso Roteiro de Estudos

 
A prova de 2ª Fase do XXIII Exame ainda nem foi aplicada e a próxima edição do certame já se aproxima. Com apenas 90 dias para a data da prova, você já precisa iniciar sua preparação para enfrentar este difícil desafio. Os 90 dias que antecedem a prova é o prazo limite para fazer uma boa preparação acerca das 17 matérias que compõem a prova objetiva. Com determinação, bons materiais de estudo e utilizando técnicas de estudos eficientes é possível sim fazer uma preparação abrangente e certeira!
 
Para tanto, você precisa quebrar alguns paradigmas. O primeiro deles é que preparar-se exclusivamente por intermédio de videoaulas não é suficiente para enfrentar o Exame de Ordem. Esse é um tema polêmico, provavelmente confronta fortemente sua atual rotina de estudos e a metodologia que a maioria dos cursinhos defende. Como esse não é o tema central do presente artigo, clique aqui para maiores detalhes sobre o mito da preparação / estudo baseado exclusivamente em videoaulas.
 
Em relação aos materiais, uma boa dica seria fazer uma assinatura Premium no site Prova da Ordem. Com apenas R$ 1,00 por dia, você tem acesso a um ambiente virtual de estudos totalmente voltado para Exame de Ordem. E vamos concordar, esse valor cabe em qualquer bolso, não é verdade?!? Para você conhecer um pouco mais do trabalho da equipe do site Prova da Ordem, sugerimos as seguintes leituras elaboradas pela nossa equipe:

Exame de Ordem, uma metamorfose ambulante

Ao longo da história, a Prova da OAB sempre sofreu alterações: seja em relação ao seu conteúdo; seja no tocante a sua estrutura; seja na precificação da inscrição; seja na escolha na banca que organiza o certame; regras, etc. Dificilmente temos um intervalo maior do que três provas sem que haja alguma “inovação”.
 
Mas, apesar de todas essas constantes modificações, creio que nenhuma delas chegou para causar tanto impacto no certame quanto esta tendência interdisciplinar das questões, juntamente com a possível – quase inevitável – inclusão de novas disciplinas com impacto na estrutura da prova.
 
E a diminuição do número de questões de Ética de 10 para 08 é fruto disso.
 
Fique por dentro das Principais Mudanças realizadas na última edição da OAB
 
Confira detalhes sobre Mudança na disposição de matérias na prova objetiva da OAB.
 
 

Foque na Resolução de Questões durante a Preparação para a Prova

Na sua preparação para a prova objetiva da OAB, seu maior foco deve ser a resolução de provas de edições anteriores, conforme duas abordagens apresentadas a seguir. Através da resolução de provas anteriores, além da revisão dos assuntos mais cobrados no Exame e do melhor entendimento acerca da forma como a FGV dispões suas questões, você ainda estará identificando suas maiores pontos fracos, ou seja, as matérias que você precisa ter melhor aproveitamento para conseguir conquistar sua aprovação.

Resolva a prova simulando as condições da Prova da OAB: neste formato você deverá resolver a prova inteira nas mesmas condições que você encontrará no dia 19/11, ou seja, com tempo cronometrado (reservando 15 minutos para passar as alternativas corretas para o caderno de respostas), sem consulta de nenhum material e com conferência do gabarito após o término da prova. Através deste formato você terá uma avaliação real de sua preparação!

Resolva a prova ao mesmo tempo que você revisa cada matéria: neste formato pouco importa o tempo despendido em cada questão, pois o importante é REVISAR e APRENDER. Isso mesmo! Resolva a prova sabendo que quando as dúvidas surgirem, você deverá consultar seu material de apoio para auxiliar o processo de assimilação do conteúdo. Após resolver cada questão, consulte o gabarito e revise os motivos pelos quais cada alternativa está correta ou incorreta. Procure comentários de professores sobre cada questão após resolvê-la! Através deste formato você estará REVISANDO conteúdos já estudados e APRENDENDO conteúdos que passaram desapercebidos.

 
 

Sobre o Roteiro de Estudos

Com o objetivo de auxiliar os assinantes do site Prova da Ordem e os leitores de nosso Blog, criamos o presente Roteiro de Estudos. Esse material apresenta o que estudar em cada um dos 90 dias que antecedem a prova. Para seu melhor entendimento sobre como esse material foi elaborado, preparamos uma breve introdução de alguns conceitos básicos que você precisa saber para poder fazer a prova de 1ª Fase com maior tranquilidade.
 
Em relação ao material base a ser utilizado no estudo de cada matéria e respectivos assuntos dispostos no Roteiro de Estudos, sugerimos que o examinando faça de seguinte forma:

  • 25% do tempo diário de estudo com lei seca
  • 15% do tempo diário de estudo com doutrina
  • 5% do tempo diário de estudo com jurisprudência
  • 20% do tempo diário de estudo com videoaulas ou aulas presenciais
  • 35% do tempo diário de estudo (ao fim do dia) com resolução de exercícios para fixar os assuntos revisados
Exame OAB - Materiais para você GABARITAR na 1ª Fase da OAB

 

Apostilas em PDF, Legislações em Áudio (MP3) e Mapas Mentais

Acesse: www.provadaordem.com.br/loja

 
 

Entenda a Matemática para sua Aprovação

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Para auxiliar na sua preparação para esta prova, apresentaremos alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação. Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.
 

Exame OAB - Matérias mais relevantes prova 1ª Fase

 
Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação. O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 47 questões, ou seja, representa 58,75% de sua prova. Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!
 
O Grupo B apresenta matérias de relevância mediana. As matérias que compõem este grupo totalizam 21 questões, ou seja, representa 26,25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado com muita atenção, porém, levando em consideração sua relevância mediana.
 
O Grupo C traz as matérias de baixa relevância. As matérias que compõem este grupo totalizam 12 questões, ou seja, representa 15% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado, mas com empenho muito inferior às demais matérias.
 
IMPORTANTE: A OAB/FGV fez uma relevante alteração na quantidade de questões por matéria na XXIII Edição do certame (mais detalhes: clique aqui)
 
 

Mapeamento Estratégico de sua Aprovação na 1ª Fase

A essa altura de sua preparação para prova objetiva da OAB, você já deve ter concluído ser praticamente IMPOSSÍVEL esgotar todo o conteúdo das 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase. Cada disciplina possui um volume muito grande de assuntos e você precisa direcionar seu foco para conseguir lograr êxito no certame.
 
Para ter um bom desempenho na 1ª fase da OAB, você precisa partir da premissa que não é preciso saber TUDO para conquistar a pontuação necessária para aprovação. Você precisa DOMINAR as disciplinas que mais possui afinidade e/ou as de menor conteúdo programático, e tirar o melhor proveito delas para somar os 40 acertos necessários para passar à 2ª etapa. Lembre-se que 50% de aproveitamento são suficientes para sua aprovação, mas trabalhe com uma margem de erro, evitando imprevistos que poderão lhe colocar junto aos que aguardam alguma anulação.
 

Sugerimos o aproveitamento médio de 55%, que soma exatamente 44 acertos.

 

Mapeamento Estratégico de sua Aprovação na 1ª Fase - 44 acertos

 
 

Estatística de assuntos mais relevantes por matéria

Você já deve ter conhecimento que o conteúdo a ser estudado para a prova de 1ª Fase é MUITO extenso. Tenho plena convicção em afirmar que é humanamente impossível ter amplo domínio em TODOS os assuntos exigidos nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase. A própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que exige dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.

Para facilitar a identificação dos assuntos mais recorrentes no Exame da OAB, o site Prova da Ordem elaborou esse estudo estatístico MUITO interessante.

Para ter acesso parcial a este estudo, clique aqui.

Novidades que SERÃO cobradas no XXIV Exame da OAB

 
IMPORTANTE: Reforma trabalhista não será cobrada nesta edição (mais detalhes: clique aqui)
 
 
Resolução N. 02/2015 – Novo Código de Ética da OAB
 
Lei 13.105/15 – Novo Código de Processo Civil
 
Lei Complementar nº 150 de 2015 – Dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico; altera as Leis no 8.212, de 24 de julho de 1991, no 8.213, de 24 de julho de 1991, e no 11.196, de 21 de novembro de 2005; revoga o inciso I do art. 3o da Lei no 8.009, de 29 de março de 1990, o art. 36 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, a Lei no 5.859, de 11 de dezembro de 1972, e o inciso VII do art. 12 da Lei no 9.250, de 26 de dezembro 1995; e dá outras providências.
 
Emenda Constitucional nº 90 de 2015 – Dá nova redação ao art. 6º da Constituição Federal, para introduzir o transporte como direito social.
 
Lei 13.144/15 – Altera o inciso III do art. 3o da Lei no 8.009, de 29 de março de 1990, que disciplina o instituto do bem de família, para assegurar proteção ao patrimônio do novo cônjuge ou companheiro do devedor de pensão alimentícia.
 
Lei 13.146/15 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
 
Lei 13.176/15 – Acrescenta inciso IX ao art. 964 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, para outorgar privilégio especial, sobre os produtos do abate, ao credor por animais.
 
Lei 13.245/16 – Altera o art. 7o da Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil).
 
Lei 13.247/16 – Altera a Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994 – Estatuto da Advocacia.
 
Lei 13.256/16 – Altera a Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), para disciplinar o processo e o julgamento do recurso extraordinário e do recurso especial, e dá outras providências.
 
Lei 13.260/16 – Regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5o da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais e reformulando o conceito de organização terrorista; e altera as Leis nos 7.960, de 21 de dezembro de 1989, e 12.850, de 2 de agosto de 2013.
 
Lei 13.271/16 – Dispõe sobre a proibição de revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho e trata da revista íntima em ambientes prisionais.
 
Lei 13.281/16 – Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), e a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
 
Lei 13.285/16 – Acrescenta o art. 394-A ao Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 – Código de Processo Penal.
 
Lei 13.287/16 – Acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, para proibir o trabalho da gestante ou lactante em atividades, operações ou locais insalubres
 
 
 
 

Baixe o Roteiro de Estudos Agora mesmo!

O roteiro possui o conteúdo programático a ser estudado, dividido por matérias e dias da semana. Acompanha o cronograma alguns conteúdos adicionais, como calendário para XXII Exame da OAB e orientações sobre metodologia de estudo.
 

Para baixar o Roteiro de Estudos, clique aqui!

 

 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 

Deixe seu Comentário