Não sei se passei na 2ª fase OAB, e agora?

Não sei se passei na 2ª fase OAB, e agora?

Questões passíveis de anulação na 1ª fase do Exame de Ordem - Prova da OAB
Neste domingo que passou (18/09) foi realizada a 2ª fase do XX Exame de Ordem, e pelo que foi levantado pela Equipe do Portal Prova da Ordem, foi uma prova tranquila. Sem grandes polêmicas até então.
 
Mas até que ocorra a bendita correção, muitos candidatos ficarão em dúvida se foram aprovados ou não. E, durante este limbo, algumas considerações precisam ser feitas.
 

 
Com base no cronograma disposto no edital do XX Exame de Ordem, os candidatos terão que aguardar aproximadamente 24 dias entre a realização da prova e a divulgação do resultado preliminar. Caso o candidato venha a interpor recurso, esse prazo é dilatado para mais de 35 dias de pura angústia.
 

Calendário Desfecho 2ª Fase do XX Exame de Ordem

 
Neste cenário, temos dois tipos de candidatos: Examinandos da Repescagem; e Examinandos Tradicionais.

Examinandos Tradicionais

São aqueles que, se eventualmente reprovarem nesta 2ª fase do XX Exame, ainda estarão aptos para fazer a próxima prova prático-profissional de forma direta, valendo-se da repescagem. É a situação de reprovação mais confortável (se é que isso é possível). Neste quadro, o examinando terá bastante tempo para se preparar e analisar o que deu errado na sua preparação, uma vez que não precisará se submeter a nova avaliação de 1ª fase logo em seguida.
 
E caso o candidato ache necessário, pode, inclusive, alterar a matéria da prova prático-profissional.
 
 

É possível alterar a matéria para 2ª fase da OAB?

 

alterar a matéria para 2ª fase da OAB

 
Sim! Conforme disposto no item 1.4 do edital de reaproveitamento, é possível alterar a matéria de que tratará a peça pratico-profissional na repescagem. Além disso, também se pode alterar o local de prova, afinal, o candidato pode ter alterado o seu domicílio entre uma prova e outra.
 
A alteração é feita através de uma ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS, como se fosse uma rematrícula, só que seus dados já estarão lá e alguns itens poderão ser alterados. Portanto, é relativamente fácil trocar de opção na 2ª fase da OAB. Mas quando isso é recomendado?
 
Já escrevi em outros momentos aqui no Blog do site Prova da Ordem que a opção da matéria para prova prático-profissional deve acompanhar, rigorosamente, o desempenho do candidato na respectiva área na 1ª fase da OAB. Ou seja, se o examinando vai bem na prova objetiva na matéria escolhida, tudo indica que o candidato fez uma boa escolha. Do contrário, é importante que seja considerada a possibilidade de mudança.
 
A escolha assertiva da matéria para 2ª fase é aquela em que o examinando possui melhor desempenho, sem fazer muito esforço para tanto. Estudos publicados pela própria FGV indicam que a maioria dos reprovados na 2ª fase escolheram uma área com baixo desempenho na prova objetiva. Logo, é importante que isso seja levado em consideração no momento da decisão pela manutenção ou não da mesma área para prova prático-profissional do exame de ordem.
 
 

Examinandos da Repescagem

Para o candidato que já estava se valendo da repescagem, o quadro é um pouco mais delicado, uma vez que a eventual reprovação lhe joga novamente para enfrentar a 1ª fase da OAB, juntamente com suas 17 matérias. Não obstante, há pouco tempo disponível até o próximo certame (entre 30 e 45 dias).
 
Nessas circunstâncias, o mais indicado para o candidato que possui dúvidas sobre a sua aprovação na prova prático-profissional ou que tenha que aguardar o resultado de recurso para ter uma resposta definitiva, é estudar para a próxima 1ª fase apesar de tudo.
 
Agindo assim, o examinando antecipa-se da melhor forma possível contra uma eventual adversidade. Se aprovado, estudou (e estudo nunca é perdido), se reprovado, já está a pleno vapor para enfrentar a próxima edição de 1ª fase do certame.
 

A persistência é o menor caminho para o êxito. – Charles Chaplin

 
 
Dica: Caso o candidato queira acompanhar o tempo exato que falta até a próxima prova da OAB, basta acessar a página inicial do Blog do Portal Prova da Ordem e olhar para o lado direito do Layout para visualizar o contador em tempo real.
 

Calendário Desfecho 2ª Fase do XX Exame de Ordem

 
 
 

Confira também

Dúvidas sobre a correção da 2ª Fase: distribuições de pontos e VACILOS que serão descontados!

 
 

Seu Objetivo é a Aprovação na 2ª Fase da OAB?

Estude através das Provas de Edições Anteriores do Exame de Ordem!

Na tentativa de fortalecer nosso compromisso com a aprovação do maior número de candidatos no Exame da OAB, preparamos um sistema inteligente para autocorreção da Peça e Questões Dissertativas. A intenção desse sistema de correção é atribuir uma nota à prova resolvida pelo examinando, de forma a quantificar o quão preparado ele está para enfrentar a 2ª fase da OAB. Através de um breve questionário (de respostas sim / não) elaborado para cada edição da prova, o próprio examinando conseguirá corrigir sua prova, sendo sua nota atribuída automaticamente pelo nosso sistema, conforme respostas dadas pelo usuário (sim / não) e espelho de correção divulgado pela FGV.
 

Sistema para correção de provas de 2ª fase - Exame de Ordem

 
A plataforma ainda apresenta gráficos de desempenho para que os usuários possam conferir visualmente a evolução na sua preparação para a prova. Através destas funcionalidades, os examinandos poderão auferir maior confiança na sua preparação para a prova, aumentando assim suas chances de aprovação.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.