Importância do Sono para melhoria de Resultados no Exame da OAB

importância do sono na preparação para Exame de Ordem
É muito comum que o estudante, no afã de obter maior quantidade de horas de estudo, acabe optando por sacrificar tempo de sono. Todavia, os efeitos de noites mal dormidas e do sono de má qualidade tem influência direta no desempenho do raciocínio e no processo de cognição do conteúdo estudado.
 
Em que pese uma “soneca” pareça recuperar as energias do corpo, isso não significa, todavia, que a sua mente (que funciona 24h por dia), tenha tido o descanso adequado para o bom desenvolvimento de atividades que lhe exijam – como estudar.
 
A neurocientista e professora da Santa Casa, Carla Tieppo, alerta que “nosso sono não é igual durante a noite toda. Então, dormir pouco ou fragmentar o descanso com sonecas pode impactar nosso desenvolvimento no longo prazo”. [1]
 
Estudos também apontam que o tempo ideal de sono possui uma variação de indivíduo para indivíduo, considerando, preponderantemente, a faixa etária em que ele se encontra. Os mais jovens precisam de maior tempo de sono (em média 9 horas), enquanto os adultos precisam de 8 horas e os mais velhos podem ter sua fadiga mental recuperada com algo entre 6 a 7 horas de sono.

Problemas mais graves ocasionados pela falta de sono adequado:

 

Lapsos de memória

O estágio mais profundo do sono é exatamente o responsável pela fixação de lembranças, conhecido como R.E.M (“movimento rápido dos olhos”, na sigla em inglês), o que normalmente não é alcançado por quem tem períodos breves de sono. Logo, de nada adiantaria você estudar pra caramba, sacrificando horas de repouso, se este conteúdo não será fixado adequadamente para ser acessado posteriormente.
 
 

Bloqueio criativo

A fase R.E.M. também é responsável por estimular nossa capacidade de ter ideias originais. “Quando não atingimos esse estágio do sono, nossa capacidade criativa pode ser prejudicada”, afirma a professora.
 
E nos dias de hoje, com o advento dos recursos tecnológicos que auxiliam como ferramentas pedagógicas, é possível afirmar com maior convicção que a criatividade está ligada diretamente com o processo de aprendizado.
 
Senão vejamos:
 

“Quando estimulado no processo de aprendizagem, a criatividade pode promover um desenvolvimento pleno, formado por uma consciência crítica de si, do outro e do meio, como também de favorecer o entendimento e a percepção das relações de causa e efeito.” [2]

 
E causa e efeito é uma relação inerente ao estudo do Direito, diminuir essa percepção ou não estimula-la é um pecado. Portanto, cuide e exercite a sua criatividade, não deixe que a falta de sono a suprima, pois ela é valiosa para o seu aprendizado.
 
Leia mais sobre Aprendizado Criativo.



Ansiedade e Instabilidade emocional

A falta de uma boa noite de sono é estressante para o organismo de forma geral, que responderá com a liberação de diversos hormônios como, por exemplo, adrenalina e o cortisol – grandes responsáveis por provocar no indivíduo ansiedade e irritação.
 
Além disso, ficar sem dormir deixa o estudante mais explosivo e impulsivo, o que pode afetar a autoestima, motivação e ainda afetar o emocional do estudante.
 
Uma das coisas a ser evitada durante a preparação são brigas e discussões, principalmente com pessoas próximas – isso apenas aumenta a ansiedade. É imprescindível que você tenha boas noites de sono para conseguir manter o controle da ansiedade e emocional antes e durante a prova.
 
Isso evidencia, como sempre tentamos demonstrar aqui no Portal Prova da Ordem, que a preparação para o Exame de Ordem é um conjunto de ações totalmente conectadas, e que a não observância de alguns detalhes pode fazer a diferença entre a APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO. Ou seja, não dormir bem traz ansiedade e descontrole emocional, fatores indiscutivelmente importantes em se tratando de Exame da OAB.



Perda de concentração

Se você tem tido dificuldades em manter o foco nos estudos, uma das possíveis causas é a supressão do sono. Sem a potência completa, o cérebro encontra ainda mais problemas para fixar a atenção na atividade desenvolvida. O aprendizado exige bastante do cérebro, e se sua recuperação estiver a 50% (cinquenta por cento), seu aprendizado e concentração também estarão em 50% (cinquenta por cento).
 
Vale lembrar que uma soneca de pelo menos 20 minutos no intervalo do estudo é bastante recomendada evitar a perda de concentração, pois funciona como uma espécie de reset cerebral, recuperando a qualidade da sua cognição e, consequentemente, do seu aprendizado. Portanto, cuide bem do seu sono para garantir um melhor resultado na prova e uma melhor potência durante a sua preparação para Exame de Ordem.
 
Bons estudos.
 
 

Referências

 
1 – Exame Abril – consultado em 20/11/2015.
 
2 – ARNOLD, Rosinha Meister. MARCOS, Silvio – Criatividade no Processo de Aprendizagem – Consultado em 23/11/2015.
 
 

Monitore sua preparação para o Exame da OAB

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
 
 



Deseja sua aprovação no Exame da OAB?


 

Para facilitar o estudo por intermédio da resolução de questões de provas anteriores, existem sites especializados para que você consiga maior assimilação do conteúdo desejado, como é o caso do site Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. O site possui as provas de todas as edições do Exame de Ordem a partir de 2005, permitindo que seus assinantes respondam provas oficiais ou simulados gerados a partir desta grande base de conhecimento, que possui mais de 10.000 questões oficiais. Além de ter uma base de questões muito grande, o site disponibiliza comentários de professores sobre grande parte questões e materiais de apoio, como apostilas, resumos e legislação em áudio. Para mais detalhes, clique aqui.

Deixe seu Comentário