1ª Fase da OAB: a importância da Gestão do Tempo

roteiro de estudos emergencial para 1ª fase oab - exame de ordem
A primeira fase do exame de ordem é composta por 80 questões objetivas e o tempo para sua execução é de 05 horas. Considerando que o examinando ainda terá que reservar, no mínimo, 20 minutos para preencher com calma a folha de respostas e, também, alguns minutos para ir ao banheiro caso seja necessário, o tempo por questão fica reduzido à aproximadamente três minutos e meio. Isso se não houver nenhum imprevisto, claro.
 
Desta forma, a gestão do tempo durante a prova é um dos pontos que o candidato deverá ter muito cuidado para que não saia prejudicado e coloque em risco a sua aprovação. Por ta motivo, irei trazer alguns pontos a serem observados pelo examinando para que a questão temporal não seja uma adversária na 1ª fase do exame de ordem.

1 – Tenha uma estratégia

Evidentemente que nem tudo que irei trazer nesta publicação será do acordo de todos ou irá exaurir tudo que pode melhorar a gestão de tempo da prova. Por isso, independentemente do que o examinando aceite como dica ou não, é importante que ele tenha uma estratégia. Ou seja, um planejamento prévio de como irá agir durante a prova.
 
Quantas vezes irá ao banheiro, qual o tempo que irá reservar para alimentação, por quais matérias irá começar e por aí vai. Tenha um plano! Isso irá trazer mais conforto, tranquilidade e, consequentemente, será um agente de diminuição da ansiedade.
 

Confira a ordem de disposição das matérias, clique aqui.

 
 

2 – Comece pelo que você sabe mais

Dizer que o candidato deve começar por Ética é chover no molhado. De longe ela é a matéria menos pesada e mais relevante em número de questões no exame de ordem. Razão pela qual é bastante recomendado que todos comecem por ela.
 
Mas além de Ética, é indicado que o examinando priorize na ordem de execução da prova as matérias que ele possuir maior afinidade. Por quê? A resposta é muito simples. É uma questão de economia do cérebro.
 
Preferindo o conteúdo leve para o início, naturalmente o desgaste do raciocínio será menor. Evitando, desta forma, que o candidato cometa erros bobos, deixando mais potência para matérias que exigirão mais dele durante a prova. Isso também influenciará no tempo final para cada questão. Realizando as tarefas mais simples no começo, sobrará mais tempo para as questões de maior complexidade ao final.



3 – Evite a sabotagem lógica

A sabotagem lógica acontece quando o candidato presume que uma determinada sequência de alternativas não é possível. Por exemplo: Cinco questões seguidas com a assertiva correta na letra “b”. É importante que se diga que, considerando o histórico do exame de ordem, há realmente uma lógica de equilíbrio na distribuição das alternativas entre as quatro opções possíveis de cada questão.
 
No entanto, não há nada que impeça o examinador de inserir na 1ª fase do exame de ordem uma sequência de respostas certas com a mesma letra, seja o número que for. Se o candidato levar em conta este critério fictício no momento da execução da prova, poderá por em risco a certeza sobre uma questão que está correta e, assim, comprometer o seu resultado final.
 
 

4 – Use todo o tempo da prova

Na primeira fase do exame de ordem é aprovado quem acerta 40 ou mais questões. E quem entregar a prova primeiro não ganhará um ponto sequer extra por isso. Em minha experiência com provas da OAB, já ouvi muitas pessoas afirmando que o fato de verem outras pessoas entregando a prova mais depressa que elas trouxe alguma incerteza sobre os seus próprios conhecimentos, o que lhes deixou mais ansiosos e inseguros com relação a sua prova.
 
Essa é uma ilusão que o candidato precisa desfazer em seu inconsciente. O tempo deve ser um aliado e não mais um obstáculo no desafio da aprovação. Se for necessário ficar entre os três últimos, que seja. É uma avaliação de conhecimentos e não de agilidade.



5 – Reserve tempo suficiente para preencher a folha de respostas

O tempo é exíguo, mas uma das coisas mais importantes da prova é o preenchimento correto da folha de respostas. Errando a marcação de uma das alternativas sem que isso seja notado, poderá provocar um efeito cascata sobre as questões subsequentes. O que pode ser um verdadeiro desastre.
 
Por essa razão, o candidato deverá reservar de 15 a 20 minutos para passar corretamente, com calma, as alternativas que marcou para o gabarito.
 
Se observados todos estes cuidados, com certeza o examinando terá menos ansiedade e chances de cometer erros na prova. Ficando, assim, muito mais próximo da aprovação.
 
Bons estudos.
 
 

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Use ferramentas para Avaliar sua Preparação para o Desafio!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
 
 



Deseja sua aprovação no Exame da OAB?


 

Para facilitar o estudo por intermédio da resolução de questões de provas anteriores, existem sites especializados para que você consiga maior assimilação do conteúdo desejado, como é o caso do site Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. O site possui as provas de todas as edições do Exame de Ordem a partir de 2005, permitindo que seus assinantes respondam provas oficiais ou simulados gerados a partir desta grande base de conhecimento, que possui mais de 10.000 questões oficiais. Além de ter uma base de questões muito grande, o site disponibiliza comentários de professores sobre grande parte questões e materiais de apoio, como apostilas, resumos e legislação em áudio. Para mais detalhes, clique aqui.

Deixe seu Comentário