Estudar uma matéria por vez ou todas ao mesmo tempo?

Estudar uma matéria por vez ou todas ao mesmo tempo?

Exame da OAB: Esgotar uma matéria por vez ou estudar todas ao mesmo tempo?

É melhor esgotar uma matéria por vez ou revisar todas ao mesmo tempo?

 
Sem sombra de dúvidas essa dúvida assola os pensamentos de muitos bacharéis em direito que se preparam para o Exame da OAB. O hábito faz com que examinandos continuem a exercer o mesmo modelo de estudo aplicado durante a faculdade, sem questionar a eficiência da prática. Mas será que existe diferença de assimilação de conteúdo entre as duas abordagens? No artigo de hoje iremos apontar prós e contras de cada modelo.
 
Estudar de forma modular, ou seja, esgotar uma única matéria por vez para, em seguida, passar para a seguinte não é a melhor forma de preparar-se para o Exame de Ordem. Essa constatação empírica, que não deve ser generalizada, parte do princípio que a constância no estudo torna-o monótono, prejudicando a concentração do examinando. O principal motivo de intercalar matérias distintas durante uma jornada de estudos é justamente manter ativo o mecanismo atencional do candidato.
 
Ao afirmar que a constatação não deve ser generalizada, estamos dizendo que a subjetividade de cada indivíduo deve ser levada em consideração, uma vez que diferentes pessoas podem reagir de formas distintas aos mesmos estímulos. Mesmo existindo a questão do individualismo, a maioria dos examinandos tende a ter melhor rendimento no modelo de grade simultânea, onde há revisão de mais de uma matéria concomitantemente.
 
O estudo simultâneo de matérias distintas possui um ponto muito forte a seu favor, representado pelo equilíbrio de aprendizagem entre as distintas matérias que compõem o edital da prova. Em virtude do examinando equilibrar diferentes matérias em uma única jornada de estudos, sua evolução tende a ser mais homogênea do que esgotar uma única matéria por vez. Como a prova de 1ª fase, a exemplo, é composta por 17 matérias, a evolução homogênea tem trazido melhores resultados aos examinandos que estudam através do modelo simultâneo.
 
Para finalizar a argumentação do presente artigo, trazemos em debate o conceito da neuroplasticidade, que atesta que quanto mais nosso cérebro for demandado, maior será sua capacidade de resposta. Ao estudar de forma mais dinâmica, envolvendo diferentes matérias ao mesmo tempo, o examinando estará proporcionando diferentes estímulos às suas estruturas cognitivas, conseguindo extrair melhor rendimento de sua jornada de estudos.
 
Em síntese, estudar todas matérias ao mesmo tempo tem apresentado melhores resultados aos examinandos que aplicam esse modelo de estudo. Apesar de, na maioria dos casos, essa abordagem contradizer com sua atual rotina de estudos, você precisará quebrar esse paradigma para conseguir alcançar melhores rendimentos. Esgotar uma única matéria por vez, apesar de ser a forma habitual como a maioria estuda, tem sido superada por novas e mais eficientes abordagens.
 
 

Mas como faço para estudar todas as matérias ao mesmo tempo?

Para facilitar o estudo simultâneo de diferentes matérias, existem sites especializados nessa abordagem. O site Prova da Ordem, por exemplo, possibilita o estudo por intermédio de testes práticos de diferentes matérias, o que facilita seu engajamento nessa abordagem. Para seu melhor entendimento, o teste prático é uma forma mais técnica de conceituar o estudo por intermédio da resolução de questões, uma das técnicas de estudos mais eficientes para assimilação do conhecimento desejado. Através do ambiente virtual de estudos do site Prova da Ordem, você pode gerar provas customizadas com diferentes matérias para você estudar. Após responder cada questão, o site apresente reposta comentada por professores, abordando tanto as assertivas corretas, como as incorretas. Os comentários ainda trazem fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para embasar a fundamentação de cada alternativa.
 

E você?
Vai continuar varando madrugadas para esgotar aquela Doutrina de Penal?
Ou será que já passou da hora de procurar algo novo?

 
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo!!