Estudar a Lei Seca na Preparação para Concursos e Exame da OAB

Estudar a Lei Seca na Preparação para Concursos e Exame da OAB

Estudar a Lei Seca na Preparação para Concursos e Exame da OAB
Estudar a Lei Seca, apelido carinhoso de quem estuda pela legislação, é uma das tarefas consideradas mais monótonas pelos estudantes em geral. Porém, não há como fugir desta abordagem se você pretende ter sucesso em provas e concursos que exijam conhecimento da legislação vigente.
 
E eis uma verdade, os estudantes em geral se enganam demais. A maioria gosta de estudar, construir um raciocínio lógico a partir de textos da doutrina, da ideia construída pelo autor, e depois comentar por aí sobre as diversas teorias que as conjecturas os levam a considerar sobre determinado tema.
 
Isso é muito bom, mas a realidade nua e crua é que em provas objetivas, o que cai é a lei seca! E por mais que se fuja, cedo ou tarde a pergunta irá surgir:
 

 

Como estudar a Lei Seca?

Este estigma do senso comum em relação de estudar a lei seca, de que é difícil e moroso, não é por acaso. O nosso cérebro realmente faz um esforço considerável para conseguir reter informações desta natureza.
 
Em que pese existam mentes privilegiadas, que conseguem memorizar com facilidade o conteúdo da lei, a maioria possui dificuldade para memorizar este tipo de informação; principalmente porque estamos falando de uma infinidade de artigos, incisos, parágrafos, alíneas, remissões, títulos e livros.
 
Todavia, há uma explicação bastante lógica para que a maioria sinta que estudar a lei seca seja pouco produtivo, o nosso cérebro retém apenas 10% daquilo que é lido.
 
Mas não se assuste, existem métodos que fazem com que esse percentual seja ampliado e o processo cognitivo mais seja eficiente.
 
Uma pessoa retém, em média, cerca de 20% daquilo que ouve, 30% daquilo que ouve e vê, e 50% do que ouve, vê e pratica[Fonte].
 
Ou seja, a exploração de formas variadas de recepção através dos nossos sentidos, aumenta consideravelmente a nossa capacidade para retenção de informações. E este pode ser o grande “pulo do gato” para estudar a lei seca.
 

 

Legislação em Áudio – Aumentando a retenção da Lei Seca

Logo, uma forma simples para estudar a Lei Seca, é ouvi-la. Pois, se comparada com a simples leitura, esta forma de estudo é até 100% mais eficiente. E se usada em conjunto com outros métodos de estudo, pode ser até cinco vezes superior.
 
Mas cuidado. Para que a legislação em áudio possa ser uma fonte confiável de estudo, é preciso ter atenção enquanto ela é utilizada. Ler e ouvir a lei seca, ao mesmo tempo, pode desviar o foco do cérebro enquanto a informação é obtida, podendo trazer um resultado negativo para o uso da técnica.
 
A atenção auditiva, de acordo com a fonoaudiologia, é o que faz dar o alerta para a memória; ou seja, você deve estar atento ao que está ouvindo para que isso fique registrado na sua memória de longo prazo.
 
Além da atenção, o que faz com que a mensagem fique retida é a “atitude mental”, ou seja, a “boa escuta” – concentração.
 
O segredo, portanto, é ficar atento à informação auditiva, deixando em segundo plano os demais agentes que potencialmente poderão interferir durante processo de aprendizagem (ruídos, conversas paralelas, celular, preocupações do dia a dia etc.).
 
Desta forma, para potencializar o estudo da lei seca fazendo uso da legislação em áudio, é preciso ter um momento para cada coisa: um para ler; um para ouvir; e, outro para praticar.
 
Fazendo o uso correto da legislação em áudio, estudar a lei seca será muito mais positivo e prazeroso.
 
Se você ainda tem dúvidas sobre a eficiência do uso da legislação em áudio, experimente e sinta a diferença já nos primeiros dias.
 
 
 

Onde Comprar Legislação em Áudio?

Outra dúvida bem recorrente é onde encontrar legislação em áudio para comprar. Por se tratar de lei seca, que constantemente sofrem modificações mediante publicações de novas leis, o ideal é adquirir um material atualizado e de boa qualidade.
 
Temos indicado aos nossos alunos a empresa Erga Omnes, produtora de leis em áudio com 10 anos de mercado. A empresa grava legislações em áudio com voz humana, na voz do professor Gilberto Castro. A importância de adquirir leis na voz humana é que um Robô não consegue transmitir à intonação necessária para melhor compreensão das matérias tratadas em lei.
 
Outro fator relevante é que a empresa oferece 1 ano de atualizações gratuitas, caso a legislação que você tenha adquirido venha a sofrer alguma modificação. Tudo ocorre de forma online. Você compra e recebe na mesma hora os arquivos da legislações adquiridas em formato MP3.
 
O estudo por intermédio de legislações em áudio tem alguns benefícios muito interessantes. Você poderá estudar no trânsito, na academia ou até mesmo na fila do banco, através de seu smartphone.
 
 
Essa seria nossa dica de estudo de hoje pessoal.
 
Gostou?
Deixe seu comentário logo abaixo.
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB