Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional

Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional

Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional
O descontrole emocional certamente é um fator que derruba muitos candidatos.
 
Você está sentindo a ansiedade aumentar exponencialmente nesta véspera da prova da OAB?
 
Então respire fundo e lentamente.
 
Sério, isso vai te ajudar…
 
Há milênios que exercícios de respiração são utilizados para, de alguma forma, evitar o descontrole emocional e aumentar a tranquilidade ao ser humano – como o yôga, por exemplo. Mas pouco se explica sobre o porquê de algo tão banal fazer tanta diferença assim no nosso ânimo emocional e no controle dos nossos níveis de ansiedade.
 
E acredite, essas técnicas de respiração podem ser usadas até mesmo para melhorar a sua produtividade durante a prova.
 

 

📌 O Poder da Respiração para acabar com o Descontrole Emocional

A explicação para os benefícios conquistados através dos exercícios de respiração está em nosso sistema nervoso autônomo, que é responsável pelas funções automáticas que mantêm nosso corpo em funcionamento.
 
Dentre nossas funções corporais automáticas – como batimento cardíaco, digestão etc. – a respiração é única que podemos tomar o controle, que funciona tanto de forma autônoma ou de acordo com nosso desejo.
 
E nosso corpo responde aos variados ritmos de respiração de forma diferente, mudando nosso estado de acordo com ele.
 
Podendo oscilar entre um estado de descanso e relaxamento (que os cientistas chamam essa zona de estado “parassimpático”) e o estado de prontidão para luta ou fuga (o chamado estado “simpático”).
 

Confira 👉 Qual o Melhor Momento Para Fazer OAB?

 
De forma geral, podemos afirmar que os vários padrões de respiração podem atuar como um atalho , capaz de manipular seu estado emocional e fisiológico, permitindo que você fique mais calmo, menos estressado e, consequentemente, mais produtivo.
 
Pesquisadores do departamento de psiquiatria do All India Institute of Medical Sciences, em Nova Déli, liderados por G. Sahasi, em 1989, compararam os efeitos do yôga aos do ansiolítico diazepam.
 
E ao fim de três meses de pesquisa, os autores descobriram que o grupo que praticou yôga tinha pontuação significativamente menor em escalas de ansiedade, reduzindo os sintomas. Tais resultados não foram encontrados no grupo que havia tomado o medicamento. Em outro estudo que durou nove anos, liderado pelo pesquisador N. S. Vahia, do departamento de psicologia médica da Seth G.S. Medical College e do K.E.M. Hospital em Mumbai, na Índia, em 1973, os pesquisadores observaram a eficácia de técnicas da yôga e de medicamentos ansiolíticos, separadamente, na redução da ansiedade. Os autores concluíram que o grupo praticante da técnica apresentou menor índice de ansiedade na escala de Taylor; em alguns casos, os efeitos da técnica foram mais eficientes na redução dos sintomas que a clordiazepóxido (ansiolítico) e a amitriptilina (antidepressivo). [Fonte]
 

 

📌 Exercício de Respiração para evitar o Descontrole Emocional

Funciona mais ou menos assim: Quando inalamos, ativamos o estado simpático (o sistema de luta ou fuga). Quando exalamos, ativamos o estado parassimpático (o sistema de calma e controle).
 
Ou seja, como mencionei na primeira linha deste texto, o exercício indicado para quem está na véspera da prova da OAB e pretende reduzir a ansiedade e estresse, é a prática da respiração longa e lenta, com inspiração lenta e profunda e expiração longa. Esta técnica irá diminuir o seu batimento cardíaco, reduzindo também a ansiedade e proporcionando um raciocínio muito mais claro inclusive.
 

⚜️ Aplicação Prática 1: Mantenha o ritmo de 6 respirações por minuto, ou seja, em um minuto você vai completar o processo de respiração (inspiração e expiração) seis vezes. Uma vez a cada 10 segundos.
 
⚜️ Aplicação Prática 2: Caso você tenha dificuldade em respirar com um intervalo de tempo grande, não se preocupe, existem outras maneiras de alcançar o mesmo objetivo. Nesse caso, inspire lentamente e expire no dobro do tempo que você demorou para inspirar. Repita este processo 10 vezes.

 
Isso pode ser feito cinco minutos antes do momento que irá gerar o estresse, ou mesmo durante a prova.
 
No primeiro método você deve tomar um pouco de cuidado para não induzir um estado de relaxamento que cause sonolência.
 
Segundo Patricia Gerbarg, professora assistente clínica de Psiquiatria da New York Medical College e coautora de “The Healing Power of the Breath“ (O Poder de Cura da Respiração), os benefícios serão ainda maiores quando isso for feito regularmente por cerca de 20 minutos ao dia. Ou seja, considerando que a prova da OAB é domingo, você pode começar hoje e chegar no domingo de prova totalmente zen!
 
Relaxe o corpo e experimente.
Você irá sentir a diferença.
 
Espero que esta super dica ajude a evitar o descontrole emocional na hora da prova e que dê tudo certo!
 
Não esqueça de voltar aqui e compartilhar nos comentários se esta dica ajudou você.
 
Boa prova!
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado