Escolha a Disciplina de 2ª Fase com Assertividade

Escolha a Disciplina de 2ª Fase com Assertividade

Escolha a Disciplina de 2ª Fase com Assertividade

Chegou a hora de escolher a Disciplina de 2ª fase…

Com a publicação do Edital da próxima edição do Exame de Ordem e abertura do prazo para inscrição no certame, vem à tona mais uma vez aquele tema que sempre traz uma série de dúvidas na cabeça do examinando: qual disciplina escolher para a 2ª Fase?

👉 Confira Análise completa do Edital do Exame de Ordem

Alguns ficam atraídos por disciplinas que possuem “poucas” peças, outros em dúvida entre 2 ou 3 disciplinas e, ainda, há quem não faça a menor ideia sobre qual matéria selecionar. E agora? Como resolver esse impasse?

Nossa experiência analisando casos de sucesso na segunda fase indica que, para tomar a melhor decisão, dois fatores devem ser considerados: SUA afinidade com cada disciplina (como primeiro fator e mais importante); e a aprovação média das disciplinas de maior aptidão nas edições anteriores.

Assim sendo, a fim de lhe auxiliar nessa importante decisão, a seguir iremos discorrer um pouco mais sobre esses dois fatores.

📌 Como identificar qual Disciplina de 2ª Fase você tem mais afinidade

Sugerimos o seguinte método para que você encontre suas matérias afins:

  • 1) Procure no seu histórico acadêmico, aquele ramo do Direito que você possuía desenvoltura e bom desempenho nas avaliações. – Não as matérias que você estudava bastante e, por isso, tirava boas notas. Mas, sim, disciplinas que você raciocinava com facilidade sobre os problemas, encontrando soluções jurídicas com naturalidade;
  • 2) Caso você não se sinta seguro apenas com a medida anterior, você pode realizar um ou dois simulados da 1ª Fase da OAB, sem muito preparo, e verificar se estas matérias batem.

Esse será seu primeiro critério de escolha, a afinidade. A SUA afinidade, no caso. Esqueça a preferência e indicações dos coleguinhas.

Todavia, caso o resultado indique afinidade equivalente com mais de uma disciplina, você pode utilizar um parâmetro menos subjetivo, como é o caso da análise do índice de aprovação nas edições anteriores, sugestão que vamos apresentar com maiores detalhes a seguir.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

📌 Afinal, quais são as disciplinas que mais aprovam na 2ª Fase da OAB?

Em outubro de 2014 a FGV Projetos divulgou um estudo detalhado sobre diversos aspectos do Exame de Ordem, levando em consideração dados do II ao XIII Exame de Ordem.

Depois, em abril de 2016, publicou uma nova edição do levantamento, mas dessa vez repetindo os mesmos dados de 2014 em relação ao aproveitamento na 2ª fase, apenas incluindo alguns aspectos sociais na referida análise.

Um ponto bem interessante desse estudo, foi a apresentação histórica do índice de aprovação de cada uma das 7 possíveis matérias de 2ª fase. Vejamos:

Percentuais de aprovação por disciplina na 2ª fase do Exame de Ordem - da II à XIII Edição

Através da presente tabela, podemos identificar a ordem das disciplinas que mais aprovam:

  • 1 – Direito Constitucional: 31,6%
  • 2 – Direito Civil: 25,6%
  • 3 – Direito Administrativo: 19%
  • 4 – Direito Tributário: 17,4%
  • 5 – Direito Empresarial: 17,2%
  • 6 – Direito Penal: 15,6%
  • 7 – Direito do Trabalho: 13,6%

Ao ver estas informações, você poderia imaginar: Penal e Trabalho são duas disciplinas a não serem escolhidas, mas CUIDADO!

A FGV não divulga o número de inscritos em cada disciplina, mas Penal e Trabalho são justamente as disciplinas com maior número de inscritos.

Dessa forma, a tendência é que quanto MAIOR for o número de inscritos, PIOR será o desempenho médio.

Isso explica os percentuais acima, já que Direito Penal e Direito do Trabalho estão longe de serem as mais difíceis na prova prático-profissional.

Por isso, tome muito cuidado antes de fazer uma análise precipitada no momento da escolha da sua Disciplina de 2ª Fase.

📌 Quais as disciplinas mais fáceis e mais difíceis na 2ª Fase OAB?

A FGV não consegue impor um equilíbrio absoluto entre as provas de 2ª fase, havendo sim matérias mais fáceis em determinadas edições.

Assim, para podermos quantificar essa constatação, vamos destacar alguns expressivos índices de aprovação de cada uma das matérias.

Destaques positivos nos Percentuais de aprovação por disciplina na 2ª fase do Exame de Ordem - da II à XIII Edição

Os percentuais em VERDE são aqueles que possuem maior variação positiva em relação aos demais.

Repare como Constitucional e Civil são justamente àquelas com maior recorrência de índices altos de aprovações.

Apesar disso, mesmo as disciplinas com maiores médias de aprovação passam por momentos de menor abundância, com índices de aprovação bem abaixo da média.

Os percentuais em VERMELHO da tabela a seguir apresenta índices de aprovação significativamente preocupantes.

Destaques negativos nos Percentuais de aprovação por disciplina na 2ª fase do Exame de Ordem - da II à XIII Edição

Com exceção ao Direito Constitucional, que mantém uma constante positiva em relação ao índice de aprovação, todas as demais Disciplinas de 2ª Fase passam por edições com índices cruéis em termos de aprovação.

Aqui vale uma ressalva: repare no índice de aprovação em Direito Empresarial das últimas 5 edições contempladas desta análise.

A FGV tem feito provas com níveis de dificuldade MUITO acima da média nessa disciplina, resultando índices de aprovação MEDÍOCRES, chegando a 1,8% na XXIII Edição do certame.

Assim, embora não seja possível “cravar” quais disciplinas serão as mais fáceis da vez nas próximas edições, com esses dados fica claro que Direito Empresarial é a mais difícil entre todas e que Direito Constitucional é a que menos oscila.

👉 Para conferir o estudo completo feito pela FGV Projetos, clique aqui.

Esperamos que com essas informações você consiga escolher com mais segurança a disciplina de 2ª fase. 🎯🤓

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB