Dilema de Candidatos do Exame da OAB: Redes Sociais x Estudo

Dilema de Candidatos do Exame da OAB: Redes Sociais x Estudo

midias sociais e o exame de ordem - prova OAB
Olá, meus caros.
 
Hoje vou falar de um tema que é recorrente em conversas que tenho com aspirantes à advocacia: Redes sociais X Estudo.
 
Não é preciso ser um grande observador para notar que as pessoas estão cada vez mais “conectadas”. Por onde quer que passemos, percebemos pessoas arqueadas, olhando e digitando em sua telinha particular o tempo todo. Às vezes até dou risada sozinho de circunstâncias em que percebo que todos a minha volta estão mexendo no celular, desde o jovem até aquela senhorinha que apoiou a bengala no banco para conferir a mensagem do neto que chega em seu smartphone.
 
Mas o que é diversão e facilidade de comunicação para alguns, é distração e escravidão para outros. Principalmente para quem precisa investir tempo para alcançar um objetivo – como você que está estudando para o Exame de Ordem.
 

Qual seria a solução para as Redes Sociais não interferirem nos estudos

Será que é preciso deletar as redes sociais para conseguir ser mais eficiente na preparação para o Exame de Ordem?
 
Acompanhe minha linha de pensamento…
 

 

📌 Deletar não é a solução

A resolução mais fácil  – e o conselho mais conveniente – seria recomendar que você deletasse suas redes sociais.  Desconexão total. Simples assim. Mas assim como em qualquer outro vício, a abstinência pode ser bastante estressante para o corpo e a mente. Você continuaria carente daquele escape e, portanto, esta não deve ser a única alternativa.
 
E se já tentou deletar as suas redes sociais e não conseguiu, talvez você encontre outro caminho.
 
 
 

📌 Uma coisa de cada vez

Vez sim, vez não, algum dos meus alunos em cursos preparatórios questiona de onde tiro tempo para realizar todas as atividades em que me envolvo (advogar, dar aula, escrever aqui no blog do Curso Prova da Ordem, atividades culturais, estudar, dentre muitos outros objetivos a que me proponho), e a resposta que dou é inspirada em uma proposição do Guru dos Concursos Públicos, William Douglas, em sua obra prima da literatura para estudantes “Como passar em provas e concursos públicos”, em que ele afirma que devemos estar inteiros naquilo que estamos fazendo naquele momento, sempre.
 
Ou seja, quando estamos nos divertindo, devemos estar totalmente desconectados das preocupações do trabalho e dos estudos para realmente aproveitarmos o máximo daquilo que estamos fazendo. Desta forma, é necessário respeitar os horários que você determinou para realizar cada atividade. Se você está estudando, esqueça todo o resto e estude; se você está trabalhando, apenas trabalhe; se você estiver namorando, apenas namore. Senão, você não estará dando o seu máximo. Sacou?
 
Acredite, isso é libertador.
 
 
 

📌 Reserve um tempo exclusivo para divertir-se nas redes sociais

Minha sugestão, portanto, é que você estipule um tempo dedicado exclusivamente para visitar as redes sociais. E durante este tempo, curta, compartilhe e veja tudo o que quiser.
 
Este período, de certa forma, também pode ser aproveitável – para fins de estudo. Você pode interagir com perfis que lhe tragam alguma informação útil, como é o caso do conteúdo compartilhado por professores em suas mídias sociais, bem como por sites como o Curso Prova da Ordem.
 
Redes Sociais, use com moderação!
 
Sugestões de perfis para seguir no Instagram:

Instagram Prova da Ordem
Instagram Lucas Avila
Instagram Entendeu Direito?

 
 

Instagram CNJ
Instagram STJ
Instagram Saber mais direito

 
 

Instagram Vou ser Delegado
Instagram Direito em Conquista
Instagram Amo Direito

 
 

Instagram Nação Jurídica
Instagram Notorium Jurídico
Instagram Direito News

 
 

Instagram Sou Direito
Instagram Direito e Estilo
Instagram Mariana Gonçalves

 
 

Instagram Alexandre Mazza
Instagram Matheus Carvalho
Instagram Cristiano Sobral

 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado