Cuidados para a Véspera da 1ª Fase OAB

Cuidados para a Véspera da 1ª Fase OAB

véspera da 1ª fase oab

A véspera da prova é um dos momentos críticos do exame de ordem. Nesses dois dias que antecedem o certame, não são poucos os contatos que recebo relatando as mesmas aflições em relação ao dia “D”.

Nervosismo, ansiedade, pessimismo, sensação de que não estudou o suficiente e, até mesmo, o surgimento de algumas patologias – gripe, má digestão, dor de cabeça, febre sem razão aparente. A forma como o candidato trabalha essas questões, pode ser determinante para seu sucesso.

Nesta publicação apresento dicas de véspera que contribuirão para a anulação ou diminuição dessas influências negativas, trazendo mais tranquilidade e foco para a realização de uma boa prova de 1ª fase do exame de ordem.

Sem mais delongas, vamos às dicas:

📌 Véspera da 1ª Fase OAB – Últimos cuidados

📍 1 – Pare de estudar para Prova da OAB

Inicialmente pode parecer estranho alguém dizer: “- Pare de estudar”. No entanto, deve-se ter em mente que a aprendizagem é um processo que demanda considerável esforço mental.

E, nesse momento, o que você precisa é estar com o cérebro pleno – zerado – para que consiga obter o melhor do seu raciocínio para resolução das questões durante a prova.

Além disso, sejamos sinceros, dificilmente alguma coisa que você não absorveu até agora será aprendida nessas 48h antes do exame de ordem. O que deve ser levado em conta, é o custo/benefício das suas ações.

Esclarecer dúvidas, revisar seus mapas mentais, macetes, apontamentos relevantes e assistir revisões de véspera, como as promovidas por cursos preparatórios e universidades, por exemplo, são atividades que despendem pouca energia e trazem benefícios e podem ser realizadas. Mas evite o desgaste.

📍 2 – Verifique documentação, local de prova e material

A véspera do exame de ordem, é um momento de preparação e concentração para a prova em si.

Preparação no sentido de estrategiar, visualizar e deixar previamente organizado tudo que for possível. E concentração, porque tudo na mente do examinando nessas próximas horas deve estar relacionado à prova – problemas da vida pessoal e profissional precisam ser execradas.

Confirme o local de prova com antecedência, separe a documentação e material necessários. Confirmar tudo isso não custa nada, traz tranquilidade e pode evitar surpresas desagradáveis.

No caso de você não conhecer a cidade do local da prova, aproveite o dia anterior para conhecer o trajeto. Percorrê-lo com o mesmo transporte que usará no dia, também é uma boa dica. Além disso, preste atenção em possíveis eventos nas imediações da prova. Com estas informações você terá uma ideia muito aproximada da estimativa de tempo para chegar até o local da prova.

Lembrando que sempre é bom chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

📍 3 – Alimentação para véspera e durante a prova da OAB

Não poderia deixar de falar dos cuidados com a alimentação na preparação para o exame da OAB. Esse é um dos pontos chave para o bom desempenho durante o exame de ordem.

Desconfortos estomacais são muito comuns neste momento, na maioria das vezes por influência da ansiedade que circunda os examinandos conforme o dia da prova se aproxima.

Além da alimentação ter influência no rendimento do seu raciocínio, ter um problema de estômago na hora da prova pode trazer prejuízos de várias ordens.

Por isso, evite alimentos pesados ou diferentes daqueles que costuma consumir e faça a refeição do dia com no mínimo 60 minutos antes de sair rumo ao local da prova.

Em relação ao lanche durante a prova, opte por fontes de açúcar e água. O cérebro é movido por glicogênio (água + açúcar), por isso é bom ter uma fonte de reposição a mão para manter tudo na melhor ordem.

📍 4 – Evite álcool e programas cansativos

Exageros e véspera do exame ordem não combinam. É bom descontrair um pouco para diminuir o nível de ansiedade, mas fazer uma meia maratona ou ir a uma festa de arromba não são as melhores formas de fazer isso.

Por isso, priorize programas relaxantes e que lhe exijam pouco, tanto do físico quanto mentalmente.

📍 5 – Brigar só depois da prova

Com a proximidade da prova, em razão da elevação da ansiedade e stress, o indivíduo fica mais suscetível à variações de humor e, consequentemente, há uma maior chance do candidato entrar em atritos com a família, cônjuge, companheiro(a), namorado(a), amigos(as) e quaisquer pessoas que tenha contato – pessoal ou virtualmente.

Por isso, afaste-se de qualquer possibilidade de discussão ou situações que lhe tragam desequilíbrio emocional.

Confira 👉 Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional

📍 6 – Mantenha o pensamento positivo

Outra mazela da véspera são os pensamentos negativos, que é tudo o que você não precisa neste momento.

Concentre-se e visualize o dia seguinte com tudo dando certo; imagine-se em plena paz consigo mesmo no momento da prova; pense em coisas boas; e, alimente pensamentos positivos em relação ao certame – odiar a prova e/ou maldize-la, neste momento, só trará influências negativas.

Este será o seu último exame de ordem, mas não a última prova – ou desafio – que terá que passar na vida.

📍 7 – Esteja com o sono em dia

Sabe aquele branco que dá na hora da prova? Pois é, ele pode estar relacionado a falta de sono de qualidade. Estudos já comprovaram que o ser humano deve dormir, no mínimo, 8 horas para garantir a plenitude de suas capacidades físicas e mentais no decorrer do dia. Logo, para ter um melhor desempenho no exame de ordem, você deverá estar em dia com o seu sono.

Por isso, durma cedo nesses últimos dias que restam e não esquente se você se estender um pouco mais na cama no domingo.

Confira 👉 Deu BRANCO na hora da Prova? Confira essas dicas para relembrar o conteúdo estudado!

Tenham todos uma boa prova!

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado