Cuidados com o desgaste gerado pelo estudo prolongado

Cuidados com o desgaste gerado pelo estudo prolongado

Dicas para estudar matérias odiadas no Exame de Ordem
Recentemente teci algumas considerações sobre as vantagens de quem trabalha e estuda. Também é importante que seja levado em consideração o fato de que o esforço feito para estudar pode ser tão cansativo e desgastante quanto a prática de atividades físicas! Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que não se chegue ao completo esgotamento físico e mental, com severos prejuízos ao seu aprendizado.
 
Segundo a especialista Ana Merzel, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Albert Einstein, em entrevista dada à revista Exame, a condição de estafa “é como se a sua garrafa estivesse cheia, e não coubesse mais nenhuma gota d’água dentro dela”.
 
Uma pessoa que se encontra neste estado não consegue achar saída mesmo para situações simples do dia-a-dia, uma espécie de desânimo, impotência completa. A psicóloga Ana Marzel asseverou, ainda, que a falta de atenção para esse problema pode trazer graves consequências à saúde. Segundo estudo recente da ISMA-BR (International Stress Management Association do Brasil), a estafa aumenta em até 70% as chances de adoecimento físico ou mental.
 
A estafa pode não estar relacionada apenas ao acúmulo de trabalho e estudo ao mesmo tempo, pode facilmente atingir aqueles que apenas estudam, mas que sentem o estresse da pressão e, algumas vezes, da recessão financeira que lhes aflige. Outro ponto importante a ser destacado, é a existência de dois tipos de estafa, a estafa mental (denominada central) e a estafa física (chamada de periférica), que possuem algumas diferenças básicas entre si, quais sejam:
 

Sintomas comuns da Estafa Mental (central)
  • Falha de memória
  • Insônia
  • Irritabilidade e choro com facilidade
  • Desânimo
  • Tristeza e angústia
  • Azia, má-digestão
  • Palpitação
  • Diminuição do desejo sexual.

 
 

Sintomas comuns da Estafa física (periférica)
  • Dores por todo o corpo
  • Apatia
  • Falta de ânimo
  • Baixa resistência imunológica
  • Distensão muscular.

 
 
Vale ressaltar que é possível apresentar os dois tipos de estafa concomitantemente.
 
Confira também: Cuidados ao largar o emprego para ter dedicação integral aos estudos
 
A especialista consultada ainda trouxe dicas de alguns indicativos de que você está sob esta condição. Confira mais detalhes nos tópicos a seguir.

1. Você descansa, mas continua cansado

 

Como bem sabemos, cuidados com o sono são determinantes para o bom desempenho no exame de ordem. E, segundo estudos, apresentar dificuldade para ter uma boa noite de sono pode ser um dos indicativos de que a estafa está chegando. Por isso, observe com muita atenção a sua disposição após o sono, apresentando qualquer disfunção ligue o sinal de alerta.
 
 
 
 

2. Oscilações de humor

 

Outro sintoma comum de estafa são repentinas alterações de humor. O cérebro deixa de responder adequadamente e seu emocional passa a ter maior influência nas suas ações, causando um desequilíbrio e, consequentemente, trazendo maior dificuldade na hora de assimilar o conteúdo.
 
 
 
 

3. Você não vence mais o conteúdo

 

 
Outra consideração interessante trazida por Merzel foi que a pessoa que está passando por esgotamento tem a sua produtividade claramente reduzida, percebe falta de atenção recorrente, encontra dificuldades para manter a concentração e para consultar a memória recente. Ou seja, perde totalmente o foco.
 
 
 
 

Você tenta adiantar tarefas, mas perde cada vez mais prazos” – Ana Merzel

 
Ter dificuldades para seguir seu Roteiro de Estudos pode ser um indicativo de estafa.
 



 

4. Surgimento de doenças

 

Se juntamente com os demais sintomas, ocorrer o surgimento de mazelas como cefaleia, gastrite, dores no corpo, queda na imunidade e reincidência de gripe e outros problemas respiratórios, podem ser indicativos de esgotamento físico, segundo os especialistas. Alterações de apetite, para mais ou para menos, também devem ser vistos com cautela.
 
 
 
 

Como reverter este quadro?

Não é necessário que a pessoa tenha todos os indicativos de estafa ao mesmo tempo para receber atenção, o surgimento de qualquer um deles carece do devido cuidado e combate imediato. E o primeiro grande passo pode ser uma grande revisão sobre a sua rotina, se possível delegando algumas funções a outras pessoas para aliviar o peso do excesso de tarefas. Faça pausas, pequenos intervalos, entre cada módulo de estudo. Mater uma boa alimentação, pratique exercícios físicos regulares e cuidados com o sono podem contribuir para evitar a estafa.
 
Confira algumas técnicas para melhorar a gestão do seu tempo durante os estudos.
 
É importante ressaltar que em alguns casos, pode ser necessário buscar a ajuda de um profissional.
 
Bons estudos.